quarta-feira, março 31, 2010

A EUROPA DAS CICLOVIA FÁCEIS, BARATAS E UTEIS




« No A-Sul fala-se hoje de ciclovias, mostrando exemplos de outras capitais europeias. Sempre que se fala de coisas boas de outros países que podiam ser adoptadas e adaptadas a Portugal aparece alguém com urticária a dizer coisas como “porque é que não vais para lá morar?”, ou “esse tema não tem interesse nenhum”. Não percebo. Não é possível gostar de viver cá e querer ir melhorando as coisas?

A qualidade de vida que outras capitais europeias têm é consequência das decisões que os seus habitantes tomaram. E mesmo que ninguém pegue no balde do cimento, há uma mudança enorme de atitude se em vez de se dizer que “não vale a pena falar nisso, não há nada a fazer”, se diga “era porreiro se aqui houvesse uma ciclovia, ou um parque infantil, ou uns bancos neste jardim para os reformados ouvirem a passarada a cantar ao entardecer.”
Há decisões que não passam directamente por nós, mas a vontade da comunidade pode ajudar os governantes a decidir melhor. Se há coisa que está nas nossas mãos, é optar entre o discurso derrotista amargo e o do optimismo empreendedor.»

O Blogue Viver Alta de Lisboa tem toda a razão neste texto que publicou sobre o a-sul - Setembro de 2005...pois é, há muitos anos que alertaamos para estas questões e apresentamos soluções - mais os exemplos de que é simples e barato construir uma ciclovia, e também que essa construção significaria uma verdadeira revolução na mobilidade e na qualidade de vida das populações.

Os exemplos em várias grandes cidades da europa (Paris, Bruxelas e Amsterdão por ordem nas imagens) aí estão!

2 comentários:

flaminguito disse...

Duvidas:

Um destes dias estava eu a petiscar no seixal e, um grupo qie se encontrava na mesa ao lado, comentava:

O kamarada flamingo rosa, que afirma ser vermelho, desapareceu.

O Kamarada sensei, foi apanhado pela judiciaria a piratear cd's e dvd's.

O tipo da DORS desde que foi promovido a lambe botas, anteriormente era sapatos, também desapareceu.

Que é afinal feito da "kamaradagem"?

Anónimo disse...

Resolução do Conselho de Ministros n.º 24/2010. D.R. n.º 64, Série I de 2010-04-01

Presidência do Conselho de Ministros

Aprova a Estratégia Nacional de ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS



http://dre.pt/pdf1sdip/2010/04/06400/0109001106.pdf