segunda-feira, dezembro 24, 2007

A ÁRVORE DE NATAL



Para além do significado religioso, no Natal há um lado pagão que é a comemoração do nascimento, logo, da vida.


Para além de outra simbologia também religiosa , há um símbolo universalmente adoptado que tem a ver também com a natureza e com os seus ciclos , é a árvore de Natal.

Muitas são as explicações sobre a sua origem - deixo-vos duas nesta véspera de Natal - mas todas elas traduzem uma ligação e um respeito ancestral do Homem pela Natureza com quem viveu em sintonia durante centenas de milhares de anos, para dela perigosamente se afastar, sobretudo nas últimas três décadas.

É essa refexão e um alerta para esse perigo, para o nosso futuro que aqui gostava de deixar hoje e fazer sentir que quando enfeitamos a árvore, interiorizemos em familia a nossa devoção e respeito pelo mundo que nos rodeia e que é fundamental para a nossa existência, o que a terra produz e nos alimenta, o ar que respiramos, a paisagem que nos rodeia.

UM BOM NATAL PARA TODOS.
________________________________________________

Origens da árvore de Natal.

- Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. (wikipédia)

- A origem da Árvore do Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milénio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos consideravam as árvores uma expressão da energia e de fertilidade da Mãe Natureza, por isso rendiam-lhe culto. O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido. A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século XVI. Foi a partir do século XIX que a tradição chegou ao resto mundo de uma forma geral.( in:http://www.stome.net/educa/jornal4/natal.htm)

7 comentários:

Luis Eme disse...

Agradeço e retribuo os votos de Boas Festas, com o desejo que a nossa Margem Sul deixe de ser notícia pelos piores motivos, embora seja dificil com os politicos de sempre...

abraço

Anónimo disse...

A administração do kaska&deskaska deseja um Feliz Natal e um Ano Novo com muita Paz, Amor, Alegria e Felicidade a toda a equipa deste blog.

Com os nossos melhores cumprimentos

k7pirata disse...

Boas Festas.

Anónimo disse...

A JSD Seixal deseja a todos um optimo Natal, em particular ao Ponto Verde, agradecendo também o execelente trabalho que tem realizado ao longo do tempo no seu Blog.

Bom Natal

Papoila disse...

Que este Natal seja bem passado na companhia da família e com muita paz e saúde.

São os votos do Lado Certo.

Anónimo disse...

O POVO A PASSAR FOME E OS MESMOS A ENCHEREM-SE . O BCP É A PROVA .

Anónimo disse...

o socrates anda deslumbrado e o povo anda a pao e água . depois do deslumbre da UE vem o deslumbre do BCP com o amigo do peito e da UNI a ser indigitado para a direcçao .

estao se nas tintas para o povo . parece um reizinho iluminado com o povo aflito. qualquer dia tem aqui uma revoluçao para ver se volta da lua e aterra na terra . os socialistas deviam ter vergonha do governo que têm . isto do BCP é mesmo indecoroso entao o PM só fala , influenciando,quando os seus amigos são nomeados . o que está por detrás disto ? saberá o vara coisas que nós não sabemos? que interesses?