quarta-feira, junho 25, 2008

PULMÃO DE BETÃO





“O Município do Seixal passou a ter mais um pulmão verde” - (Declarou Alfredo Monteiro , Presidente da Câmara do Seixal, isto depois de destruídas algunas dezenas de hectares de floresta na Verdizela junto a um Sítio Rede Natura 2000, para urbanizar em densidade ) e de perto dali, no mesmo Sítio RN , estar a ser construído - Rego Travesso - outra mega urbanização com campo de golfe e com consequente perda de floresta.

- Nota , a imagem do referido projecto (pulmão verde ) está propositadamente invertida , é que só invertendo o projecto conseguimos nele descrutinar a forma de um pulmão... claro que as semelhenças com pulmão ou com verde , ficam-se por aqui.

_____________________________________________________

Não sei o que as futuras gerações pensarão de nós , adultos do presente. O que é que os nossos filhos e netos pensarão de quem hoje governa ?

Não será abonatório de certeza.


Esta Geração está pela primeira vez na história a transmitir à geração seguinte uma esperança de vida inferior à sua , quando até aqui a herança foi sempre para melhorar esse indicador.

Esta geração está a transmitir ás próximas gerações um mundo com menos recursos, menos florestas e mais poluição .

Esta geração está a dar de herança, não património natural e material, como sempre recebemos das anteriores , mas sim dívidas e um mundo feio , esgotado , cheio de construção sem lógica (para além do lucro imediato ) nem gosto.

Esta geração está a passar , não construções magníficas, conjuntos urbanos soberbos , mas manchas urbana inóspitas, repetidas à exaustão, e que afugentarão turistas em vez de os atraír .

Claro que tudo está registado , arquivado , ao vivo ou em digital , e vão, como se fosse hoje, conhecer os responsáveis , as suas caras , os seus discursos , os seus partidos ... a sua "obra" !

As futuras gerações "delirarão" com os governantes do presente, com as teorias que debitavam, com as ideologias que defendiam e com a sua prática tão diferente do que apregoavam... como adorarão os contrastes do Maio de 68 ou Abril de 74 , e o Betão que pariam a partir do final dos anos 80 ...

Entretanto e para memória futura haverá muito projecto para estudar, muita imagem para comparar o antes e o depois, muito protocolo para decifrar , muito dinheiro para seguir o rasto , e muita prosápia , muita coacção, muita ameaça registadas em acta , como abaixo fica o legado do que um Presidente de Câmara pensou um dia da Blogoesfera local e disse de quem o contestava num país livre e democrático :











As futuras gerações julgarão quem de facto lhes mentia , e nem na mais protegida das mansões de Palmela e arredores ou no mais fechado dos condominios estarão a salvo.

Acredito que um dia terão de responder pela pesada herança que estão a passar para o futuro e o futuro não lhes será certamente nada meigo... os tempos serão outros , muito menos tolerantes perante estes pequenos e medíocres déspotas hoje... por enquanto... impunes !
________________________________________________

Hoje ainda se dão ao luxo de dar verdadeiros tiros no pé quando apontam os "erros" algures n
um passado... esquecendo-se que já aí a responsabilidade era toda sua .





A CDU é força no poder no Seixal, ininterruptamente há 34 anos. Já o era nos "anos oitenta" , o presidente à altura é hoje o presidente da R. T. da Costa Azul Eufrázio Filipe. Não consta ter sido coagido a autorizar tal projecto !
Não se percebe hoje esta necessidade de fazer valer os supostos direitos adquiridos (pelo Grande Capital) sobre o interesse do ambiente do Seixal e sobre instrumentos de gestão e protecção ambiental entretanto considerados necessários .

Muito menos que seja uma Coligação do PCP e de Os Verdes a fazê-lo !
____________________________________________________
NOTA

A azul, excertos da Acta da Reunião de Câmara de 14 de Maio 2008 , disponibilizada no Blogue Rumo a Bombordo num serviço público do Vereador Samuel Cruz.

Aproveito para dar os parabéns ao Rumo a Bombordo pelo 25000 visitante e pelo trabalho desenvolvido . O A-Sul continuará a ser leitor assíduo, mas face ás novas regras editoriais deixará de comentar os assuntos abordados. Aliás não sei se com as novas regras , para além dos amigos e conhecidos alguém mais poderá "comentar".

Tantos cuidados... começou por cá alguma "caça ás bruxas" ?

17 comentários:

Anónimo disse...

ó ponto acho que estás um pouco tramado. já viste quem está na foto da manif na verdizela a olhar para ti ... ou para quem tirou a foto . vê lá bem, vê la. é o rapaz mais alto lá no fundo , o tal que é da assembleia municipal . ena pá agora é que a coisa vai doer ..

Anónimo disse...

Olha, o "controleiro-mor" Silva a fazer trabalho de campo

Anónimo disse...

Ganharam um pulmão e uma vitória parcial, e depois perderam qualidade de vida, ar puro , milhares de árvores que também faziam parte de um habitat.Um habitat tem também fauna associada ainda por cima numa zona Rede Natura.
O Pulmão que ganhara pode ser pulmão, mas verde é que não é de certeza. Mas está tudo no manual.

Filipe de Arede Nunes disse...

O que eu gostaria de saber é o número de fogos que estão previstos construir em todas as fases desse projecto!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Se falar com o Vereador Silva vai ver que este é mais um "projecto evolutivo".
Esta é uma boa questão, quem controla a "evolução" dos Alvarás e as suas alterações ?
Uma tarefa para a oposição seria pegar nas deliberações da autarquia e dar a conhecer à população o volume de construção (área , nº de fogos) autorizados este ano e nos anos transactos.

Anónimo disse...

Tu sabes que eu sei quem tu pensas que eu sou...
Ou será ?!, será que eu sei quem és ? Ou ainda... Eu sei quem és, Será que sei o que pensas!?

Ou será ainda... Se o PCP mandasse todos os eleitores em Portugal votariam as claras, para que em caso de votarem mal receberem o esperado tratamento da maioria.
É por essas e por outras que vocês não percebem o valor do contraditório (no vosso caso, na ausência dele), escudando-se na famosa maioria para fazerem o que fizeram nestes 34 anos...

Em jeito de conclusão, será que vocês, sabem verdadeiramente aquilo em que se transformaram ?

Saudações

Anónimo disse...

Pois é...

No CC já perceberam mas, as correias de transmissão estão a precisar de ... substituição.

Anónimo disse...

Mais uma vez, o discurso recorrente dos direitos adquiridos... serve para tudo... toda e qualquer obra que sofra contestação, que seja questionada ou criticada a sua forma, na falta de outros argumentos, acaba sempre no discurso dos direitos adquiridos!
Coitadinhos dos senhores estão de pés e mãos atados porque, isto já era um projecto, imagine-se, dos anos 80, quando nem havia Rede Natura. E nessa altura já se sabe, eramos todos uns doidivanas, tinhamos outras preocupações e... azar dos azares, aprovou-se uma coisa destas nestes terrenos...
Mas a culpa não é deles, aliás nem se percebe se são a favor ou contra, a culpa é de uma coisa de há mais de 20 anos e que nessa altura, penso que estava lá uma outra força politica que dava pelo nome de APU!
Isto neste país há uma desfaçatez monumental na forma como se sacode a água do capote... ninguém afirma se concorda ou não concorda, se as coisas aocnteceram de uma determinada maneira ou não... discute-se isso sim, é se a forma como lá se chegou deve ser imputada aos responsáveis... é só olhar para os casos de escutas telefónicas e verificar que em nenhum momento se rebate nada, apenas se afirma que a forma é ilegal, ou que os factos, como neste caso, remontam há uma dezena de anos e que por isso não há nada a fazer.
Eu até admito que não haja nada a fazer, mas as questões éticas também são aqui relevantes, e o que se queria, era que a Câmara, ainda que impotente para parar o projecto, defende-se os seus munícipes (ou seja, os que já cá estão) e ao autorizar o projecto, o fizesse de forma a minimizar impactos, a regular, a tornar as coisas transparentes...
Se estávamos perante uma inevitabilidade como afirma o senhor presidente, então que o tivessem afirmado desde a primeira hora e explicado o assunto... ao menos teriam evitado o ruído!
E quanto à questão do anonimato, caso o senhor presidente venha aqui ler estes comentários, funciona para si, como v.exa. funciona para os munícipes nas Assembleias Municipais e outras reuniões, em que, por ter as costas largas, v. exas, fazem questão de enxovalhar tudo e todos sem nos conhecer minimamente e sem parar 2 segundos para nos ouvir.

Anónimo disse...

Os blogues incomodam não é bébé?

Anónimo disse...

Gostaria de saber como é que algumas juventudes partidárias no Concelho do Seixal têm sido financiadas é que já ouvi dizer que existem militantes muito especiais. Fica para outra altura, até porque quando se zangam as comadres, descobrem-se as verdades e uma já se zangou!

Anónimo disse...

Para a população em geral não interessa nada se a juventude a ou b se zangou ou deixou de zangar. Fazem parte dum partido com regras e regulamentos e é lá com eles se cumprem ou não. Os militantes de partidos são uma pequena minoria da população. à população interessa o que os politicos fazem no uso de poderes para gerir o que é de todos nós, o que fazem nas horas vagas pouco interessa. À população do seixal interessa saber porque o Vereador Jorge Silva responsável pelo urbanismo continua a encher de betão todo o território do seixal no maior desrespeito pela garantia da qualidade de vida e da saude dos habitantes do concelho. O Vereador Jorge Silva substituiu o Director do Urbanismo há alguns anos que por acaso não tinha cartão do PCP por um director ex-vereador da CDU camara da Marinha Grande porque terá sido? Será que foi para ficar com o caminho livre para poder betonizar à vontade? Porque ao que consta o ex director parece que é das pessoas mais competents que a Câmara tem o que no caso do actual director não se diz o mesmo. Basta ver a bagunça que é o urbanismo na Câmara do Seixal e também seria engraçado ver quem costumam ser os autores dos projectos. Será que dava para perceber melhor certas coisas?

Anónimo disse...

A maioria CDU na Câmara do seixal é responsável pela aprovação de todos os projectos urbanísticos dos ultimos 34 anos porque na Câmara não houve outra cor politica. E a CDU não só é responsável por estes grandes atentados de betão como os deseja por um lado dão dinheiro em contribuições por outro dão a possibilidade de grandes negociações com os empresários. E várias zonas do concelho que poderiam ter um desenvolvimento sustentado, de que alfredo monteiro tanto fala mas não sabe o que é,estão ao abandono como que em banho maria para numa altura em que haja eleições e a Câmara não tenha nada para mostrar de obra chama os proprietários e negoceiam uns constroiem muito e dão muitas alvissaras não se sabe muito bem como outros tentam ganhar as eleições deitando areia nos olhos da população como foi com a assimec que fez uma urbanização a seu belo prazer em troca fez uma passadeira raquitica à beira da baia que não só não tem qualidade como inviabilizou que houvesse uma marginal a sério. A unica preocupação dos silvas foi fingir que embelezaram a baia para venderem melhor os andares. Juntaram o útil ao agradavel e a população sempre a perder. E isso serviu para alfredo monteiro ter mamdado parar o trânsito e fazer uma inauguração com pompa e circunstância para mostrar ao eleitorado.Em 2009 Os nossos filhos os nossos netos merecem uma mudança nos destinos do seixal devemos todos votar e libertar o Seixal da ditadura betonizante da CDU.

Anónimo disse...

Gosto de ver estes comentários "anónimos" que dá pelo estilo de escrita para ver que são escritos pela mesma pessoa... Não há dúvida que o ponto verde está desesperado e daí, como nada faz, passa o dia a fazer comentários anónimos a repetir a mesma cassete... Já não há pachorra para tanto mentira!!!!

Anónimo disse...

Olhe que não Sr. João Afonso olhe que não. Não foi o ponto verde. E o anónimo é só porque a sua falta de democracia e dos seus camaradas assim o obriga. No seu interesse não se convença que só há uma pessoa que não quer a CDU no poder porque nas eleições muita mudança vai haver e depois tem um ataque cardiaco. Olhe que quem o avisa é seu amigo.

Anónimo disse...

Já percebi essa dos anónimos, não assumem o que escrevem porque têm medo de represálias, devem ser comunistas é que na maioria das empresas ser comunista dá direito a processo ou a despedimento!

Tenham vergonham.

Anónimo disse...

É o que faz a CDU na Câmara do Seixal e no lar de idosos e nas colectividades e em todo o lado onde estão. Comunismo é igual a ditadura.

Ponto Verde disse...

Agradeço ao/s anónimos a excelente colaboração nos comentários brilhantes que deixou / deixaram .

Sobre o caso das colectividades peço que me ajudem no post de amanhã.

Cordialmente.