quinta-feira, maio 22, 2008

MORTE NAS OFICINAS ABANDONADAS DO FOGUETEIRO



Foi aqui denunciado a 24 de Janeiro . e também, a 26 de Janeiro, no Blogue Janela Indiscreta com notícia lida na Antena 1 , de novo voltámos a abordar o tema e a alertar em 31 de Janeiro, ou a 5 de Março , o tema foi levado aos orgãos autárquicos pela oposição , nomeadamente Assembleia Municipal .

Os nossos alertas foram então :

"Traficantes e consumidores de droga e outro tipo de criminosos assentaram arraiais ,ocupado aquele espaço , mantendo agora os residentes naquela área preocupados e inseguros, para além de terem perdido por completo o sossego.

Tudo isto responsabilidade e obra total dos responsáveis autarquicos, que potenciou, com certeza, conscientemente, aquela situação, possivelmente para acelerar criminosamente a degradação do espaço e a vontade de população, em aceitar todas as imposições da autarquia.(...)

Isto é um verdadeiro acto criminoso perpretado por autarcas, eleitos, que deveriam por obrigação zelar por aquele património de todos e pela segurança e bem estar das populações."


No Blogue A Revolta das Laranjas (clique) , o Dr.Paulo Edson foi também premonitório e deixou o seu alerta , e questionando " Quem se responsabiliza se ... acontecer ali alguma tragédia ? " só o vereador responsável e a CDU não quiz aceitar os nossos conselhos e alertas e declarou positiva a retirada da rede de protecção e a saída da segurança daquele local "poupou-se dinheiro e até se aproveitou o que restava da rede" .

Hoje a notícia (15/3/08) da tragédia há muito anunciada chegou , lamentável e claro, sem culpados, oublicada no Correio da Manhã e analisada no blogue HEKATE:

"Seixal: Homem electrocutado

O corpo de um homem foi encontrado ontem junto a uma caixa de distribuição de electricidade, no Fogueteiro, Seixal. O indivíduo terá morrido anteontem, alegadamente ao tentar furtar fios de cobre da caixa, que não tinha porta. O cadáver encontrava-se junto ao edifício de oficinas da Câmara Municipal desactivadas. "

_______________________________________________

JUSTIÇA ?

Depois de todo o processo da criança que morreu no esgoto aberto na via pública, parece não valer a pena pedir Justiça ... avance mais um negócio , mais um Plano de Pormenor ... Consciências , espero que continuem a dormir bem, eu não conseguiria !


24 comentários:

Anónimo disse...

Ao que soube, o falecido era apanhador de lambuginha...e em que situação ficou a familia?Os dois filhos menores, que eu saiba já andam por aí aos caídos....

Paulo Edson Cunha disse...

Antes de mais quero expressar que o meu comentário não visa nenhum aproveitamento político, aproveitando uma notícia triste e trágica. Desejo as condolências á família da vítima.
mas a vida continua e a zona continua a oferecer muitos perigos.
Quero recordar que o PSD prevendo uma tragédia na zona apresentou uma moção para manter o local vedado.
O principal argumento da moção era precisamente a segurança. Foi chumbada, como sabem...
Posso informar que a zona onde ocorreu esta morte, para além do motivo que esteve na origem da mesma, continua a oferecer mil e uma possibilidades de se repetir uma tragédia. Só não vê quem não quer...
Na próxima Assembleia Municipal vamos tentar que a CDU coloque de lado questões políticas e, no superior interesse da população encontre uma solução para aquele problema real.
É preciso olhar em frente e, mesmo sabendo que em breve vai avançar uma séria reconversão naquela zona (PP Torre da Marinha) eu, enquanto autarca, tudo farei para assegurar o mínimo de condições para quem lá habita e quem frequenta a zona.

Anónimo disse...

Eu só não percebo é porque não acontece nada a uma administração da camara onde o desleixo o compadrio a corrupção são de tal maneira que está a bater no fundo. Deviam já estar presos ou ter perdido o mandato com tanta ilegalidade nem sequer perda de mandato. E já agora será que já houve alguma evolução da ida da judiciaria às instalações da camara?

Anónimo disse...

Mas será que não é desta que o alfredo se senta no banco dos réus. Perdeu-se uma vida. Para estes autarcas da CDU as vidas dos outros não valem nada. Estes acontecimentos deviam envergonhar o presidente e os vereadores da CDU. Mas infelizmente não têm vergonha.

Anónimo disse...

É Pá, vocês têm a certeza que esta é uma Câmara da CDU ? É isto solidariedade, responsabilidade social contra a Injustiça Capitalista ?

Anónimo disse...

PONTO VERDE defende ladrões... A pessoa que morreu estava a roubar e mesmo assim é o coitadinho!!! O quísto chegou!!!...
Queria ver se alguém fosse roubar o cobre do quadro eléctrico da casa do ponto verde ou do Drº paulo Edson Cunha e morresse electrocutado, será que eles assumiam que a culpa era deles???
Não há dúvida que a oposição à CDU anda no desespero total, e até a morte de um ladrão querem utilizar como arma de arremesso... Mas, a situação das pessoas supra referidas defenderem ladrões até não será estranha, pois poderá ser considerada como 2solidariedade profissional"...

hkt disse...

Aproveitar o cobre o de um espaço totalmente vandalizado e votado ao abandono não me parece crime merecedor de "pena de morte".
Mas não posso deixar de estranhar que tendo a CMS abandonado o local deixando as portas abertas, não tivesse. pelo menos, apagado a luz. O simples gesto de desligar o quadro teria evitado uma morte.

Ponto Verde disse...

"A pessoa que morreu estava a roubar e mesmo assim é o coitadinho!!! O quísto chegou!!!"

O Senhor João Afonso agora esticou-se ao comprido e revelou a sua verdadeira face, a sua frase diz tudo sobre a sua concepção da vida e o seu respeito pela miséria humama .

É a tática da não responsabilização já assumida com amorte do Rubem, a criança que caíu numa caixa de esgoto aberta, aí a culpa foi a incúria dos pais ... até insinuaram outra coisa...

Senhor João Afonso, o abandono da Câmara daquele local é que é criminoso , pelo perigo potencial e por convidar à marginalidade.

E sim, se eu tivesse abandonado a minha casa, deixado portas e janelas abertas era RESPONSÁVEL e claro que aí a Câmara caír-me-ía em cima!

Mas não diga mais nada Senhor Afonso (pessoa ou pseudónimo de P.S.) , já disse tudo sobre tolerância, justiça social, humanidade! Só lhe agradeço, agora é que o senhor perdeu toda a credibilidade e se revelou por inteiro.

Já agora, se o cidadão recebesse uma avença da Câmara como assessor, digamos que de 4400 euros...andaria a roubar cobre para sob reviver ?

Todos Iguais, mas uns mais iguais do que outros ...

Anónimo disse...

Ó Ponto você agora quer-me acusar de ser do P.S.??? Posso admitir muita coisa menos chamar-se isso!!!
Quanto ao resto do seu dejecto intelectual é tão mesquinho que responder era uma perda de tempo!!! Tudo isto só revela o vosso desespero!!!

Anónimo disse...

Pois é Pê-Éss , ou Paulo Silva , há iniciais tramadas para um PêCê. Belo comentário, o lado trauliteiro e caceteiro no seu melhor.

Anónimo disse...

De acordo com João Afonso, a pena de morte é natutral para quem utiliza construções degradadas, abandonadas e abertas ao público. Que pena então aplicar aos autarcas que põem e dispõem do bem público sem ser no interesse dos cidadãos?
O que é que o Senhor Afonso pensa de mais um condomínio fechado , e campo de golfe para ricos no Rego Travesso?

Filipe de Arede Nunes disse...

O comentário do João Afonso é de lapidar!
No fundo, vai na linha do comunismo real, onde o Homem é apenas meio ao serviço do Estado e dos seus interesses!
Como poderiam esperar algo diferendo de um comunista? Afinal, onde eram os gulag? O que acontecia aos que vacilavam perante os exercitos nazis? O que acontecia aos que se expressavam contra ou que meramente ousavam pensar diferente do politburo?
A vida humana para o comunismo é irrelevante e como diz hkt a pena para aquele que furta parece ser a morte!
Esta é a infeliz realidade do nosso concelho. Para quê preservar o que quer que seja? Afinal vem aí um PP para aquela zona e há muitos prédios para se irem fazer!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

nunocavaco disse...

"No fundo, vai na linha do comunismo real, onde o Homem é apenas meio ao serviço do Estado e dos seus interesses!" - Paulo Cunha

Bem, eu até agora tenho sido educado com este senhor, mas hoje acho que passou das marcas. Um homem do PSD, defensor do liberalismo, conservador, que defende o que vossa excelência defende, vem escrever isto? Não será por acaso o que defende, apesar de considerar que se entregue umas esmlolitas para disfarçar? O meio homem que refere, passará a um quarto no capitalismo selvagem que vocês tanto apregoam? Será você um daqueles iluminados, que defende que se cria emprego despedindo? Será? Será?
Já pensou nas pessoas, não como costuma fazer, mas como homens?

Não acredito. Tenham uma boa noite.

* Não comento o post, não entro por aí.

Ponto Verde disse...

É óbvio que Nuno Cavaco não comenta o post , como não comentou o anterior do campo de golfe, ou o anterior dos negócios do Camarada "dono" de Vale de Chícharos, o Sr. Eleito Nuno Cavaco só tem uma certeza e isso o homem comenta que se desunha, que Al Gore está enganado, agora factos do dia a dia , o Mestre não vai por aí..., como diria João Afonso

"A pessoa que morreu estava a roubar e mesmo assim é o coitadinho!!! O quísto chegou!!!..."

Brilhante ginástica de rins!

Paulo Edson Cunha disse...

Entendo a blogosfera como um espaço de discussão (desde que saudável), de aprendizagem e de informação. Portanto, tento evitar entrar em "diálogos", embora entenda que tenho a obrigação de responder a questões que me colocam, pelo menos na qualidade de autarca.
Tento, sobre cada assunto, expressar a minha opinião, argumentar e, se lhe vir utilidade, aproveitá-lo para o usar nos órgão próprios. Foi, por exemplo o que fiz com esta situação.
Este preâmbulo para dizer que não contra-argumentarei, nem o faria numa situação normal, mas venho esclarecer o Sr. Nuno Cavaco que, no seu afã de me imputar qualquer tipo de responsabilidade, enganou-se e colocou as palavras do Dr. Filipe de Arede Nunes, como tendo sido proferidas por mim. Basta-lhe reler o comentário.
Desde já aceito o seu pedido de desculpas.
Aproveito para responder ao Sr. João Afonso que expressei claramente que não quero fazer aproveitamentos políticos, mas que não posso ignorar uma realidade - a falta de condições em que a C.M.Seixal deixou votada aquela zona - e não agir para evitar mais alguma tragédia, só com o receio de me chamarem aproveitador político numa situação destas - isso não faço.
Por fim, vou admitir que esta frase : "Mas, a situação das pessoas supra referidas defenderem ladrões até não será estranha, pois poderá ser considerada como 2solidariedade profissional"..." seja meramente um seu descuido de linguagem, que um pedido de desculpas atenuará, no entanto, a não o ver apresentado publicamente neste mesmo post, garanto-lhe que terá de explicar o que quer dizer com isto no local próprio (MTribunal).
Cumprimentos

Ponto Verde disse...

Caro Dr Paulo Edson, sou eu que lhe pede desculpas, pois permiti que um comentário, ofensivo para terceiros , permanecesse publicado e não tivesse sido retirado.

É uma questão que últimamente tem sido recorrente, um baixo nível de comentários , roçando a mais pura boçalidade, com a finalidade de desacreditar quer o blogue e o seu autor, como os que aqui sériamente deixam o seu comentário e dão o seu contributo.

Assumo o ónus da opção de ter mantido até agora esses comentários , pois considerei pedagógico que quem aqui vem, num número crescente que ascende às perto de 3000 entradas semanais , pode e sabe , discernir entre uma coisa e outra e que nada melhor que a sua participação e falta de argumentos para se qualificarem a si próprios e dessa forma extensivamente , aos porta-vozes de quem são...

É um risco, eu sei, e de futuro ponderarei a retirada desses comentários ofensivos para terceiros, devo dizer que o comentário que se refere me escapou pois já nem leio nem metade do que Nuno Cavaco ou João Afonso aqui escrevem, já lá vão alguns anos a ler as mesmas bacoradas e fugas aos temas dos posts , agora mais uma vez (acabei de reler o ref, comentário) , dou-lhe toda a razão quer profissional, quer institucionalmente e mais uma vez , reitero o meu pedido de desculpas.

Agora , quem escreve :

"A pessoa que morreu estava a roubar e mesmo assim é o coitadinho!!!"

e

"até a morte de um ladrão querem utilizar como arma de arremesso..."

Não será certamente caracterizador de alguém com o o minimo de inteligência ou senso, para responder ao seu repto e arrisco mesmo que em tribunal um atestado de inimputabilidade ... por razões óbvias não seria descabido.

Aliás a falta de capacidade de leitura é óbvia na personagem em questão pois não conseguiu discernir a introdução feita por mim :

"Traficantes e consumidores de droga e outro tipo de criminosos assentaram arraiais ,ocupado aquele espaço , mantendo agora os residentes naquela área preocupados e inseguros, para além de terem perdido por completo o sossego."

Agora tenho da sociedade uma concepção de não me regozijar com a miséria alheia, nem tão pouco atribuír a morte ou outro castigo a estes ou a outros criminosos, vivo num Estado de Direito , embora noutros regimes e concepções da sociedade , certamente defendidas pelo comentador , assim o sejam , o que certamente também o leva a considerar criminosos e "ladrões" os que contestam essa concepção do mundo e da realidade , baralhando conceitos, entre eles o pluralismo democrático.

Certamente nesse mundo ideal do senhor Afonso, o autor deste blogue já tinha enfrentado o pelotão de fuzilamento ou enfrentado uma qualquer "morte acidental" , tal o ódio e a cegueira destilada.

Filipe de Arede Nunes disse...

Não respondo ao Nuno Cavaco. Não vale a pena! Contra factos não há argumentos e aqueles que suscitei estão escritos - infelizmente - na história...
Agradeço ao Exmo. Senhor Presidente do PSD Seixal, caro companheiro Dr. Paulo Edson da Cunha por ter desfeito a dúvida sobre a autoria do escrito.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Estes comentários dos defensores da politica comunista, defensores da pena de morte por roubo de sucata para sua subsistencia e dos filhos é minha opinião que não devem ser retirados assim todos os leitores do blog poderão perceber melhor quem é esta gente da CDU. É qu muita gente não lhe passa pela cabeça de que esta gente é cruel e sanguinária é bom que todos vejam. Esta gente do PCP esquecem-se que se merecesse morrer quem rouba muitos deles já cá não estavam. Não se devem ter esquecido do que roubaram nas fabricas a seguir ao 25 de Abril.Em algumas roubaram tanto que as faliram e o sr. joao afonso se tiver duvidas pergunte ao seu camarada autarca jorge silva que ele sabe como era.

nunocavaco disse...

Não peço desculpa a ninguém, o que escrevi para um serve para outro!

Anónimo disse...

Um dia por Lisboa, 27 de Maio, 18 horas, Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal

CADA VEZ MAIS CASAS,
CADA VEZ MENOS GENTE

Teatro São Luiz, 27 de Maio de 2008

(mais) uma sessão cívica
"UM DIA POR LISBOA – Fazer e Não Fazer"



A sessão de dia 27 de Maio será dividida em 3 painéis, entre as 18h e as 23h. em que vão participar diversas personalidades:

18h – 19.30h - O despovoamento da cidade de Lisboa e a dispersão metropolitana

19.30h – 20.30h - Construção vs. reabilitação

21h – 22h - Imobiliário e direitos adquiridos vs. interesse público

22h – 23h - Debate institucional

Vão estar presentes entre outros:
Augusto Mateus, Manuel Graça Dias, João Cleto (Movimento Porta 65 Fechada), Luís Campos e Cunha, Leonor Coutinho, Carlos Pimenta, Isabel Guerra

Debate final

João Ferrão, Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades

Manuel Salgado, Câmara Municipal de Lisboa

Fonseca Ferreira, CCDRLVT

Carlos Humberto, Junta Metropolitana de Lisboa (e presidente da Câmara Municipal do Barreiro)

Moderação: Luísa Schmidt e Nuno Artur Silva

Mais informações através do contacto telefónico: 213 864 554



http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/207040.html

Unknown disse...

Seixal: Vereador do PS pede inquérito sobre morte de homem edifício abandonado da autarquia, veja em:

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9a5b5b806c39f6139e4d39.html

Anónimo disse...

Em primeiro lugar lamento a morte ocorrida (nas antigas oficinas da C.M.Seixal) endereçando as devidas condolências à respectiva família.

Em segundo lugar expresso a minha surpresa, ao teor de alguns comentários produzidos neste espaço sobre esta notícia, como é possível perante os factos relatados, haver a tentativa de branquear a situação.

Como é possível o executivo desta câmara, perante os vários avisos e alertas, dos perigos existentes no local, nomeadamente através de uma moção apresentada na Assembleia Municipal, ter votado contra essa proposta, mais grave ainda foram alguns comentários "piropos" de alguns deputados da bancada comunista durante o debate da moção, aos quais assisti por estar presente,comentários esses que vizavam desvalorizar e desviar a atenção sobre o assunto.

Para quem anda mais atento a estes executivos “Comunistas”quer sejam eles da Câmara ou das Freguesias, compreende-se qual a estratégia, e única, “O BETÃO” porque assim ficando este local ao abandono, aquando do avanço do PP da Torre da Marinha/Arrentela/ Fogueteiro, até já estou a ver este(executivo comunista)vir a terreiro, justificar a torre de 17 andares com 50 metros de altura prevista para o local, dizendo que aquele era um local abandonado e vandalizado, e assim, com aquele mamarracho, vir resolver o impacto ambiental existente.

“ São uns visionários e estrategas”

A irresponsabilidade infelizmente,já faz parte da doutrina destes executivos, só assim se pode compreender, situações destas, porque infelizmente não é caso único, dou o exemplo do parque infantil “A Maltinha” no Bairro da Quinta do Manuel André, foi apresentada por mim próprio, enquanto membro da bancada do Partido Socialista da Assembleia de Freguesia da Arrentela uma moção, no sentido de uma reparação ou mesmo o encerramento urgente do Parque Infantil, e a bancada comunista votou contra,desvalorizando o alerta, peço para visitarem as fotos e o filme em
” http://js-seixal.blogspot.com “

e reparem nos fios eléctricos descarnados , exactamente aonde as crianças pequenas, como se vêm nas fotos, entram e saem das janelas vandalizadas do parque, porque como as imagens demonstram, e em pleno dia,as crianças a saltarem para o interior das instalações abandonadas.

Foi alertado e denunciado o perigo,e mais uma vez como vem sendo apanagio da Presidente da junta e da bancada comunista,foi ignorado, agora esperamos que daqui algum tempo, não estarmos aqui a comentar mais um acidente, resultado da inércia e irresponsabilidade destes executivos, e depois vermos justificações e braqueamentos da responsabilidade do género:

” as crianças é que são as culpadas”

Anónimo disse...

Tenho duas dúvidas! Como votou o PS na Assembleia Municipal? E terá o Sr. Vereador Samuuel, em momento oportuno, apoiado a iniciativa do Dr. Paulo Edson, ou só agora resolveu preocupar-se e envolver-se solicitando a abertura de inquéritos?

Poderia ter sido evitada uma morte.

Unknown disse...

Esclareço que questionei o executivo comunista sobre esta matéria na reunião de Câmara de dia 13 de Fevereiro, como pode ser verificado pela consulta da acta n.º 3 de 2008, disponível no meu blog.
Quanto ao sentido de voto do PS na Assembleia Municipal tal deve ser questionado aos membros da Assembleia Municipal não a mim, sendo certo que os Vereadores eleitos pelo PSD não se pronunciaram sobre esta matéria na Câmara Municipal.