terça-feira, maio 27, 2008

VERDIZELA OU BETONIZELA

No Global, um Título que engana! (leia toda a noticia).





















O Jornal Global publica hoje uma notícia sobre a destruição da floresta Rede Natura na Verdizela , em que o título pode induzir em erro o leitor , uma vez que o título é "Câmara do Seixal embarga loteamento" , ora , nem a Câmara do Seixal se opõe ao referido loteamento , quanto mais tê-lo embargado, mantêm-se assim os pressupostos do post de hoje , conforme a notícia publicada também hoje no Publico, por despacho da Agência Lusa em que é dado conta, de forma mais desenvolvida,
das dúvidas apresentadas pelo Vereador José Assis (PS):
_________________________________________________






















Afinal, uma ameaça de calar judicialmente alguns "Blogues Mentirosos" por parte do Presidente Alfredo Monteiro e uma reunião com um Vereador...não foram suficientes para que a justa luta dos residentes da Verdizela esgotasse a sua indignação pela construção numa mancha de Pinhal incluída na Rede Natura 2000 de uma mega urbanização onde se projecta de 90 a 120 mil novos habitantes.


Os envolvidos merecem-me toda a consideração pelo trabalho desenvolvido, embora discorde da declaração:

"A urbanização está aprovada superiormente, com estudo de impacte ambiental, e contra isso nada podemos fazer. O que podemos é tentar que o impacte na região seja o mínimo possível."

Pois é hoje a altura de actuar pois , isto é , ainda... é só , uma amostra do que a Margem Sul se vai tornar.

Deixei há muito de acreditar , nos nossos autarcas (que estão nitidamente ao serviço do capital bancário e da construção civil ) , eles sim merecedores de vários processos judiciais pela forma como têm desbaratado o património natural e construído deste concelho .

Não estão esgotados todos os meios e todas as entidades para pôr um travão aquela aberração e muito menos estão explicados claramente muitas das questões dadas como definitivas certamente pelo Senhor Vereador.


Não acham estranho o desconhecimento que o Presidente da CM do Seixal referiu em sessão de Câmara sobre o que se está a passar com as vias de comunicação , quando no Plano de Acessibilidades do Concelho de Sesimbra - Jul 2004 (pag 10/75) consta o mapa viário e a seguinte descrição :

A Via Turística é considerada pelo PROTAML um dos eixos fundamentais da rede
de acessibilidades, não apenas do concelho mas de toda a região, sendo a sua
construção um passo importante na articulação da rede viária da Península de
Setúbal, visto permitir a ligação ao concelho do Seixal na zona da Verdizela e ao
nó da futura CRIPS.

Relembro que a "Via Turistica" é uma via profundamente contestada pelos ambientalistas, mas que cíclicamente vem à baila , os recentes projectos anunciados para o Pinhal do Inglês, transferência dos parques de Campismo da Costa inseridos no Programa Polis, estão , embora com novas roupagens , a dar-lhe uma nova vida.

Decidida já e com estudos muito avançados de localização (ao que parece , com o desconhecimento dos nossos autarcas) está o IC 32 - CRIPS , o desconhecimento é tal que projectaram uma urbanização para o local de passagem dessa via na Flor da Mata numa zona...protegida no PDM mas onde é também pretendido... urbanizar , vamos a ver se tal vai implicar o pagamento ou não de indemnizações... a uma empresa off-shore ....




Ora mas se nos fiarmos nos dados da autarquia de Sesimbra , bom, temos que considerar as autarquias pessoas de bem , o que se está a projectar para a Verdizela será o aproveitamento da construção daquela via de comunicação (IC 32) para urbanizar em massa começando exactamente pelo "Alto da Verdizela" , continuando com o Hospital e com o que mais se verá. Será que alguém está a ver a árvore e a esquecer-se da floresta...

Considerar tudo isto, uma questão menor de de condutas de águas pluviais é como fazer um adulto acreditar no Pai Natal. Isto diz respeito a TODOS os habitantes do Seixal e não só aos residentes na Verdizela.

SERÁ QUE UM DESTES DIAS VAMOS PAGAR PORTAGENS PARA ÍR À PRAIA?

__________________________________________________
ULTIMA HORA

Caro Amigo do Ponto Verde, agradeço o seu empenho, o meu e o dos moradores da Verdizela é grande, no entanto não vamos conseguir parar gigantes do $$$ e da construção. Estamos a falar de grupos de investimento de grandes Bancos, com muita força. (são vários).
E não estou a ver ninguém com os mesmos recursos disponíveis na Verdizela.

QUE FIQUE BEM CLARO TODA AS PESSOAS CONSIDERAM ESTE PROJECTO UM ATENTADO URBANISTICO, PAISASISTICO. UM POTENCIAL FÍASCO COMERCIAL.
MAS CONSIDERO QUE HÁ INTERESSES MUITO GRANDES DESDE QUE O AEROPORTO, A NOVA PONTE FORAM APROVADAS, ATÉ AO MAIS ALTO NÍVEL DA NAÇÃO!
Estamos todos a perder com este projecto de betão descontrolado, nós moradores, todos os municipes do Seixal, o AMBIENTE, a Fauna, a Flora...
Eduardo Martins
25 de Maio de 2008

_____________________________________________________

EXTREMO OPOSTO - UMA POLÍTICA AMBIENTAL É POSSÍVEL

Parque Ecológico da Serra das Meadas Lamego .
"
Com uma área de cerca de 50 hectares, o Parque Biológico da Serra das Meadas, em Lamego, tem objectivos didácticos e de preservação da natureza."

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por esta nova rúbrica EXTREMO OPOSTO realmente uma excelente forma de ver que nem todos têm a cegueira do betão e que há por esse país fora bons exemplos na aplicação de politicas ambientais.
Obrigado pelo interesse pela Verdizela, é mesmo uma questão do Concelho e não só de quem cá vive.

Anónimo disse...

Nada do que se passa nos surpreende pq estamos a falar de um lobby de petrodólares que quer investir os seus milhões.

hkt disse...

É muito curioso o título do Global. Parece que tomaram "uma árvore pela floresta" dando à CMS o papel que ela não desempenhou. Um exemplo, de jornalismo feito à pressa...

Anónimo disse...

Obrigado ao blog pelo serviço que está a prestar a toda a população do concelho do seixal. Não é só a Verdizela que é prejudicada com esta construção desenfreada todos nós iremos sentir o seu efeito. Tudo o que seja feito para impedir este descalabro do poder comunista na camara do seixal é benvindo e louvável e merece o agradecimento de todos nós.
Bem haja.

Anónimo disse...

Para quando uma visita, que não seja de médico, `da IGAT e da PJ à CMS?
As violações da legalidade são mais do que muitas...Chega de manipulação, de tentarem convencer as pessoas que vivem...sei lá ... no Principado do Mónaco...com as devidas diferenças...

Anónimo disse...

o que a quercus faz nada para ivitar isto e foi ranhar pá setúbal por causa do vale da rosa ou seja nova setúbal onde estavam projectadas infraestruras de educação,seguraça,saúde e lares para idosos e 7500 fogos(30000 habitantes) ,secalhar a verdizela só vai ser apartamentos e não vai ter nada disso e pode avançar.
á interresse da quercus em prejudicar só Setúbal com certeza .