domingo, julho 17, 2005

BENFICA "ABSORVE" PATRIMÓNIO DO SEIXAL



Grande agitação mora lá para os lados do Seixal, é que alguns só agora se dão conta do possivel presente envenenado que é o negócio entre a EUROÀREA - BENFICA SAD - CÂMARA DO SEIXAL -... , para o Seixal.

Perdido para os Seixaleiros está já a àrea natural onde o Centro de Estágio está implantado e que inclui àreas de Reserva Agricola e Ecologica (REN e RAN) , onde não é permitido construir !!! E esta suposta ferramenta de protecção ambiental foi precisamente o leitmotiv para que o Benfica viesse para o Seixal, é que no meio das permutas com os terrenos junto ao Estádio da Luz, a EUROÁREA que tinha aqueles terrenos do Seixal, sem nada lá poder fazer, dada a protecção ecológica, através do Benfica conseguiu contornar esse óbice, e mesmo acelerar a obtenção de alvarás de loteamento e construção , o que permitiu a viabilidade da vinda daquela empresa "BENFICA SAD" para a Margem Sul, "que contribuiu, como contrapartida, apenas com a sua presença" (segundo Manuel Vilarinho - Publico 7/12/01)

Os Seixaleiros não querem acreditar é que a reboque de uns campos relvados, pertencentes a uma empresa onde uns cidadãos privilegiados exercerão a sua actividade profissional principescamente bem remunerada, erguer-se-ão ("pela sua presença") 1325 apartamentos em 76 lotes com oito pisos cada. Grande parte do terreno onde se fará a construção estão afectos à RAN e REN onde é proibida qualquer edificação, salvo se esta se constituir de interesse publico (Expresso 28/06/01). Esta urbanização acrescentará cerca de 4000 novos habitantes a uma envovente onde habitam 2500.

Os sócios do Benfica votaram também, na semana passada em Assembleia Geral , uma alínea também ela equivoca para os Seixaleiros (- "alienação dos terrenos do Seixal") ... ???

Gostariam também os Seixaleiros saber o que é que se passou com o Campo Municipal Albano Narciso Pereira e o seu papel no meio de todo este mega-negócio onde para já, só estão a ver lucrar duas empresas EUROÁREA e BENFICA SAD , é que à altura da sua inauguração, como nos recordou um leitor, dizia o então presidente Eufrázio Filipe que aquele era um local do desporto e da juventude, que iria perpetuar no tempo a prática do desporto dos jovens. Que um concelho vivo não era o que possuia prédios altos mas sim o que olhava para a sua juventude.

Um leitor informou também que alegadamente o campo em questão foi cedido à CMS pelo seu proprietário por um periodo de cinquenta anos para facultar aos jovens a prática do futebol...e agora, o campo de quem é? Foi vendido também à Euroàrea? É que o Seixal Futebol Clube , tem de facto investido na formação de jovens naquele desporto, e é hoje ao que parece, um clube em sérias dificuldades, contrastando com os tempos àureos "A par da música, desenvolve-se o desporto. Já no século XIX se jogava futebol num terreiro da Quinta da Fidalga.Na década de 20 nascem nas diversas freguesias os primeiros clubes desportivos , novas actividades para amenizar a labuta diária. O primeiro é, em 1921 o Amora Futebol Clube, depois em 1925 o Atlático Clube de Arrentela...o Paio Pires Futebol Clube e o Seixal Futebol Clube, que ganha em 1962 a primeira "Taça Ribeiro Reis" e, no ano seguinte, sobe à 1ª Divisão Nacional." (in História do Concelho do Seixal , Eugénio Silva , Ed CMS).

Os Seixaleiros não compreendem porque têm que alienar o seu património histórico (Quinta da Trindade que ficará "entaipada" na mega urbanização) , o seu património natural e a qualidade de vida num Seixal que ficará hiperdensificado , congestionado e descaracterizado com a urbanização permitida , quando a CMS, se queria apoiar aquele desporto que actualmente nem é formador para os jovens jogadores (76% dos 250 jovens que jogam nas seleções nacionais são repetentes; 60% dos jovens futebolistas com idades entre os 15 e 21 anos não terminam a escolaridade obrigatória ;Apenas três jogadores pediram entrada na faculdade - O atletismo tem 22 universitários in. DN 16/7/05) tinha jovens pelos clubes do concelho que poderia apoiar e acarinhar, mas optou por priviligiar uma Sociedade Anónima Desportiva de Lisboa certamente pelo lado mediàtico e parolo. É que não é a pensar nos jovens do Seixal que aquele equipamento privado foi feito.

De notar que este "post" não é contra o Benfica ou os benfiquistas, é sim contra o favorecimento de empresas. É o lado empresarial do Benfica e Euroárea que aqui se critica e a forma como se afigura haver uma concessão de privilégio na "engenharia" encontrada. Não será ir longe demais com o levantamento da REN e da RAN, e a Urbanização ? O SLB é um clube desportivo ou uma empresa de construção? Porque tem o futebol de trazer sempre betão a reboque?

Os Seixaleiros não acreditam também que todo este negócio seja uma simples cascata de trocas de bens e permutas a favor do Seixal e dos Seixaleiros... dos meandros de todos estes negócios muito haverá ainda para ser conhecido...Também não há quem encontre o painel informativo obrigatório em qualquer obra com Alvará, licença de construção, tecnico responsável... terá ficado debaixo das palmeiras e sobreiros que abateram?

6 comentários:

Anónimo disse...

Onde se situam as áreas de cedência que por direito pertencem à autarquia nestes casos de urbanização? Vendido ou cedido? Quem nos informa. E onde se vai situar O ESTÁDIO MUNICIPAL? Na imaginação das pessoas decerto.

Anónimo disse...

São duvidas que se me põem também. E não há respostas?

Anónimo disse...

Não há resposta dos solicitos defensores da CMS (em hora de expediente). A imagem é esclarecedora, comentários para quê? UMA VERGONHA.

Anónimo disse...

Acho este negocio algo estranho...o BENFICA dá só a sua presenca...a Câmara abre mao das licencas, só para ter o Benfica no Seixal (que é uma empresa)... a Euroárea entra com o investimento todo...e ganha o bolo da urbanizacao...????? Nao sei ...há qualquer coisa aqui que me escapa!

Anónimo disse...

Atenção que o campo Albano Narciso Pereira não é nem nunca foi do Seixal FC. Foi garantido pelo Eufrásio que seria ali que iriam evoluir por muitos anos os jovens ligados ao clube. O campo Albano foi da CMS mas já não é (mistério....!!!).
Assim em qualquer altura do campeonato os jovens do Seixal serão postos fora ao abrigo do acompanhamento e protecção do desporto jovem da CMS. Estão a ver não estão? Abaixo o desporto, viva o betão (e os Euros)

Anónimo disse...

É o cimento e o tijolo do Sr. Mário Dias e do Sr. Luis Filipe Vieira a sobreporem-se às reservas naturais.
Mas o que é que é isso das Reservas Naturais comparado com a possibilidade de eles meterem mais uns milhões de euros no bolso à conta do Seixal e sobretudo do Benfica...