sexta-feira, julho 22, 2005

LAGOA DE ALBUFEIRA MAIS UMA LAGOA DOENTE


Lagoa de Albufeira

A Lagoa de Albufeira, a Sul de Lisboa na peninsula de Setubal, preocupa banhistas, residentes e a Liga dos Amigos da Lagoa de Albufeira (LIALA), associação que esta semana tem alertado as autoridades e a imprensa.

"A àgua está castanha e a areia preta, a salinidade da àgua desapareceu, tal como o oxigénio, fazendo com que o ecossistema também ele morra" alertou a LIALA.

A Lagoa é formada por duas superficies liquidas, a Lagoa Pequena e a Lagoa Grande. Há esgotos a correr para a Lagoa pequena o que denota a falta de uma ETAR, sendo possivel também que haja uma contaminação das àguas a partrir das fossas domésticas das urbanizações da Lagoa de Albufeira.

Há anualmente uma movimentação de areias que permite uma ligação ao mar, da responsabilidade do Instituto para a Conservação da Natureza (ICN), mas que tem sido tarefa da Câmara de Sesimbra, essa ligação foi aberta a 15 de Março, mas voltou a fechar, estando actualmente a decorrer trabalhos no sentido da sua reabertura, se bem que a localização do canal que está a ser aberto seja contestada pela LIALA, cujo vice-presidente defende deve ser feita mais a Norte, o Ministério do Ambiente defende a solução posta em prática por permitir a criação de uma duna artificial que abrigará a lagoa de ventos e marés.

A Câmara de Sesimbra diz ter colocado placas a avisar da qualidade da àgua, placas essa que parece terem desaparecido...por sua vez a LIALA alega que os viveiros de mexilhão disseminados pela lagoa, contribuem para a não circulação das àguas e pela deposição de lodos no fundo.

Por tudo isto e para que a Lagoa de Albofeira não se transforma num ecossistema moribundo, são necessárias a aplicação de politicas urgentes tendentes a dar vida aquele importante espaço de vida e de lazer.

Terminamos com um pedido:

POR FAVOR POUPEM ÀGUA ! Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

"Há anualmente uma movimentação de areias que permite uma ligação ao mar, da responsabilidade do Instituto para a Conservação da Natureza (ICN), mas que tem sido tarefa da Câmara de Sesimbra"
Devia-se informar melhor, pois é o ICN que paga todo o trabalho de ligação. mas efim