domingo, setembro 16, 2007

SEMANA DA MOBILIDADE - MOBILIDADE! QUAL MOBILIDADE?

Na imagem o Combino , igual ao do MST, de Freiburg, note-se o cuidado do arranjo do "espaço canal", a integração com a via envolvente ...

Vai ser assim na Almada entusiasta da mobilidade e da iniciativa "melhores ruas para todos"?


Inicia-se hoje mais uma semana da mobilidade, este ano antecipámo-nos com alguns posts sobre alternativas ao automóvel , nomeadamente com ciclovias, dos exemplos aqui analisados um salta à vista de todos, a ausência de ciclovias nas vias que conduzem às praias , da Fonte da Telha à Costa da Caparica...para não falar no resto do concelho...

No entanto lemos na imprensa que "a Câmara Municipal de Almada é uma das mais entusiastas participações da SEM (Semana da Mobilidade) , para a qual criou um extenso programa de actividades que inclui caminhadas, sessões de ioga (o que tem o ioga a ver com mobilidade?) , desportos náuticos (o que têm desportos nauticos a ver com o tema deste ano «Melhores Ruas para Todos » ?), a oferta de viagens de transportes publicos a quem entregar lixo reciclável, demonstrações de veículos eléctricos e subidas em balão de ar quente"...

Ou seja, tudo propagandistico, tudo gratuíto, tudo inconsequente face aos problemas que todos nós conhecemos a começar por um Metro que já devia estar a funcionar há dois anos e que a Câmara de Almada se empenhou em atrasar e a não acolher as pretensões dos cidadãos, aqueles a quem o metro se destina !

2 comentários:

Anónimo disse...

Ponto Verde, após longa ausencia saudo-o por ver que o blog continua bem e, sem duvida, recomenda-se.

Quanto ao Metro Sul do Tejo, é a meu ver um equipamento extremamente necessário à região, que poderá, na plenitude das suas funcionalidades, aliviar sobremaneira o trânsito caótico a que se assiste nas principais artérias viárias de Almada e Seixal.

Os erros foram muitos, sem dúvida, mas importa agora pressionar todas as entidades envolvidas para que se possa o quanto antes terminar a obra e pôr o Metro a funcionar. No Porto a coisa resultou bem.

EMALMADA disse...

O MST não foi pensado para servir Almada e os almadenses. Se assim fosse o seu traçado e inserção seriam outros.
Por que não serve o Hospital Garcia de Orta?
Por que não se pensou em construir a linha a partir da estação do Pragal para a Charneca de Caparica e Costa de Caparica?
Porque quiseram erradamente colocá-lo no meio do principal e único eixo viário de Almada?
São asneiras a mais.
A CMA fez muitos erros no passado relativos a trânsito e não é com o MST prejudicando pessoas e não as servindo que vai resolver erros, antes os agrava e agride as pessoas.
O MST tal como foi inserido é mais um balde de cal da CMA no sepultura desta Almada.