quinta-feira, janeiro 24, 2008

CRIMINOSO ABANDONO



Há cerca de três anos a autarquia do Seixal deixou o seu parque técnico situado no Fogueteiro para ocupar uma construção propriedade do Construtor A.Silva & Silva e a este grupo arrendada por uma quantia milionária que se arrastará às futuras gerações.

A autarquia elabora actualmente para o local , contráriamente ao expectável (um espaço-corredor verde que ligue a Baía aos Pinhais com eixo no Rio Judeu) mais betão e entre esse betão uma Torre megalómana da autoria do arquitecto Manuel Salgado projecto denominado Plano de Pormenor da Torre da Marinha.

As instalações do Fogueteiro estiveram até há algumas semanas atrás,vazias mas fechadas e vedadas.

Durante cerca de três anos o espaço apesar de desocupado mantinha as suas caracteristicas, com construções que num país e num concelho pobre como o Seixal, sendo propriedade da autarquia podiam ter sido utilizadas para outros fins a bem da população pois são da população património (não dos eleitos) , e podiam assim servir actividades culturais, desportivas, educativas, de lazer...o corpo de Bombeiros...foram simplesmente abandonadas.

De há algumas semanas para cá , alguém tomou uma decisão incompreensível, foi retirada a vedação que envolvia aquela área, e abandonadas as estruturas á sorte de vândalos , desapareceram portas, e janelas, os vidros restantes apareceram partidos ... sem que ninguém vigiasse ou protegesse um património que é do município, que é de TODOS NÓS !

Traficantes e consumidores de droga e outro tipo de criminosos assentaram arraiais ,ocupado aquele espaço , mantendo agora os residentes naquela área preocupados e inseguros, para além de terem perdido por completo o sossego.


Tudo isto responsabilidade e obra total dos responsáveis autarquicos que potenciou, certamente conscientemente aquela situação possivelmente para acelerar criminosamente a degradação do espaço e a vontade de população em aceitar todas as imposições da autarquia.

Culpo da mesma forma os eleitos da oposição ao nada fazerem e ao não denunciarem esta situação.


Isto é um verdadeiro acto criminoso perpretado por autarcas, eleitos, que deveriam por obrigação zelar por aquele património de todos e pela segurança e bem estar das populações.
______________________________________________________
Nota de Rodapé

O Museu de Arte Moderna de Estocolmo situado num extremo da cidade e num espaço corredor verde possui instalações bem mais modestas que as que agora se degradam no Seixal...pois é "eles é que são os parvos..."...eles é que são os pobres , mas para nosso pesar, nem de espirito...

________________________________________________________


Ouça aqui este texto lido por Pedro Rolo Duarte no programa Janela Indiscreta - RDP1


29 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber qual foi a sessão de Câmara em que foi votado o abandono e a degradação de instalações da Câmara Municipal do Seixal.

Gostaria de saber o resultado dessa votação e se há a cumplicidade da oposição.

Gostaria de saber em que sessão a Assembleia Municipal ratificou esse acto.

É património do Seixal que ao ser abandonado e tratado desta forma é CRIME!

Anónimo disse...

Sindicância já! Permutas de terrenos; alugueres já... há certos terrenos que a CM parece que só permuta depois de se serem adquiridos por certa empresa

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Ponto Verde, retomando a questão do sapal de corroios, afirmei em tempos neste mesmo blogue que o PSD depois de ouvidas as partes (falta,contudo a Câmara pronunciar-se, mas se ficarmos á espera disso...) se pronunciaria.
O nosso comunicado (conjunto com a Distrital, que me acompanhou) pode ser lido na revolta das Laranjas em

http://pauloedsonc.blogspot.com/

Sobre o tema deste post este abandono não foi votado sequer. Estas coisas são feitas repticiamente no meio dos projectos. Já agora, em relação ao Plano de Pormenor da Torre da Marinha o PSD absteve-se, mas eu não participei na votação sequer, por representar um dos proprietários desses terrenos.
Obrigado pela atenção.

Unknown disse...

O PS sempre votou contra tudo o que se relacione com o Plano de Pormenor da Torre da Marinha. Este tipo de decisões (retirar redes)não é votado em Sessão de Câmara ou Assembleia Municipal.

Bluegrowth disse...

CRIME!!!!!

O Estaleiro da Quinta da Fidalga será mesmo demolido!

Confrontado em directo na ANTENA 1, Alfredo Monteiro, enrolou mas não enganou...

Mais destaques em: http://baiadoseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

tb na Antena 1, hoje ás 18.30, foi lido integralmente este post pelo Pedro Rolo Duarte no seu programa sobre a blogosfera. Fez questão de frisar que as imagens que acompanham o post são suficientemente esclarecedoras para ultrapassar a questão do anonimato pois, junto à denúncia veio a prova.
Quando assim é parece haver mais receptividade dos media tradicionais.
A ter em conta.

Obrigado a ambos

Ponto Verde disse...

A questão aqui não é tirar redes como o Veredaor Samuel Cruz bem sabe, é o equivalente da xico espertice dos senhorios que querem ver o seu património degradar-se e esperam que abrindo janelas a natureza cumpra o seu designio.

Aqui a Xico espertica é autárquica e tem a ver com Património , não de Alfredo Monteiro, Jorge Silva, Corália Loureiro, Veradores do PS, do PSD, mas com património do Seixal, dos Seixalenses.

Cabe a quem não está de acordo denunciar a degradação de património ou estou errado?

Condenar ao abandono um património de muitos milhões de euros que é o que aqui está em causa , devia ou não ser votado democráticamente?

Bluegrowth disse...

Caro Ponto Verde, a norte ou a sul, este blogue é verdadeiramente um serviço público de qualidade.

Obrigado e um muito bem haja!

Anónimo disse...

Parece que para os politicos isto é uma cena normal.

Anónimo disse...

As palavras do Vereador Cruz são demonstrativas de que os politicos tratam os cidadãos como idiotas, uns tontinhos que não lhes chegam à sapiência, eles sim quem tem capacidade para opinar e decidir e sabem como a fantochada da politica e da governança funcionam.

Senhor Vereador, não estava à espera de ver votada a retirada de uma rede.

O senhor ou não percebeu, ou não lhe interessou perceber.

O senhor só demonstra que são ténues as diferenças entre o que há há por cá desde o 25/74 e o que propõe, por isso as coisas se vão mantendo a contento de todos.

Enquanto os politicos demonstrarem que os cidadãos têm uma menoridade politica e cívica que só lhes chega para preencher um boletim de voto , teremos politicos que de nova geração têm tiques de antigamente e nada mudará.

Parabéns ao a-sul pela divulgação deste tema.

Parabéns ao Dr Paulo Edson pela sinceridade.

Anónimo disse...

Se os senhores vereadores do PS ou do PSD cumprissem normalmente as funções para que foram eleitos, talvez se evitassem algumas negociatas e asneiras da maioria.

Mas como têm telhados de vidro e os meio-tempos lhes dão jeito, assobiam para o ar e escrevem nos blogues.

Tenham vergonha, porque´com a sua falta de acção são tão responsáveis como os outros.

Anónimo disse...

OS VEREADORES DO PS E DO PSD NÃO FAZEM NADA, MAS ATÉ PRECISAM(?) DE ASSESSORES.´

E NÓS É QUE LHES PAGAMOS.

Anónimo disse...

É numa forma quase deseperada que vemos aqui os camaradas a tentar culpar os vereadores da oposição...é no minimo estúpido.. e afirmar que pagamso assessores a esses vereadores que estão a meio tempo... e qts assessores tem o presidente??qts assessores tem os outros vereadores??e o tesoureiro?Qts empresas deabulam á volta ca CM?? e senhor edson deixe de transmitir na sua página pessoal deliberções politicas, é uma enorme promiscuidade, e não envie mails do partido com a sua ocupação e morada profissional... fica-lhe mal.

Anónimo disse...

Agora também fica mal o vereador Samuel Cruz anonimamente vir acusar o Edson, ou o seu pelouro ocupa-lhe tão pouco tempo que tenha que espiar o que faz o PSD.

Anónimo disse...

ACESSORES!

Ora aí está um bom tema para um post neste ou noutro blogue e até há aí politicos com blogues força toca a pôr a boca no trombone.

Unknown disse...

Caro(s) Anónimo(s),

NUNCA acusei ninguem anonimamente, acho que já dei provas suficientes da minha frontalidade, aqui, no meu blog, na minha acção na Câmara Municipal do Seixal, e quem me conhece sabe, que nunca virei a cara à luta, às vezes em situações bem adversas.
Mas confesso que começo a ficar cansado de ser o único Vereador que neste Fórum leva "pancada", pela simples razão de ser o único que se preocupa em responder...
Quanto à forma como desempenho as minhas funções, estudo os dossies, votei contra este projecto, escrevo sobre o assunto e denuncio aquilo com que não concordo... Tudo, para auferir a espectacular quantia de 1200 e poucos euros mensais... Quantia essa de onde retiro ainda as verbas com que contribuo para o meu Partido.
Antes de me dedicar, quase em exclusividade, à Câmara Municipal do Seixal, já que nunca abandonei a Advocacia, para poder manter a minha independência, trabalhava num escritório de Advogados onde cobrávamos valores entre os 100 e os 150 euros/hora. Para além desta pequena diferença, e ainda mais importante, eramos, eu próprio, e o meu trabalho, tratados com respeito...
Estou certo que este tipo de exigência para com os politicos, levará a breve trecho que sejamos todos, com o maior respeito pela profissão, governados por taxistas. Nesse dia, não tão longinquo quanto isso, eu estarei de consciência tranquila, pois já dei boa parte da minha juventude a tentar mudar este estado de coisas.
Dir-me-á a Ana Lima (pela forma como me tratou anteriormente deduzo que nos conhecemos), do alto da sua sapiência, o que espera que eu faça, para além de questionar o executivo em Sessão de Câmara, o que já tenciono fazer? Poderá também esclarecer-me onde está o mérito do Dr. Paulo Edson, nesta matéria naturalmente, que lidera um Partido que se absteve na Câmara e na Assembleia Municipal, ao passo que eu próprio e o PS sempre que chamados a pronunciar-nos sobre esta matéria votámos contra?
Atentamente,

Ponto Verde disse...

Devo confessar que não pensei que a constatação do que foi descrito neste post e imagens despoletasse tanto nervosismo e polémica. Porquê?

Porque o que denunciei está à vista de todos ! Junto a um dos locais mais movimentados do concelho, senão o mais movimentado ou o mais visivel.

Não é meu intuito "bater em ninguém" , o interesse é de identificar e responsabilizar os responsáveis pela degradação de um património que é dos munícipes , não dos autarcas.

Crítico a oposição não por questões formais, votar a favor, voter contra, abster...mas pela desatenção do que ali se passa em termos de criminalidade, de roubo e de vandalização do património...a maioria essa sabe bem o que ali se passa.

Aliás se continuam na ignorância convido-os a lá entrarem, o estacionamento é fácil e a entrada gratuita. Depois, como responsáveis convido-vos a denunciar a situação como entenderem, politicamente ou criminalmente.

Agradeço o desabafo do Vereador Samuel Cruz , e lamento e compreendo "que começo a ficar cansado de ser o único Vereador que neste Fórum leva "pancada", pela simples razão de ser o único que se preocupa em responder..."

É o risco ,do a-sul em permitir comentários em aberto (só retiro aqueles considerados pessoalmente ofensivos e penso que não se tenha chegado aí) e o do senhor Vereador em ser o único vereador ou dos únicos que sabe escrever e usar estas tecnologias, ou então o único a conhecer o a-sul e a ter a gentileza de aqui deixar a sua opinião.

Penso que os outros nomeadamente o vereador Jorge Silva , não conheçam este espaço!

Agradeço ao senhor vereador Samuel Cruz a frontalidade e esclarecimentos , tal como ao Dr.Edson Cunha a revelação das suas incompatibilidades em relação a este projecto, pois só com transparência, frontalidade e o máximo de divulgação se dignifica a politica e os politicos.

Filipe de Arede Nunes disse...

Quero aqui deixar uma palavra de solidariedade perante a primeira parte do último comentário do Exmo. Sr. Vereador Samuel Cruz. Apenas quem desconhece a realidade pode, demagogicamente, dizer o contrário.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

A CDU , a CDU! O PCP ! anda nervoso pois anda a anda por aqui nestes comentários muita contra-informação com anónimos a considerar anónimos quem entra em nome pessoal , tipica manobra de diversão.Não se dexem enganar! E dos acessores? Ninguém quer falar?

Anónimo disse...

Chamem-se "Ponto Verde" ou "ex-militante" são tão anónimos como os outros, sendo de registar e louvar aqueles que com frontalidade dão a cara e o nome exprimindo as suas opiniões.

Mas se nuns casos não se pode exigir mais, já em relação ao senhor vereador Samuel Cruz seria de esperar que cumprisse verdadeiramente as funções para que foi eleito, não se escudando apenas em votar contra ou entrar em discussões bloguistas.

Em todo o caso e em relação a outros, tem esse mérito porque os restantes vereadores do PS e do PSD
nem isso fazem.

O senhor vereador Cruz pode pôr os olhos no excelente trabalho da JSD e se no seu Partido houvesse esta militância, talvez o senhor se sentisse mais apoiado, tal como a JSD também merecia ter outros vereadores em vez de um Pires e de um Seabra que apenas vegetam e não aproveitam o trabalho político que lhes é oferecido.

Anónimo disse...

O "dar a cara", o "anonimato" é uma discussão do passado ó anterior anónimo, atualiza-te pá, e tu o que fazes pela comunidade, ao menos há quem perca tempo adiscutir e põr questões e problemas "dando a cara" ou não. Você deve estar acima.
Não percebo é que se é apologista de dar a cara e assinar o nome, porque razão não o fez e foi "um anónimo como os outros", fugindo á "frontalidade"...não se pode exigir mais ...senhor acessor?

hkt disse...

vpsqylbtEste foi o método que permitiu a destruição total do antigo estaleiro Venâncio, na marginal de Amora. Anos de degradação impediram a concretização de um pólo do Ecomuseu naquele lugar e abriram portas para ... aquele jardim (inacabado).
Cria-se espaço para o inevitável e a culpa morrerá de novo solteira?

Anónimo disse...

Em relação a este comentário:
"O senhor vereador Cruz pode pôr os olhos no excelente trabalho da JSD e se no seu Partido houvesse esta militância, talvez o senhor se sentisse mais apoiado, tal como a JSD também merecia ter outros vereadores em vez de um Pires e de um Seabra que apenas vegetam e não aproveitam o trabalho político que lhes é oferecido."
Caros aspirantes a politicos, não vale tudo, não vale passar por cima de todos para ser alguma coisa na vida. É feio em gente tão jovem.
Claro isto tendo em conta que este comentário foi feito por alguém da JSD...e mesmo que não tenha sido assim...a própria JSD já deveria ter vindo a terreiro defender os seus vereadores.

Anónimo disse...

Porque é que é sobretudo em horário laboral que aparecem aqui comentários??

Anónimo disse...

Uma coisa, para além do abandono, me fazia mpressão, o que fazia material de propaganda da CDU nas antigas oficinas??

Anónimo disse...

A política de destruição e insensatez desta câmara continua agora em vez de recuperar e valorizar os estaleiros da Quinta da Fidalga prefere a sua destruição...qd podia ter ali um espaço privilegiado...insensatez..

Anónimo disse...

A quantidade de material partidário abandonado nos edifícios do Fogueteiro denuncia que há trabalho partidário a ser desenvolvido em instalações camarárias e se calhar com material camarário, mão de obra camarária e em horários de expediente camarário.

Anónimo disse...

ex-militante:essa pratica não é de hoje,o auxilio ao PCP/CDU sempre tem sido pratica corrente no horario de trabalho e não é só a fazer cartazes.

Anónimo disse...

Se aquilo que o último comentador disse é verdade então estamso perante uma situação gravissima