Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
sábado, dezembro 08, 2007
A MARGEM INSUSTENTÁVEL (ANTES E AGORA)
"Na Margem Sul, a situação é mais surpreendente do que em locais como a Linha de Sintra, por exemplo. Muitas das autarquias, a sul, se mostravam mais atentas às pessoas. Primeiro porque durante vários anos as câmaras desta zona tiveram politicas que contrastaram: fizeram-se requalificações de frentes ribeirinhas (como Alcochete e Seixal, Arrentela); criaram-se equipamentos culturais e apoiou-se uma cultura de identidade local que se contrapõe a ideia amesquinhante de suburbio.
Câmaras como a do Seixal e Moita chegaram a encomendar Planos Verdes e Parques urbanos, sendo certo que há autarquias que mantêm uma actuação exemplar. Até mesmo na questão ambiental, foi-se conseguindo manter sobreviva uma área florestal, entre Almada, Seixal e Sesimbra , onde o projecto de fazer um «Parque de Monsanto» ao sul do Tejo se propunha compensar o excesso de carga urbana e rodoviária que a zona tem vindo a receber.
Mas chegaram pontes, estradas e comboios e...a «carne» é fraca . Desmentindo tudo quanto parecia ser um resto de bom senso no «lado certo» do Tejo, retoma-se o processo de «sintrização» de uma área que permanece ainda macerada pelos abarracamentos a eito que os «patos bravos» lá foram erguendo. Fogueteiro, Corroios, Amora, Paio Pires, Cova da Piedade, Quinta do Conde, (uma das maiores áreas clandestinas da Europa). E a saga não pára aí. Os casos sucedem-se (...)"
(...) Os índices de construção não têm, aliás, parado desde a construção da ponte 25 de Abril.Comparem-se os mapas de 1970 com os de 1990.A desproporção é bem visível ; o espaço urbanizado desenvolveu-se exponencialmente. Entre 70 e 90, Almada cresceu 100% e Seixal 150%. Na última década, de 1991 para 1999, ambos os concelhos mais do que duplicaram o ritmo de construção de novos fogos por ano.
Mas não é só o que já se construíu, é também aquilo que se prevê construír. Segundo os Planos Directores Municipais (PDM) aprovados, tanto Almada como o Seixal duplicarão a sua oferta urbanística relativamente a 1991. Almada vai aumentar 250% a sua área urbanizável; o Seixal 110% . Palmela e Benavente também duplicam. Montijo e Alcochete triplicam (...) Sesimbra septuplicou. Alcochete é actualmente o concelho com o mais elevado índice de crescimento da AML.
Entretanto o espaço verde e livre tem-se reduzido substancialmente (...)
"País Insustentável" - excertos - Luísa Schmidt 2007 Ed.Esfera do Caos
_________________________________________________________
Na CNN , ao mesmo tempo que alguns ditadores africanos se pavoneiam em Lisboa, um programa chocante sobre como se vive, ou sobrevive em África com a Corrupção, elucidativo para compreender os tiques como em Portugal e alguns "sobas" e cacíques ainda funcionam.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
O concelho de Almada continuar a ser visto como área a betonar,fonte de receita fácil, "quinta" a desbravar para esta Câmara Municipal e para o PCP perante a passividade e às vezes com cumplicidades das oposições.
E o que têm a dizer os deputados da margem sul , de todos os partidos mas em especial dos partidos que nos governaram? serão só os autarcas ?
o Retrato de LS é insuspeito, cru e verdadeiro de uma margem que cresceu à sombra de alguns autarcas que tentaram fazer o melhor, estes de agora são do pior tal como as suas politicas. São mandaretes do poder que lhes paga as campanhas e alimenta o Partido. Fica para a história registado em livro para as gerações futuras esta mediocridade.
O futuro vai condenar de maneira radical estas décadas de destruição da país, estes autarcas é assim que querem fazer história?
QUE VERGONHA.
Agora é o salve-se quem puder. o betão por todo o lado, a falta de transportes, de médico de familia, engarrafamentos constantes, poluição, morte do comércio tradicional e da CULTURA LOCAL!
quem suportou os autacas da margem sul durante décadas tendo parcerias de negocio com eles por exemplo nas empresas de tratamento de residuos na peninsula de setubal e dando-lhe lugares como o da costa azul ? durante estes anos promoveu-se a vitoria do pcp na margem sul para que se garantisse o bloco central dos negócios á esquerda do parlamento . hoje é o que se pode observar ainda com dinosaurios dos outros partidos a tentar sobreviver fazendo esse jogo que so prejudicou as populaçoes e alimentou a maquina comunista destruindo os que lutaram pela causa da derota do pcp na margem sul porque acabram por estar num jogo viciado . para reflectir e averiguar ....
O Pós 25 de Abril decalcou para Lisboa e M.Sul muito do Pós Guerra, as Portagens da Ponte foram o Check point Charlie que separou o saque dos Comunistas dos aliados, só não construiram um muro de Berlim porque havia o rio.
Assim se fizeram as negociatas PSD-PS-CDS na Margem Norte e a Margem Sul transformada em feudo do PCP.
Perdeu o País e as populações da Margem Sul que viram o seu ambiente degradar-se, as paisagens desaparecerem e sobretudo as liberdades individuais e participação cívica cerceada.
Hoje domina ainda a propaganda e o controlo puro e duro!
É PRECISO LIBERTAR A POPULAÇAO DA MARGEM SUL DO MISERABILISMO FOMENTADO E PROSSEGUIDO PELO PCP!
Como eu percebo a Luisa...
em vinte anos, tanta coisa verde que passou a ser cinzenta, no concelho de Almada...
Até faz doer...
Enviar um comentário