domingo, abril 13, 2008

A INUTIL DESTRUIÇÃO



fonte Unica Expresso

Já abordámos este tema por várias vezes , por exemplo (aqui - clique ), (aqui-clique) ou ainda (aqui - clique ) , só para dar três exemplos de como se pretende gratuítamente destruír, sem razão nem necessidade , uma zona que num país civilizado seria protegida e defendida a todpo o custo.

O tema é esta semana amplamente desenvolvido e excelentemente abordado na Revista Única , com o jornal Expresso deste fim de semana . Para quem vive de costas para o privilégio de viver numa região geográficamente extraordinária (embora também extraordináriamente destruída pelo Homem) onde pelos vistos algumas das suas pérolas continuam em vias de extinção , será talvez uma boa proposta para este domingo, quer a visita, quer a leitura do artigo de Luisa Shmidt.

Um pequeno excerto desse trabalho que sublinha os valores em causa :

(...) " Não foi por acaso, nem por poucas razões, que os poderes públicos decidiram consagrar e proteger os valores ímpares ambientais e paisagísticos desta zona. A começar pela Mata dos Medos, mandada plantar por D.João V e protegida desde 1971 (DL 444/71) como Reserva Botânica, devido ao « grande interesse botânico e paisagístico que justifica a sua defesa e conservações integrais» (...)

5 comentários:

Anónimo disse...

Copy do Post do blog ALMADENSE

"Sexta-feira, 7 de Março de 2008
Negócio à Vista?

Será necessário destruir a Mata dos Medos, metendo lá uma estrada a pretexto de ligar a Costa de Caparica à Fonte da Telha? Será isso apelidado desenvolvimento ou agressão ao ambiente e à vida?

Será futuro negócio imobiliário disfarçado?

Que turismo queremos? De quantidade ou de qualidade.Para turismo de qualidade não é preciso destruir uma reserva natural. Recupere-se, beneficie-se e alargue-se a actual estrada.

Para futuro negócio de construção civil é indispensável destruir a Mata dos Medos, mascarando essa acção vandalizadora, de progresso e desenvolvimento.

Só que esse progresso será económico e só para alguns.

Respeitem-se as populações e o ambiente.Ponha-se termo aos negócios à custa do sacrifício do ambiente e da perda de qualidade de vida das populações.


Publicada por ALMADENSE em 16:55"

Anónimo disse...

Mata da machada.

http://maps.live.com/default.aspx?v=2&cp=44.023938~-99.71&style=h&lvl=4&tilt=-89.875918865193&dir=0&alt=7689462.6842358

JS Seixal disse...

Não espantam este tipo de decisões por parte dom poder autárquico.

Depois do que aconteceu à mata da Torre da Marinha, à zona da Quinta da Trindade, aos incêndios que têm vindo a deflagrar insitentemente na Flor da Mata, sem haver prevenção, limpeza das matas, etc.

Os crimes ecológicos seguem-se uns aos outros. Haja quem denuncie!

http://js-seixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Não sei se se recordam mas há alguns anos atrás MESousa dizia que uma das suas ambições era que o concelho de Almada tivesse 400.000 habitantes! Recordo-me como se fosse ontem. Não admira que queirm destruir todos os nossos admiráveis espaços naturais, só assim será possível "encaixotar" em Almada mais 230.000 habitantes.
Creio que actualmente a senhora já perdeu essa estúpida ambição, mas o facto de algum dia ela ter mostrado possuí-la demonstra mesmo que tipo de pessoa ela é.
Para mim, se queremos uma Almada melhor, mais desenvolvida e com mais qualidade, e não com mais quantidade, é claro que a dita senhora não serve, já demonstrou isso mesmo por várias vezes e continua a mostrá-lo todos os dias. Se a isso tudo juntarmos a sua prepotência e autoritarismo então não restam dúvidas.

Sotnas

Anónimo disse...

Essa dos 400.000 só pode ter sido por piada...
Somos cento e tal mil, e é o que se vê.
Está na linha do Alberto João...