Durante os anos de 2005 e parte de 2006 a A2 sofreu um alargamento entre os nós de Coina e do Fogueteiro, a empreitada foi ganha pela empresa Gomes Alho que, autorizada pela Câmara do Seixal, ,montou Estaleiro Junto ao nó do Fogueteiro.
O funcionamento desse estaleiro trouxe durante largos meses uma situação insuportável para os moradores na zona, uma vez que não foram acautelados (imagem acima) níveis de ruído e de poluição do ar.
Como se isso não bastasse, o estaleiro, utilizava o local para fabricação de massa asfáltica, com deposição de hidrocarbonetos no solo, um solo considerado de Reserva Agrícola , junto a uma linha de água (o Rio Judeu que é reserva ecológica) e confinante com uma zona Rede Natura 2000.
Quem se debruçou sobre este assunto foi o Deputado do Partido da Terra , eleito nas listas do PSD por Setúbal, Luís Carloto Marques, que procedeu ás seguintes diligências citadas no seu site da Assembleia da República:
"A 8 de Maio de 2006 apresentei um requerimento sobre um estaleiro/britadeira/central de betão de apoio a obras públicas no Seixal.
Através dele pretendo apurar se os terrenos onde está a estrutura citada continuam afectas à Reserva Agrícola Nacional e à Reserva Ecológica Nacional e se a sua instalação foi autorizada pela autarquia.
A resposta da Câmara Municipal do Seixal foi enviada a 5 de Junho.
O Ministério do Ambiente prestou os seus esclarecimentos a 16 de Agosto, enquanto o Ministério da Agricultura respondeu a 5 de Setembro."Estranha-se que tanto a Câmara do Seixal , como o Ministério da Agricultura tenham dado um despacho para a instalação de um estaleiro de obra , numa zona com a sensibilidade ambiental atrás referida, mas ambos os despachos favoráveis se baseavam na premissa que voltamos a relembrar ao senhor vereador Jorge Silva:
O despacho do Ministério da Agricultura, Comissão Regional da Reserva Agricola do Ribatejo e Oeste, assinada como sabe pelo EngºFialho Almeida obriga a que:
"Devendo ocorrer a reposição do solo à situação anterior à utilização agora autorizada, quando da sua cessação..."
Não actuando como está a fazer, a Câmara do Seixal, na figura do seu vereador do urbanismo está, não só a a desrespeitar a lei e a mentir ao país, como está a beneficiar uma empresa de construção civíl, a Gomes Alho e Filho , sendo legítimo perguntar, se o senhor Vereador , ou a Câmara Municipal estão a receber algumas contrapartidas por esta situação que beneficia uma empresa privada em deterimento do interesse público e do ambiente.
As imagens ilustram bem o que se passou naquele local, a primeira , mostra o pouco cuidado tido na laboração da maquinaria pesada ali instalada, as seguintes datam de ontem (4/5/2008) e mostram o estado em que o terreno foi deixado, um ano depois de a empresa se ter retirado do local e concluído as obras das quais faziam parte, do caderno de encargos e do concurso publico, a reposição do terreno onde foi instalado o estaleiro.
Ao não cumprir, a empresa poupou uns milhares de euros , ao não fazer cumprir a Câmara do Seixal está a ser cúmplice num crime ambiental !
________________________________________________
Sim, o Vereador responsável é o mesmo, que tem agora como adjunto, por 4400 Euros/Mês , Aranha Figueiredo e um ex-capitão de Abril , agora Coronel na reforma.
ONDE ANDAM "OS VERDES" ?
14 comentários:
onde andam Os Verdes? Onde anda mas é o PCP, então o PCP é aliado das Empresas de Construção , da Gomes Alho, do A.Silva & Silva da Euroárea ...ou representante do POVO?
Então esta maioria autárquica não tem como doutrina proteger o interesse publico? É que o Interesse publico não é fazer empresas poupar dinheiro à custa do ambiente à custa do Povo. Quem é que anda a meter dinheiro ao bolso com estas poupanças?
O pontoverde já chateia com a perseguição ao Aranha Figueiredo , você é pior que a Pide e parece querer que todos recebam salários de miséria, tem inveja de ver alguém bem pago?
Você não tem nada que vir aqui publicar o que é que as pessoas ganham ou deixam de ganhar, certamente que é por fazer alguma coisa de útil , não acha?
Ao contrário de você que é pago só para dizer mal do PCP.
Os verdes andam de braço dado com o PCP, é pena, porque o Concelho do Seixal merece muito melhor do que estes eleitos.
É vergonhoso que se atropele desta maneira os interesses publicos e nada se faça.
Os "verdes" andam ao colo do PCP... os "verdes" são uma miragem... veja-se o número de candidatos "verdes" nas últimas autárquicas...
"...numa zona com a sensibilidade ambiental atrás referida ..."
Não há paciência, zona de sensibilidade ambiental é por exemplo mais a-sul a Comporta e sobre ela nada a dizer?
Foram aprovados empreendimentos turisticos nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal em plenas áreas protegidas. Sobre isto nada?
Então onde anda o a-sul?
Chega de lamentações!
Há que fazer uma plataforma para desalojar o poder instalado! Mexam-se senhores dos partidos democráticos!
Se não se tentar corremos o risco de daqui a algum tempo, continuarmos a lamentarmo-nos, a ver a situação a piorar e a NumenKlatura a prosperar!
O anónimo das 3.07 é dos tais que acha que os problemas estão sempre ao lado!
Para quê tanta preocupação com o Ambiente não se percebe se em Hiroschima aconteceu o que aconteceu e o Sr Ponto Verde não disse nada no seu blog.É esta a reacção de muitos cegos que não querem ver ou estão proibidos de ver, vou mais pela segunda.
Portanto para além da denuncia aqui feita apelo à autoridade com poderes para tal que actue.
Sobre Grândola e afins artigos A-SUL:
http://a-sul.blogspot.com/2006/01/grndola-vila-turistica-terra-do-beto.html
http://a-sul.blogspot.com/2005/11/quercus-cmara-de-grndola-e-o-litoral.html
http://a-sul.blogspot.com/2005/11/quercus-cmara-de-grndola-e-o-litoral.html
http://a-sul.blogspot.com/2005/09/imploso-ou-o-novo-cavalo-de-troia.html
Pois é Ana, tem razão, sobre Hirochima ainda não se falou aqui...
Neste concelho quem é ilegal quem não cumpre a lei é priviligiado porque não tem os encargos que a legalidade impõe. A camara do seixal demitiu-se há muito das funções de exercer fiscalização e com a agravante de ser conivente com os interesses economicos instalados no concelho. Não há uma atitude igual para todos é conforme o interesse. E a lei não pode ser diferente de pessoa para pessoa mas é o que acontece no seixal.
Apelo ao PS e ao PSD para que concorram às eleições em coligação de forma a libertarem este concelho da CDU autora de tanta injustiça desigualdade destruição do ambiente da qualidade de vida. Com uma aliança PS/PSD ou PSD/PS todos ganhariamos com isso. Vivemos num dos concelhos mais bonitos do pais e não nos deixam ter orgulho disso. Para onde nos viramos há lixo não á passeios embora chamem às estradas avenidas, não há zonas verdes tratadas não há infra-estruturas rodoviárias com qualidade e quantidade necessária que acompanhe o crescimento de betão que esta CDU deixou e impulsionou a existir no nosso concelho. Não há parques infantis não há equipamentos de lazer. Os poucos que há não funcionam todos os dias da semana Forum do seixal nem todos os meses do ano. Fecha em Agosto quando os estudantes precisam de estudar par os exames de 2ª época e também ocupar os tempos livres das férias. É preciso mudar este estado de coisas que apenas mudarão se tirarmos da camara a CDU.
É lamentável ao preço que o Sr. Vereador Jorge Silva nos fica incluindo assessores e secretárias e que ainda por cima só tem feito asneiras começando pelos negócios do carrefour pelo leclerc que destruiu a zona histórica do bairro dos vidreiros além do espaço junto ao leclerc parecer uma zona degradada com paredes por acabar e chão por arranjar tudo isto da responsabilidade do vereador do urbanismo que permitiu e continua a permitir e a defender os interesses do leclerc e de outros em vez de defender os interesses da população.
Pois como alguém a propósito deste artigo foi-se lembrar de Hiroshima??
Isso é tão dificil como saber o nome do único candidato do PEV no concelho do Seixal.
o anónimo das 4.57 é dos tais que acha que os problemas nunca existem ao lado!
Na altura, por ser residente em Pinhal de Frades, perguntei-me que se passaria, de dia e noite (mais de noite) Um cheiro a pneu e alcatrão tornava o ar irrespirável! Semelhante ao que se continua a passar junto da A2, perto da estação de serviço da galp. (desta pelo aterro). escrevi uma carta que não obeteve resposta aos serviços que devem fiscalizar esta situação. Bem haja a quem denuncia! Por mais que repitam, sublinhem, insistam nunca pensem que é demais. HÁ situações deploráveis no Seixal que não podemos permitir. Quanto à persiguição do tal senhor... enquanto houver consciência, fala-se e escreve-se... Claro, não?
http://js-seixal.blogspot.com
Enviar um comentário