quinta-feira, maio 01, 2008

A MULHER DE CÉSAR



O caso aqui trazido ontem , é uma daquelas situações em que se exige uma explicação do Senhor Presidente de Câmara na qualidade de empregador de um elemento da mesma força politica , beneficiando o dito cidadão e o partido a que pertence à custa do erário público.

O Senhor Aranha Figueiredo pode até ser um excelente técnico na sua área, mas então há que explicar isso aos munícipes e explicar também aos municípes porque é que o mesmo quadro do PCP foi agora admitido para o Seixal, quando há escassos meses foi demitido de funções , da Câmara de Setúbal, sob as seguintes explicações :

« Face à situação financeira da câmara, foi necessário encontrar energias e dinâmicas próprias", referiu o líder comunista Jerónimo de Sousa . "Sem tirar um milímetro de respeito pelos camaradas Carlos de Sousa e Aranha Figueiredo (autarca da CDU em Setúbal que também renunciou ao mandato), por vezes os melhores quadros podem não ser os quadros melhores para resolver problemas concretos", acrescentou. Jerónimo de Sousa garantiu que a saída dos autarcas nada teve a ver com "questões de confiança política" e que o PCP continua a contar "com aqueles dois camaradas para novas lutas políticas, com outras responsabilidades". Questionado sobre o porquê de só agora o PCP decidir afastar Carlos de Sousa, depois de em Outubro o desafiar a avançar à Câmara de Setúbal, Jerónimo de Sousa afirmou que o partido "não os podia substituir ao fim de alguns meses". "Não podíamos substituir ao fim de meses uma equipa que não só ganhou as eleições como procurou dar o seu melhor" »

A bem da transparência na politica, não basta ser-se sério, é também útil, parecê-lo, a bem do não descrédito dos politicos e da politica como muito bem alertou Sª.Exª o Presidente da República há uma semana atrás , é que o que parece é que o PCP parece funcionar como uma agência de emprego para os seus fiéis servidores , seria legítimo , se os alegados € 4.400 pagos mensalmennte aquele cidadão, fossem dos cofres do Partido Comunista Português , mas sendo oriundos do erário público o senhor Presidente de Câmara deve , a bem da transparência democrática uma explicação aos munícipes!

Se o não fizer, então poderemos certamente inferir que se está perante mais um caso tipico de compadrio e tráfico de influências utilizando a Democracia e o Poder Local como cobertura legal para mais um caso que se afigura como típico de abuso de poder e autoridade dentro de uma autarquia que , sendo eleita por sómente 20% da população , se acha no direito de não dar contas a ninguém , nem aos 20% que os elegeram, nem aos 80% que nada fizeram para lhes dar essa legitimidade.

Volto a sublinhar que o Senhor Aranha Figueiredo, à altura em que foi demitido, perdão, dispensado da Câmara de Setúbal era Vereador do Urbanismo, tinha nas mão questões tão importantes como a Urbanização do Vale da Rosa e a revisão do Plano Director Municipal, agora aterra no Seixal com que finalidade e com que incumbência ? Quando o PCP fez do seu trabalho em Setúbal "uma análise pouco favorável do trabalho autárquico e da falta de coordenação da equipa liderada por Carlos de Sousa" . Leia-se, Carlos Sousa e ... Aranha Figueiredo ...

Relembro também que à altura que o Senhor Aranha Figueiredo era Veredor do Urbanismo da CMS, foram levantadas dúvidas e investigados pela PJ , licenciamentos de construções - veja por exemplo aqui (clique) e aqui (clique) - no Parque Natural da Arrábida.

Só mais umas questões , o Senhor Aranha Figueiredo de quem estamos a falar é o Senhor José Manuel Aranha Figueiredo, eleito deputado à Assembleia da Republica em 1979 pela então APU , Aliança Povo Unido , pelo Distrito de Setúbal ?

E também foi candidato à Assembleia Municipal de Almeirim nas Eleições
Autárquicas de 1997 ?

Se o Senhor José Manuel Aranha Figueiredo recém contratado pela CMS for também o "Gestor" José Manuel Aranha Figueiredo ,
signatário do manifesto (Abril 2007) «Liberdade e Democracia » cujo preâmbulo defende "comprometido com os projectos e valores de Abril" a "Constituição da Repúblidca de 1976" e a defesa que esta faz " do projecto democrático, constituiu a mais sólida garantia para defender a liberdade e o regime democrático, para projectar a defesa dos interesses dos trabalhadores, do Povo e do país " . Certamente estará disponível para explicar aos cidadãos e Contribuíntes do Seixal , a sua contratação e o que os Cidadãos e Contribuíntes do Seixal poderão dele contar e que competências desenvolverá no Seixal .

32 comentários:

Anónimo disse...

O Partido honrai que o Partido vos contempla à custa dos impostos dos outros ótários !

Anónimo disse...

Haja vergonha este partido comunista portugues e o palhaço do seu dirigente ultrapassam todos os limites da pouca vergonha. 4 400 euros de ordenado a alguem que foi retirado do urbanismo em setubal porque não servia para resolver problemas e que agora vem ser colocado no urbanismo no seixal. O presidente da camara deve explicações à população.

Anónimo disse...

O clientelismo no seu melhor! Para estes senhores há sempre lugares e chorudos. Obviamente, que no caso do PCP os clientes só podem esperar lugares nas câmaras, uma vez que o partido não faz nem fará parte de qualquer governo. Caso contrário, partiriam também ao assalto do aparelho de estado como fazem todos os outros, e coisa que o PC tanto critica.
Efectivamente, à mulher de César não basta ser séria, há que parecê-lo. Mas esta mulher de César não parece séria porque não o é.

Anónimo disse...

Bem se vê que o sr. Vereador Jorge Silva responsável pelo pelouro do urbanismo não é uma pessoa merecedora do cargo que ocupa. Como é que querendo-se fazer passar por uma pessoa acima de qualquer suspeita agora vem aceitar no seu pelouro uma pessoa desgastada a ganhar 4 400 euros. Tenha respeito pelos pobres por aqueles que diz defender. Este ordenado é uma afronta a qualquer funcionário público ou a qualquer outro trabalhador bem como uma afronta aos pobres reformados que deixam de comer para pagarem a agua de tão cara que está. Quando é que esta camara é investigada a sério por gestão danosa?

Anónimo disse...

Waswhington disse num celebre discurso "Nós o povo", enquanto o Povo do Seixal não abrir os olhos, não se preocupar com o que se passa no seu Concelho em vez de ir passear para o Rio Sul Comercial, é caso para pensar, que este povo do Seixal tem os autarcas que merece.
"Nos o Povo" não aceitamos este tipo de situações e dizemos basta. Está na hora de cada um de nós falar alto e fazer com que na hora de votar os nossos familiares, amigos votem.

Jorge Pietta disse...

Força que o blog a-sul está cada vez melhor e recomenda-se...

Anónimo disse...

Impõe-se uma auditoria à Câmara do Seixal. Quantos mais aranhas andarão por aí e até que ponto nos garantem que estes cargos são reais e não uma mera forma de financiar o PCP ?

Anónimo disse...

Não é verdade que nos termos da lei cada vereador tem direito a um adjunto? O vereador Samuel Cruz não tem um adjunto, chamado José Louro, que por acaso foi eleito do Partido Socialista na Assmbleia Municipal do Seixal? Quanto ganha o José Louro? E já agora quanto ganha o Samuel Cruz, como vereador da Câmara Municipal do Seixal? Já viram as actas da Câmara Municipal? E repararam no número de propostas que o vereador Samuel Cruz apresentou em reunião de Câmara? Dividam o número de propostas efectuadas pelo vereador do Partido Socialista pelo vencimento do mesmo e concluam que o vereador Samuel Cruz é pago a peso de ouro!

Ponto Verde disse...

Caro João Afonso, já percebi que não há argumentos por parte da CDU. Trata-se mesmo de UM TACHO oneroso demais e injustificado demais para o erário público.

A Democracia é para servir o povo e não para servir-se do Povo! Os Partidos são para servir o Povo e não servirem-se do Povo, os politicos devem servir o Povo e não servirem-se do Povo!

Só que não é isso que acontece, os politicos têm da politica a visão da Grande Teta inesgotável à qual estão agarrados de unhas e dentes, ( a propósito do dia de hoje) é como a maioria dos sindicalistas que conheço, representam os trabalhadores, mas de Trabalhadores têm muito pouco!

Se acha que o PS no Seixal, no exemplo que deu ,é oneroso e injustificável para o Município, leve-o à reunião do seu partido, denuncie-o na Câmara!

O que não tem justificação é esta contratação (pela origem) do Mourinho dos acessores, mas já percebi que não tem argumentos ! Mas pelo seu argumento, já percebi o que nos custa a orda de pré-analfabetos que constituem a maioria da vereação da CMS , obrigado pela denúncia

Anónimo disse...

O Vereador Samuel tem um assessor que tem um ordenado que já é publicamente conhecido porque já foi comentado na imprensa local e é o equivalente a um ordenado de funcionário público com as habilitações literárias que o adjunto do Vereador Samuel tem. Isto não tem muito a acrescentar está dentro da normalidade. Quanto ao trabalho do Vereador Samuel na Camara do seixal já fez ele pelo concelho mais em 2 anos de Vereador que a CDU em 34 anos porque a obra da CDU está à vista e é a destruição quase total do concelho enquanto que o Vereador Samuel se tem preocupado com a qualidade de vida da população e em devolver aos seus municipes a liberdade a que tem direito de participar na vida civica do concelho. Quanto ao Vereador Jorge Silva ter direito a um adjunto não vi nuinguem questionar o que vi questionar foi o preço que o adjunto custa ao erário publico e a qualidade do trabalho que faz. E já agora o este Vereador precisa de um adjunto mas neste caso não tem um tem dois. Toda a gente sabe que o adjunto do Vereador Jorge Silva sempre foi o Dr. Duran Clemente e continua a ser. Afinal o Sr. Vereador Jorge Silva precisa de 2 adjuntos. Quero aqui agradecer ao Ponto Verde o trabalho espectacular que tem feito. Ao Vereador Samuel agradeço e peço que continue o trabalho que começou na CMS e terá o apoio da população.

Anónimo disse...

Durand Clemente, ora aí está outro caso interessante de "apego" á política, mais um REFORMADO que acumula, é que Durand Clemente acessor do iletrado Vereador Silva é nada mais nada menos que o Coronel de Administração Militar na reforma Durand Clemente!
E eles a preocuparem-se com os jovens qualificados e licenciados e precários ou que não encontram emprego.
1º DE MAIO DO POVO, NÃO DOS OPORTUNISTAS.

Anónimo disse...

Costuma dizer-se que em nossa casa mandamos nós. Ora o PCP está na sua casa... e pode fazer o que quiser! Isto só demonstra a má fé do Ponto Asqueroso e quejandos e a inveja de ver uma Câmara exemplar com obra feita e muitos projectos na mesa em que todos são bem vindos para ajudar , sobretudo técnicos competentissimos com Aranha Figueiredo.

Anónimo disse...

Quantos assessores tem o Presidente , a vereadora da cultura e dos recursos humanos? Dezenas!!
E o Candido Mota??

Anónimo disse...

Eu soube de um chefe de divisão de esgotos de uma camara (sim essa mesmo) que para ser chefe da divisão de esgotos tinha o curso de sociologia!!
Tendo ingressado inicialmente como técnico de estação elevatória... e depois por concurso interno (pois claro) chegou a chefe de divisãoemmenos de dois anos
Será o Seixal??

Anónimo disse...

j. a. está equivocado a camara do seixal não é a casa do partido comunista. Embora neste momento a promiscuidade seja total não se sabe onde acaba a camara e começa o partido comunista com uso e abuso dos bens do erário público e dos trabalhadores pagos pela camara em beneficio do partido isso é ilegal ilegítimo e incorrecto e merece ser investigado. A camara é do povo não é a casa de partido nenhum. A camara existe para satisfazer as necessidades da população de acordo com as suas competencias não é a casa de partido nenhum. Os trabalhadores são pagos pelos impostos de todos incluindo os seus proprios impostos para trabalhar para a população em prol do concelho e não em prol do partido comunista. Senhor ou senhora J.A. Portugal é um estado de direito e o seixal é território nacional.

Anónimo disse...

Há aqui muito má língua, se calhar a CDU é também culpada pelas unhas encravadas dos munícipes , Durand Clemente é um dos Capitães a quem devemos a liberdade, devia ter outro respeito . O Vereador Jorge Silva subiu a pulso na vida e por isso devia ser respeitado, não é por ter um curso que não é competente . Acho e bem que os vereadores do PCP, os que trabalham, tenham acessores, os outros de faz de conta como os do PS e do PSD é que como nada fazem , não se percebe porque têm acessores, só se fôr para jogar à bisca lambida.
O PCP não é a Câmara, mas
é o Partido que foi e será sempre o escolhido do Povo.

cidadao disse...

Pois é , o senhor Aranha deve vir ajudar o camarada Durand Clemente com o imbróglio da falsificação de documentos na consulta pública da Fôr da Mata , é que o nosso capitão ao que consta andava mesmo as aranhas!

Anónimo disse...

O problema não é a se é fulano, cigrano ou beltrano... o problema é que sem método de escolha dos melhores cai-se na incompetencia, que infelizmente grassa na camara

Anónimo disse...

Reposição da verdade.
Durand clemente não é um capitão de 25 de Abril mas um capitão de 25 de Novembro. Não lhe devemos a liberdade. Isto é história.

Bluegrowth disse...

Então! Não há dinheiro?!

O custo directo de três anos desse inábil na autarquia do Seixal equivalem ao montante necessário para devolver ao Tejo a embarcação Gaivotas que se encontra a apodrecer em Sarilhos pequenos há 7 anos.

Visitem o blogue GAIVOTAS A NAVEGAR, assinem a PETIÇÃO ONLINE, façam DIFUSÃO DE IMAGENS pelos vossos blogues, enviem EMAIL's ABERTOS à CMS

Jorge Pietta disse...

Não está em causa os Assessores mas a forma como são nomeados. O Assessor do Vereador para o Desporto e ex Presidente da Junta de Arrentela como é que foi escolhido para essa função ?????

Anónimo disse...

Da mesma forma que o vereador Sameul escolheu o seu assessor...

Daniel Geraldes disse...

Nãi há desculpa para esta nomeação do Sr. Aranha Figueireido, a eterna questão dos tachistas sobrepõe-se á da competência, e o sr. Aranha Figueireido é o expoente máximo dessa questão no nosso concelho.

Só espero que senhor tambem seja daqueles que sai á rua a comemorar o dia 1 de Maio.

Anónimo disse...

O Pnto Verde, como apartidário é que deveria ter um blog no Comércio do Seixal, é de longe, a par cpm p Hekate o melhor blog sobre o concelho.

Anónimo disse...

Sobre o 1º de Maio e o código do trabalho o ponto verde não escreve nada. Mas, claro, existem coisas mais importantes ...

Anónimo disse...

Os códigos do trabalho e os 1ºs de Maio e outras que tantas coisas servem para entreter as pessoas em vez de as deixar pensar pela sua própria cabeça e assim terem garantidos os tachos quer no PCP autarquias quer nos sindicatos e os associados a pagar as quotas todos os meses para o PCP fazer a festa. Grandes manifestações? È preciso é ver como é que se mobilizam as pessoas. A maior parte é a 3ª idade com muito tempo livre que não tem onde o gastar como lhes oferecem autocarros à borla para os levar a lisboa é claro que aproveitam o passeio quer os mais idosos quer outros menos idosos que gostam de passear de autocarro. Seria desejavel era que se investigasse se é legitimo que a camara pague o gasoleo dos autocarros e o ordenado ao motorista para levar pessoas para manifestações. A camara do seixal faz isto e há outras da CDU que também fazem. Por vezes até o almoço pagam aos manifestantes. Assim não é dificil fazer manifestações.

Ponto Verde disse...

Pena que não haja uma unica explicacão lógica para o contrato do Mourinho dos acessores.

Sobre o primeiro de Maio, já que fazem questão na minha opinião, demarcados das denominadas Centrais Sindicais houve uma outra de jovens FARTOS DE RECIBOS VERDES !

Os quais , ao que parece não se revêm nem na UGT, nem na CGTP , elas também alojadoras de vários tachos eternos.

Enquanto o DR. perdão Prof Dr carvalho da Silva se permite doutorar , ao mesmo tempo que defende os trabalhadores, grassa a precaridade que nào lhe diz muito,de quem não pode progredir ou ser trabalhador estudante,aliás, estes jovens nem poder reivindicativo têm, por isso , até pelas Centrais, são descartáveis.

Enquanto isto, á custa do erário publico e nas autarquias e nos governos e nos Sindicatos, polula uma horda de tachistas que pagos a peso de ouro parecem viver noutro mundo,o mundo das senhas de presenca, das refeicões pagas e de outras mordomias enquanto nada produzem.

E no topo lá estão os acessores, muitos serão uteis à sociedade e às instituicões, outros só a eles próprios e aos partidos que representam e alimentam.

Pergunta: Onde podemos enquadrar o senhor Aranha ?

Anónimo disse...

É normal que o Vereador Silva precise de três acessores, um sabe ler, um sabe escrever e outro sabe falar.

Anónimo disse...

E a covardia do A-SUL senhor Vereador Samuel Cruz?

Senhor vereador
Pelo seu comentário entendo que o senhor acha que o ponto verde não passa de um cobarde... É que eu saiba o mesmo não demonstra a sua identidade!... Depois dúvidas não restam que o João Afonso meteu o dedo na ferida, e foi ver o grupo todo a vir em seu auxilio... Pois a verdade é que o senhor achou que sozinho não dava conta do recado... E por falar em recado deve-se dizer que o senhor é um priveligiado, pois onde o PS é poder autárquico os vereadores do PCP não tem pelouros, nem meios tempos, nem assessores, nem ford fiestas... É o caso do Montijo, Odivelas, Vila Franca e Loures.
No seixal o senhor tem direito a um tacho para assessor e mais, como diz € 1.250,00 por mês, que pode acumular com a sua actividade profissional, o que origina que está melhor do que se stivesse a tempo inteiro. Isto demonstra que o PCP é um partido democrático, ao contrário do PS...
Por ultimo, é óbvio que você não sabe o que escreve, e que manda tiros de polvora seca sobre o numero de assessores... Pois se soubesse diria o nome dos mesmos!!!
Por ultimo foi-lhe colocada uma pergunta muito pertinente e que é essencial para ver o seu carácter, o subsidio da Câmara do Seixal para os prémios Rádio Baia foi de € 40.000,00? Ou foi muito inferior e o senhor mentiu?

2 de Maio de 2008

Anónimo disse...

Pensava que a discussão era sobre a vergonha que o PCP não tem e no tacho sem vergonha que é o que é pago ao saneado de Setúbal ao Camarada Aranha Figueiredo, Mas já entraram os defensores da moral pública.

Ponto Verde disse...

Não sei se João Afonso é um heterónimo de Paulo Silva, mas sei que há alguém destacado a criar contra informação na blogoesfera que seria bem mais útil a esclarecer as questões por cá levantadas.

Só demonstra que não há explicação, não há argumentos , para além da difamação e da tentativa de descredibilizar.

Só que quem sai descredibilizado é o Município e o PCP.

Espero que não receba 4400 euros pelo trabalho, é que bem podia limpar as mãos á parede!

Anónimo disse...

http://www.despesapublica.com/entidades/View?ID=E6B39994819141F0A555C2CFA4D2D2A9

E continua a facturar!