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sexta-feira, setembro 21, 2007
SEMANA DA MOBILIDADE : MST - METROS DE EQUIVOCOS
O Diário de Noticias de ontem publicou um excelente trabalho sobre o tema também aqui trazido ontem, passo a citar o artigo de Cláudia Rocha Monteiro:
"Para que o MST seja financeiramente viável « são necessários cerca de 80000 passageiros diários» , adiantou ao DN José Luis Brandão, presidente da concessionária Metro transportes do Sul.
Feitas as contas, e considerando os dias úteis das 6.30 às 22.45, o troço de quatro quilómetros já em funcionamento desde Maio (Corroios-Cova da Piedade) teria de transportar por viagem cerca de 300 passageiros. No entanto , estes 80 mil passageiros apontados pelos estudos de viabilidade referem-se à ligação completa da primeira fase (Corroios-Cacilhas-Universidade), concluída em Novembro de 2008, o que ainda assim dá cerca de cem passageiros por MST.
Se esta viabilidade não for atingida, entra en cena o Estado com uma compensação financeira que cubra os prejuizos da concessionária por o numero de passageiros se encontrar abaixo do limite minímo previsto. José Luis Brandão adianta que a questão das compensações «ainda esta a ser revista pelo Tribunal de Contas»
Os dois concelhos que o MST atravessará nesta primeira fase (Almada e Seixal) perfazem um total de 300 mil habitantes. No entanto, no concelho do Seixal é a freguesia de Corroios (55 mil habitantes) a mais beneficiada.
Por outro lado, o presidente da concessionária não comenta os 15 mil euros de custo/dia , avançados ao DN pelo encarregado de missão do MST, que o metro está a ter para percorrer quatro quilómetros com cerca de quatro passageiros a bordo (...).
Para o responsável esta ligação « nunca foi para rentabilizar, mas para antes sensibilizar a população para este novo meio de transporte, o que tem sido conseguido» , garante, frisando que «o metro parado ainda sairia mais caro» (...)
Outra análise interessante deixada em caixa pelo artigo foi a seguinte:
" O 18º Forum de Participação do MST sublinhou o papel deste transporte na redução de gases de efeito de estufa. Tiago faria, docente do Instituto Superior Tecnico, disse que « um metro vazio não é eficaz ambientalmente" e explicou que «para uma taxa de ocupação de 1,25 de um carro, o MST precisa de uma taxa de ocupação de 29 passageiros».
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