segunda-feira, setembro 24, 2007

COLOMBOFILIA

Imagem: Zona pedonal e comercial nos arredores de Londres. Complementando o comércio tradicional e até de rua, há um centro comercial no centro da cidade que o torna atractivo e vivo.

O centro Comercial Colombo fez dez anos. Portugal possui cerca da mil centros comerciais assim entendidos de acordo com a lei (Portaria 424/85, de 5 de Julho), sendo grosso modo definido por uma superficíe com uma área bruta igual ou superior a 500 metros quadrados e um minimo de 12 lojas.


Segundo o trabalho de uma consultora na matéria, existem 254 metros quadrados de lojas por cada 1000 portugueses, o que traduz um número acima da média europeia onde oque temos é um valor médio de 182 metros quadrados por habitante.

A caracteristica ignorância lusitana que não nos tira da cauda da Europa , mas pensa que somos os maiores , continua , apesar dos números , que como é óbvio não sabe ler , a querer construír ainda mais centros comerciais...desde Março de 2004, com a nova regulamentação que autoriza a instalação destas superficíes, foram entregues 167 pedidos de licenciamento para novos centros comerciais.

Deste número perfeitamente absurdo (Portugal, na cauda dos salários está no topo do consumo e do endividamento...) 58 desses pedidos foram recusados, 27 foram aceites, o que significa que o Governo autorizou, nos últimos três anos, a instalação de novos 27 Centros Comerciais.

De uma primeira vaga destes equipamentos em Lisboa e Porto, assistimos agora ao assalto das pequenas e médias cidades e começam a estar estes projectos associados a entidades ligadas à área imobiliária.


O reverso da medalha para esta megalomania
clean, musica ambiente, lugar para estacionar e o convite ao consumo algures numa qualquer periferia, quase sempre no que era um espaço ainda verde, o reverso da medalha é precisamente, centros das cidades desertos, decadentes, abandonados e mal frequentados, ou seja, a morte da vida urbana , das relações de vizinhança, dar relações de bairro e do comércio tradicional.

1 comentário:

residente disse...

Dizem que é crescimento económico.
Pergunto o que é isso e de quem?