quinta-feira, setembro 20, 2007

SEMANA DA MOBILIDADE : O NEGÓCIO DO SUBSIDIO





"Ter o Metro Sul do Tejo (MST) a circular custa cerca de 15 mil euros por dia, o que no final do mês se traduz em aproximadamente 450 mil euros. Se multiplicarmos este valor por quatro – os meses que passaram desde que o metropolitano ligeiro foi inaugurado – a maquia sobe para um milhão e oitocentos mil euros.

Marco Aurélio, encarregado de missão do MST, explica ” que se tivermos em conta os custos com pessoal e energia, manter o metro a funcionar custa «aproximadamente 15 mil euros por dia», apesar de as composições circularem diariamente vazias"

Um meio de transporte ecologico, deixa de o ser pelo custo que traduz e pelo serviço que acaba por não prestar, a inauguração antecipada do projecto atrasado traduz-se, senão por um erro, pelo menos por um custo inaceitavel que mais cedo ou mais tarde vai ser transferido para os contribuintes , sem que sejam identificados ou muito menos responsabilizados os culpados.

Por sua vez a Câmara do Seixal continua a insistir nos "erros de projecto detectados" nos escassos milhares de metros em que o metro circula no municipio, o que leva a supôr que o mesmo se passará qando os trabalhos estiverem concluidos, em Almada, o que dá para antecipar uma (nova) longa novela.

Por sua vez, ponderemos o que 15 mil euros diários não permitiriam construir em termos de ciclovias que ligassem as feitas pelo MST permitindo uma outra alternativa trazida pela construcão daquela rede.

Somos assim tão ricos para desperdiçar desta forma os nossos recursos?


2 comentários:

residente disse...

É superiormente ridículo tentarem justificar o facto de as carruagens circularem vazias dizendo que é para "sensibilizar as pessoas".
Quem tal diz, pretende justificar o injustificável e fazer crer que as pessoas são estúpidas ou débeis mentais, que têm dificuldade em perceber a utilidade deste meio de transporte, precisado de um período de mentalização.
Ora acontece que o feitiço se volta contra o feiticeiro.O Povo percebe muito bem o que lhe interessa. Se o metro anda vazio é porque o Povo não precisa de o utilizar e não o utiliza porque o mesmo não serve as pessoas e as suas necessidades. Isto tudo porque o traçado e inserção do MST é uma aberração.
Já sabiam que não iam ter passageiros e colocam-no a circular?
Então algo está muito mal nessas cabecinhas pensadoras.
Só está circular porque face ao contrato o Estado tem sempre de pagar mesmo que não haja passageiros.
Parado ou a circular o Estado pagará sempre, porque a data do contrato de exploração vigora desde o início das obras.Havia um prazo para a construção que já foi ultrapassado e a exploração já deveria ter-se iniciado no final de 2005.
Quem fez tal contrato(governates) deve ser responsabilizado por se fazerem essas transferências monetárias do dinheiro do Estado(de todos nós) para o bolso da concessionária.
É o chamdo negócio da China!
Estão mesmo a brincar com o "Zé"!

Anónimo disse...

A inauguração prematura do MST foi uma "burrice" das grandes, por isso aí estão os comboios a circular sem passageiros porque apenas os podem levar a "lugar nenhum", i.e. não chegam a um local que seja um grande destino de passageiros, como será CACILHAS, PRAGAL, UNIVERSIDADE, COSTA DA CAPARICA (se um dia lá chegar) ou SEIXAL (também se um dia lá chegar). Antes de se atingir qualquer um daqueles destinos não conseguirá captar passageiros suficientes que justifique o serviço e o resultado será o inevitável acumular de prejuízos. FIM!

Zé da Burra o Alentejano