quinta-feira, julho 07, 2005

POR UMA CULTURA DE AMBIENTE


Copenhaga, soluções simples de mobilidade geram bem estar, poupando recursos. - (Portuguese cityes are no prepared for bycicles or other alternativ to auto transportation)

A maior das acusações que aqui nos têm feito é a de não sermos um blogue ambientalista, mas sim politico, assim aconteceu mais uma vez com o post de ontem, quando as imagens tudo dizem e os dados tudo descrevem, então mata-se o mensageiro.

Cremos que esta opinião vem da parte de quem tem da ecologia uma visão de apropriação partidária e não transversal à propria vida politica, e, claro, de quem tem do território uma atitude de propriedade e não de quem deve encarar o presente como uma passagem e o futuro como continuidade, com sustentabilidade.

Vivemos quer queiram quer não, um tempo em que face ao poder, a cidadania reivindica o seu direito de participar na tomada de decisões que afetem as suas condições e qualidade de vida. Da parte do poder (sempre efémero) só não aceita quem tem uma visão paternalista da cidadania face ao iluminismo discricionário dos eleitos.

Esquecem-se aqueles que se julgam dignatários eternos do poder e do saber que as "utopias" do presente que os questionam e incomodam, que questionam também a ultrapassada fase da criação de riqueza por meio de expedientes de compadrio por gestão do poder ou tráfico de influências em decisões que põem em cheque o território e o futuro sustentável das próximas gerações e mesmo o presente das actuais.

Já aqui demonstrámos que não são precisos grandes meios, para melhorar a qualidade de vida das populações da parte do território nacional sobre o qual diáriamente nos debruçamos, dos casos apresentados a sua maioria demonstra ter sido preferivel não fazer (poupando) a fazer tão mal e com tão graves consequências ambientais e sociais, mas o que move esta "economia" está longe de ser o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos...

Cidades há na Europa e no Mundo com maiores meios, incomesurávelmente mais ricas e com maiores recursos, como mostra a imagem, onde simples soluções imaginativas e recursos de base (bicicleta) são aplicados, resolvendo complicados problemas de mobilidade, mas para isso é preciso desenhar e gerir cidades para as pessoas , mas isso não cria a riqueza e a vaidade de que alguns não prescindem.

O mal não é estes autarcas não terem politicas de ambiente, o mal mesmo é não terem cultura!

______________________________________________

Agora algo completamente diferente , não falamos agora de vaidade, de falta de cultura, só de politica...

Chegou-nos só agora às mãos o ultimo numero do Boletim Municipal do Seixal, este mês mais reduzido do que é costume, "só" com 24 páginas.

Desta vez o número de aparições do Sr.Presidente em fotografia foram 11, anteriores edições:
-17 Junho...........11
- 3 Junho...........12
- 20 Maio ...........11
- 6 Maio ........... 18

11 comentários:

Anónimo disse...

Assim é, assim é. O rei vai nu...

Anónimo disse...

Tenha em conta que 10 aparições, em menos páginas é sinal que o nº de aparições por página é maior.

Ponto Verde disse...

Bem visto Eh Eh...entretanto descobri mais uma aparição , já são 11!!

Pitucha disse...

Obrigada pela visita ao cinzento de Bruxelas!
Gostei do seu blogue! Vou voltar.

Anónimo disse...

Infelizmente, a matriz é a mesma em todo o país. Há que os reciclar!

Anónimo disse...

Há que os reciclar - dexculpe não me ter identificado: Octávio Lima (odnas2.blogs.sapo.pt)

Anónimo disse...

Isso não é nada!
O Sr. Narciso Miranda consegue manter e até aumentar a média. Mas, mais a sério, a questão é: Como é que se consegue lutar contra este estado de coisas, desbaratar de dinheiros que nos deviam servir, esbanjamento de recursos naturais, em resumo, correr com estra tropa? -- JRF

Anónimo disse...

Daqui envio um desafio peguem em um único exemplar dos Boletim Municipal já publicados até hoje, vejam a pilha enorme de papel gasto em apenas um de cada publicação até hj, depois multipliquem por 40.000. Defensores do ambiente??? E já agora vamos ficar à espera dos suplementos desse mesmo boletim que vão começar a engordar. E podemos ainda contar com uma revista especial por certo mais perto das eleições.

Anónimo disse...

Mas porque todos se admiram com as fotos do presidente se BM quer dizer Boletim do Monteiro?

Anónimo disse...

Essa do BM esta boa :) pensava que seria BM...W, mas parece que prefere Mercedes :)))

Anónimo disse...

Com a Presidente da CM de Almada é
a mesma coisa!! Deve ser uma directiva do PCP.