sexta-feira, dezembro 21, 2007

ARRÁBIDA, MAIS UM BLUFF...



A agenda do ministério do ambiente tem sido diria quase inexistente para o cidadão comum , para um observador destas coisas e não querendo ser injusto, diria que tem sido discreto...as recentes presenças em Bali ou o trabalho na presidência portuguesa ainda não estão de todo divulgadas ou compreendidas...daí o benefício da dúvida.

Mas no terreno é onde, de facto, o ambiente parece não ter "rei nem roque", ou seja, ministro ou acção, salvo uma ou outra aparição mais mediática sempre secundando o primeiro ministro.

Sócrates quando tinha a pasta do ambiente (ainda não havia PIN's nessa altura) tinha aparentemente mais autonomia que a que parece permitir dar ao Prof.Nunes Correia.


Por tudo isto se compreende que neste final do ano e em vésperas de esperada remodelação governamental se tenha avançado com mais umas mediáticas "demolições na Arrábida" (entre aspas mesmo) pois que de verdadeiras demolições de ocupação selvagem ou ilegal do território não se tratam de todo...

Se houve plano de demolição de clandestinos com sucesso , o ocorrido no Portinho há cerca de "vinte anos" , foi a actuação modelo, pelo que esta limpeza de algum entulho posta em prática esta semana pretenderá pouco mais que uma colagem e esse "mito urbano" então criado.

É que desde então o betão tem avançado de forma avassaladora pela Serra adentro sem que se tenha verificado uma onda de fiscalização e demolições. Hoje, uma simples consulta ao Google Earth identificaria sem grandes pesquisas cadastrais muitos destes casos que é óbvio se pretendem esconder atrás destas manobras à beira mar.


Os grandes monos sem licença e fácilmente fecháveis pela ASAE, ou seja, os restaurantes Portinho e Galeão , por lá vão continuar, agora graças a subterfúgios legais, tal como na serra, vão continuar verdadeiras urbanizações em pleno Parque Natural , como as ultimamente erguidas nos Casais da Serra.

Resta-nos a esperança que nesta ânsia de ser noticia o Ministério do Ambiente avance na linha de costa até à Fonte da Telha, onde aí sim, há muito para terminar depois da ultima vaga de demolições...mas para aí faltam T______s... não é senhor ministro?

O que está a decorrer na realidade é uma operação tardia de limpeza junto à costa que só no Portugal acéfalo de hoje tem estatuto de notícia, um verdadeiro " tesourinho deprimente " das reportagens ambientais em Portugal.


4 comentários:

Anónimo disse...

Gosto deste blogue pelos problemas que levanta , independente das culpas politicas que lhes estão adjacentes, um verdadeiro serviço publico isento e objectivo a quem desejo Boas Festas e a continuação do trabalho prestado em prol da cidadania e da população.

AV disse...

Agradecemos e retribuímos os votos de Festas Felizes ao A-Sul, companheiro nas lides difíceis do bloguismo local e regional.

Anónimo disse...

http://www.rirtubeyou.blogspot.com/


Vem ver o blog do ano!!!

http://www.rirtubeyou.blogspot.com/

residente disse...

Embora já tivessemos agradecido os votos de BOAS FESTAS deixados em nosso blog, não quisemos deixar de aqui inserir o nosso agradecimento e retribuição desses votos na certeza de que a luta travada pela cidadania e uma melhor qualidade de vida local e no planeta florescerá numa primavera próxima e dará seus frutos.
Um Bom Ano 2008 pela Margem Sul e sua população.