quinta-feira, março 04, 2010

LISBOA - SEIXAL ... TRATAMENTO DESIGUAL


Foram dois acidentes na via pública em equipamentos da responsabilidade das autarquias . Dois acidentes que fizeram vitimas de tenra idade, perdidas desnecessáriamente, dois jovens iguais na morte , mas cujas familias tiveram tratamento tão desigual nos processos legais resultantes dos acidentes dos quais foram vitimas os seus filhos .

Vejamos:
___________________________________________

EM LISBOA

Em 1997 , em Lisboa uma criança morreu acidentalmente por uma descarga eléctrica de um semáforo quando este premia o botão para atravessar a rua , tinha 14 anos .
O processo atravessou os labirintos da justiça, chegando a estar para arquivamento e em tribunal os pais viram reconhecida a culpabilidade da autarquia e da empresa responsável pela manutenção do semáforo , recebendo uma indemnização de mais de 200 mil euros que usaram para montar uma galeria de arte em memória do filho e uma associação de apoio a crianças vítimas de acidentes.

Hoje, em memória de Ruben Cunha , António Costa , presuidente da CM. de Lisboa inaugurou uma rua com o seu nome.
___________________________________________

E NO SEIXAL ?

No Seixal uma criança morreu na via pública , acidentalmente , tal como Ruben Cunha , não por um choque eléctrico, mas porque caíu numa caixa de esgoto destapada, tinha 4 anos e chamava-se Rogério Filipe .

Os familiares do Rogério, tal como os do Ruben , atravessaram também o labirinto juridico nacional , o caso foi a julgamento e a Câmara do Seixal foi considerada culpada e condenada ao pagamento de uma indemnização de 250 mil euros.

A Câmara do Seixal optou por um outro caminho diferente do da Câmara de Lisboa , não pagando e recorrendo da sentença, obrigando a que a familia continuasse até hoje embrenhada no labirinto legal laboriosamente utilizado pela defesa da autarquia ( paga a peso de ouro pelo erário público ) .

Algo me diz que os pais do Rogério do Seixal jamais verão uma homenagem da parte da autarquia onde vivem, solidária e fraterna com a morte do seu filho como António Costa acaba de fazer com o Ruben de Lisboa.

Até porque Alfredo Monteiro - o presidente da autarquia do Seixal - segundo as notícias que, em recente reunião de Câmara , fez questão de mostrar o seu desagrado quanto ao mediatismo que se tem gerado em torno do caso e sensibilizou para que «não se fizesse política sobre o assunto, porque isso seria misturar uma situação dramática com política».

O autarca rejeitou as suspeitas que foram levantadas e afirmou: «Estamos aqui a falar de um processo que apenas compete aos tribunais avaliar e neste caso o tribunal mais uma vez deu razão a esta câmara.»
A finalizar os esclarecimentos, o presidente da autarquia reiterou que «só aos tribunais compete julgar» e disse também, em relação à comunicação social, que a sua função «não é a de julgar».

Pois eu acho como Português que continuamos a ser um país de duas margens , de dua justiças, de dois tipos de autarcas e de Homens . Definitivamente o Seixal, quanto a justiça ... e quanto ao resto , está na Margem errada.

6 comentários:

Anónimo disse...

Dois vereadores do PS e PSD na câmara do Seixal entendem que está na altura do executivo camarário tomar uma posição sobre o caso da criança que morreu num esgoto em 1999.

Na reunião de câmara, realizada quinta-feira à noite, os vereadores Samuel Cruz (PS) e Paulo Edson Cunha (PSD) perguntaram ao presidente da câmara, Alfredo Monteiro (CDU), «se não está na altura de ser assumida, por parte da câmara, uma posição sobre o caso».

A questão por parte dos vereadores da oposição foi levantada no decorrer da reunião pública da Câmara do Seixal.

Para Samuel Cruz (PS) esta é uma «situação melindrosa» para o município do Seixal, lembrando que «há dois anos, numa reunião privada da vereação, foi unanimemente acordado por todos que se pagaria a indemnização de 250 mil euros (por decisão do Tribunal do Seixal) aos pais da criança».

Alfredo Monteiro fez questão de mostrar o seu desagrado quanto ao mediatismo que se tem gerado em torno do caso .

Este senhor não tem condições para continuar a representar o Seixal depois desta história e das irregularidades com pagamentos a advogados assumidas na multa que pagou.

EMALMADA disse...

Certos comunistas (ditos) na Margem Esquerda do Tejo - os autarcas capitalistas ditos comunistas, mas oportunistas na realidade - são uma vergonha social e humana.
Quanto à ética politica deles, o melhor é não falar.

Anónimo disse...

Aqui temos a prova de quem são as aves raras que normalmente vêm aqui a mando para destabilibilizar... a greve da Função Pública, e será preciso dizer mais?

Quanto á situação que fala o post, é tipico de uma cãmara que só em alturas de eleições pinta passadeiras e coloca sinais, realiza obras faraonicas e compra tapetes por 120 mil euros e arrelva campos e recreios, mas não tem dinheiro para colocar um simples quadro eletrico numa escola só porque esta é frequentada por crianças cujos pais são emigrantes!!

Anónimo disse...

E ainda dizem que não existe oposição no Seixal.

Anónimo disse...

Preferem pagar milhões a advogados para arranjarem estratagemas juridicos para não pagar tostões a quem moralmente devem.

Anónimo disse...

a advogados que são contratados e também avençados, ganhando ordenados chorudos porque trabalham os 365 dias do ano (e mais algum, em anos bissextos)...