No Global, um Título que engana! (leia toda a noticia).
O Jornal Global publica hoje uma notícia sobre a destruição da floresta Rede Natura na Verdizela , em que o título pode induzir em erro o leitor , uma vez que o título é "Câmara do Seixal embarga loteamento" , ora , nem a Câmara do Seixal se opõe ao referido loteamento , quanto mais tê-lo embargado, mantêm-se assim os pressupostos do post de hoje , conforme a notícia publicada também hoje no Publico, por despacho da Agência Lusa em que é dado conta, de forma mais desenvolvida, das dúvidas apresentadas pelo Vereador José Assis (PS):
_________________________________________________
Afinal, uma ameaça de calar judicialmente alguns "Blogues Mentirosos" por parte do Presidente Alfredo Monteiro e uma reunião com um Vereador...não foram suficientes para que a justa luta dos residentes da Verdizela esgotasse a sua indignação pela construção numa mancha de Pinhal incluída na Rede Natura 2000 de uma mega urbanização onde se projecta de 90 a 120 mil novos habitantes.
Os envolvidos merecem-me toda a consideração pelo trabalho desenvolvido, embora discorde da declaração:
"A urbanização está aprovada superiormente, com estudo de impacte ambiental, e contra isso nada podemos fazer. O que podemos é tentar que o impacte na região seja o mínimo possível."
Pois é hoje a altura de actuar pois , isto é , ainda... é só , uma amostra do que a Margem Sul se vai tornar.
Deixei há muito de acreditar , nos nossos autarcas (que estão nitidamente ao serviço do capital bancário e da construção civil ) , eles sim merecedores de vários processos judiciais pela forma como têm desbaratado o património natural e construído deste concelho .
Não estão esgotados todos os meios e todas as entidades para pôr um travão aquela aberração e muito menos estão explicados claramente muitas das questões dadas como definitivas certamente pelo Senhor Vereador.
Não acham estranho o desconhecimento que o Presidente da CM do Seixal referiu em sessão de Câmara sobre o que se está a passar com as vias de comunicação , quando no Plano de Acessibilidades do Concelho de Sesimbra - Jul 2004 (pag 10/75) consta o mapa viário e a seguinte descrição :
A Via Turística é considerada pelo PROTAML um dos eixos fundamentais da rede
de acessibilidades, não apenas do concelho mas de toda a região, sendo a sua
construção um passo importante na articulação da rede viária da Península de
Setúbal, visto permitir a ligação ao concelho do Seixal na zona da Verdizela e ao
nó da futura CRIPS.
Relembro que a "Via Turistica" é uma via profundamente contestada pelos ambientalistas, mas que cíclicamente vem à baila , os recentes projectos anunciados para o Pinhal do Inglês, transferência dos parques de Campismo da Costa inseridos no Programa Polis, estão , embora com novas roupagens , a dar-lhe uma nova vida.
Decidida já e com estudos muito avançados de localização (ao que parece , com o desconhecimento dos nossos autarcas) está o IC 32 - CRIPS , o desconhecimento é tal que projectaram uma urbanização para o local de passagem dessa via na Flor da Mata numa zona...protegida no PDM mas onde é também pretendido... urbanizar , vamos a ver se tal vai implicar o pagamento ou não de indemnizações... a uma empresa off-shore ....
Ora mas se nos fiarmos nos dados da autarquia de Sesimbra , bom, temos que considerar as autarquias pessoas de bem , o que se está a projectar para a Verdizela será o aproveitamento da construção daquela via de comunicação (IC 32) para urbanizar em massa começando exactamente pelo "Alto da Verdizela" , continuando com o Hospital e com o que mais se verá. Será que alguém está a ver a árvore e a esquecer-se da floresta...
Considerar tudo isto, uma questão menor de de condutas de águas pluviais é como fazer um adulto acreditar no Pai Natal. Isto diz respeito a TODOS os habitantes do Seixal e não só aos residentes na Verdizela.
SERÁ QUE UM DESTES DIAS VAMOS PAGAR PORTAGENS PARA ÍR À PRAIA?
__________________________________________________
ULTIMA HORA
EXTREMO OPOSTO - UMA POLÍTICA AMBIENTAL É POSSÍVEL
Parque Ecológico da Serra das Meadas Lamego .
"Com uma área de cerca de 50 hectares, o Parque Biológico da Serra das Meadas, em Lamego, tem objectivos didácticos e de preservação da natureza."
6 comentários:
Parabéns por esta nova rúbrica EXTREMO OPOSTO realmente uma excelente forma de ver que nem todos têm a cegueira do betão e que há por esse país fora bons exemplos na aplicação de politicas ambientais.
Obrigado pelo interesse pela Verdizela, é mesmo uma questão do Concelho e não só de quem cá vive.
Nada do que se passa nos surpreende pq estamos a falar de um lobby de petrodólares que quer investir os seus milhões.
É muito curioso o título do Global. Parece que tomaram "uma árvore pela floresta" dando à CMS o papel que ela não desempenhou. Um exemplo, de jornalismo feito à pressa...
Obrigado ao blog pelo serviço que está a prestar a toda a população do concelho do seixal. Não é só a Verdizela que é prejudicada com esta construção desenfreada todos nós iremos sentir o seu efeito. Tudo o que seja feito para impedir este descalabro do poder comunista na camara do seixal é benvindo e louvável e merece o agradecimento de todos nós.
Bem haja.
Para quando uma visita, que não seja de médico, `da IGAT e da PJ à CMS?
As violações da legalidade são mais do que muitas...Chega de manipulação, de tentarem convencer as pessoas que vivem...sei lá ... no Principado do Mónaco...com as devidas diferenças...
o que a quercus faz nada para ivitar isto e foi ranhar pá setúbal por causa do vale da rosa ou seja nova setúbal onde estavam projectadas infraestruras de educação,seguraça,saúde e lares para idosos e 7500 fogos(30000 habitantes) ,secalhar a verdizela só vai ser apartamentos e não vai ter nada disso e pode avançar.
á interresse da quercus em prejudicar só Setúbal com certeza .
Enviar um comentário