sábado, dezembro 29, 2007

2007 EM BALANÇO AMBIENTAL (4) - BLOGOSFERA REGIONAL


A Blogosfera consolidou-se neste ano de 2007 e esteve actuante e dinâmica enquanto a imprensa local perdia alguns dos seus títulos.

Em 2007 surgiram na região vários Blogues, que encontrarão em link na coluna lateral do a-sul destaco nomeadamente o Em-Almada ou o Triângulo da Ramalha, ou blogues politico partidários como o Rumo a Bombordo ou o Revolta das Laranjas, nos assumidamente politicos destaco pela actividade, o blogue da JSD Seixal .

É curioso o contraste entre a pujança e dinamismo dos blogues críticos do mono-partidarismo em vigor há trinta anos na margem-sul e os ditos situacionistas que práticamente entraram num estado comatoso .

Mas o destaque vai inteiro para um dos blogues mais dinâmicos, mais originais, com mais posts, entradas e comentários e também um dos que tem contribuído para o espirito de rede e conectividade que se manifestam diáriamente na rede.

Esse blogue é como já se percebeu o Alhos Vedros ao Poder que consideramos o Blogue do Ano Regional pela forma apaixonada como trata transversalmente todos os temas e nomeadamente aqueles que se prendem com as violações ao ambiente ou ao ordenamento do território no espaço da Margem Sul do Tejo.

_____________________________________________________

BALANÇO 2007 BLOGUES REGIONAIS , PELA NEGATIVA :

A BLOGOSFERA "SITUACIONISTA"


Ao serviço do poder e da sua propaganda, sem ideias próprias e utilizada para denegrir actos de cidadania ou de resistência aos desmandos do poder instalado para além dos comatosos ou pré- comatosos Banheirense, Aldeia Paio Pires ou Seixal Sim temos essa secressão blogosférica chamada António do Telhado.


Como diria o AVP , "não dão luta..." (clique)

15 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvida que no Seixal os Xuxialistas são patrocinados pelo grande capital... Assim se começa a ver quem lhes paga para dizerem mal da Câmara e os interesses escondidos que estão por detrás de alguns blogs, como é o caso do blog do senhor vereador Samuel Cruz.

Anónimo disse...

Olhó Paulo Silva voltou a aparecer, mas é preciso ter muita lata e falta de vergonha na cara ...

Paulo Edson Cunha disse...

Ponto Verde,
Da parte que me toca, apenas aproveito para agradecer a menção e prometer que de entre a actividade profisional e política, para além da familiar, tentarei manter bem vivo o meu blogue, alimentado de textos que vou publicando nos jornais.
Embora seja um blogue de forte cariz político, não me tenho coibido de referir sempre que é um blogue pessoal, feito para os meus amigos, para mim e que me deixa muito feliz a forte adesão.
Por fim aproveito para felicitar os blogues mencionados, principalmente o Rumo a Bombordo e o da JSD Seixal, que têm contribuído para o debate político local, mas acima de tudo destaco o A-Sul pelo seu papel percursor, inovador e de excelente qualidade nas denúncias apontadas.
Bom ano para todos.

Anónimo disse...

O que é mais interessante nestes comentários pseudo-analíticos e pseudo-críticos, é que resulta da sua leitura que eles - o Ponto Verde, o ex-militante, o Paulo Edson da Cunha, o Samuel, o Emalmada, o Residente (Triângulo da Ramalha) e outros -, têm todo o direito a expressar as suas opiniões, as suas doutrinas, o que pensam. Os outros não têm esse direito. Nem nos seus próprios espaços - apelidados de moribundos, de seguidistas, dessas coisas todas - nem nos blogs destes ilustrs e inteligentes pensadores, onde de cada vez que intervêm, a resposta que chega dos bloguistas que referi vem na forma de insulto para cima.

Resulta, daqui, o cariz verdadeiramente "aberto" e "democrático" que anima estes fantoches ao serviço do discurso "bota abaixo" que pretendem instituir contra o Poder Local Democrático na margem sul - mas particularmente Almada, Seixal e Moita -, para ver se desta maneira conseguem ir a algum lado. Porque quanto ao Povo, esse tem-lhes respondido sempre da mesma forma!

Por isto nem sequer pensava reagir a estes pseudo-prémios tipo laranja e limão de algumas revistas cor-de-rosa da nossa praça. Porque é disso que se trata, são blogs cor-de-rosa como essas revistas. Ainda que alguns sejam mais alaranjados, mas pelo que estamos a assistir a nível nacional relativamente à conivências destas duas cores políticas, nem sequer me espanta que se elogiem uns aos outros.

Sentem-se bem a dizer bem de si próprios e mal dos que sempre combateram e continuam a combater os valores político-ideológicos que vocês defendem, e cuja aplicação conduz invariavelmente à situação miserável em que vivemos em Portugal? Façam favor, sirvam-se e sejam muito felizes com isso.

Quanto a mim, já estou calejado. Farto de tentativas de insulto e de silenciamento, mas não cansado. Porque como já disse, não me insulta quem quer; só quem pode. E estes pseudo-democratas e pseudo-ambientalistas não podem!

Anónimo disse...

Tenho alertado a restante blogosfera, o acesso directo ao a-sul é impossível, só por outras vias se consegue aqui aceder. Isto só acontece ao a-sul, todos os outros blogues têm acesso directo, sabe o que se passa pontoverde? A semana passada aconteceu o mesmo.Há censura no ar?

AV disse...

Eu cheguei cá sem problemas, mas de qualquer modo já estamos habituados a ser barrados no caminho.

UM ENORME OBRIGADO ao PONTO VERDE, que não conhecemos pessoalmente, o que por isso mesmo dá mais valor a este prémio.

Nós este ano daremos prémios, mas serão de um género que ninguém gostará de os receber.
:D

Abraço

Anónimo disse...

Ao anónimo que disse:

"o Ponto Verde, o ex-militante, o Paulo Edson da Cunha, o Samuel, o Emalmada, o Residente (Triângulo da Ramalha) e outros -, têm todo o direito a expressar as suas opiniões, as suas doutrinas, o que pensam. Os outros não têm esse direito. Nem nos seus próprios espaços - apelidados de moribundos, de seguidistas, dessas coisas todas - nem nos blogs destes ilustres e inteligentes pensadores, onde de cada vez que intervêm, a resposta que chega dos bloguistas que referi vem na forma de insulto para cima."

1)Gostaria de referir que o cidadão comum, não teve durante trinta anos (e não tem ainda) espaço em orgãos para os quais contribuem financeiramente, os chamados "Boletins municipais", muito menos nele tiveram o acesso ao contraditório

2) Sobre a calúnia dos "ilustres e inteligentes pensadores" sobre os "apelidados de seguidistas" , o senhor aí inverte por completo o cenário:

Veja-se por exemplo o que estes últimos fazem a cidadãos comuns,mas com opiniões diferentes, os tais que não têm acesso aos meios de comunicação pagos pelos contribuintes:

Nuno (Banheirense) Cavaco : "Já agora quais são os cambalachos do PDM? E o que é que o António Ângelo é?
Na minha opinião o antónio ângelo é apenas um cidadão a querer protagonismo e que tudo faz para o ter, apenas e só."

Anónio (esgoto) do telhado : «Não me lembro de tanta agitação desde que se descobriu que o av1 gosta de homens com pelos no cú. Também observei que antónio ângelo vomitou na sua sanita. Marcamos a agenda política do concelho. Vamos ter um novo slogan: “O Telhado Marca”»...ou...«antónio ângelo recebe agora apoios do PNR, para quem não sabe o que é, é o Partido Nacional Renovador de José Pinto Coelho»...

ou sobre os tais "pensadores"... «Andam os senhores anónimos (como eu) a criticarem os meus escritos. Ele é o av1, ele é o broncas, ele é o ponto verde, tudo gente que dá a cara e prima pela solicitação das opiniões e pelo debate sem insultos, como se pode ver nos seus blogues.

É de tal ordem estúpida a reacção destes homens (penso que são …, mas às vezes duvido), que não se apercebem que apenas estão a fazer autocrítica já que disto levam anos. E depois é aquela desculpa do não dou a cara porque tenho medo de represálias, mas que no fundo, não é mais do que protecção pelo que escrevem e como escrevem, atacando os do costume. Chamam nomes a tudo e todos, desde que sejam do PCP. Ladrões, corruptos, imbecis, tudo, e depois vêm com essa. Não pega.

...Este bando de guerrilheiros que se afirma de esquerda (à excepção do ponto verde, declarado apoiante do PSD), faz alianças com tudo e com todos, o que importa é atacar o PCP, denegrir os seus militantes e arrastar na lama o nome de alguns.

...E PARA TERMINAR A PRESUNÇÃO:

«A única diferença entre o António do Telhado e estes senhores é que António, o do Telhado, sabe que o que escreve, peca por não ser escrito por mãos que pertencem a um rosto, sabe que o que escreve perde valor porque a assinatura que lhe dá valor é de apenas um nome, que não se liga a um ser, apenas a uma personagem imaginária, tal e qual a deles, mas com consciência.

António do Telhado»

E O PONTO VERDE NÃO PODE NA SUA ANÁLISE PESSOAL DISTINGUIR UM BLOGUE ... QUE NÃO SEJa PRÓ-PCP?

PARABÉNS AV, CONTINUA!

Anónimo disse...

Caro Ponto Verde,

É com muito orgulho que vejo o nome do Blog da JSD no a-sul.

Agradecemos com honestidade a referencia, principalmente porque vem no Blog de referencia da margem sul do tejo.

Fica aqui a promessa da JSD de que o ano de 2008 ficará marcado pela guerra aos problemas do Seixal e à forma como o PCP tem gerido o nosso concelho. A JSD vai apostar claramente em mostrar isso à população, seja pelo nosso Blog, seja em forma de Outdoor (Vandalizados ou não)

Os melhores cumprimentos da JSD Seixal,

Anónimo disse...

Eu que nada tenho a ver com estas guerras mas que acompanho com atenção a vida do concelho,se bem entendi os critérios os bons são os que estão contra o pcp e os maus os que estão a favor, acho uma eleição demasiado tendenciosa, pois gosto muito de acompanhar o blog da aldeia de paio pires,não concordando com algumas coisas que são lá escritas.

Desambientado disse...

Traga para 2008, tudo o que de bom tem para dar:

Traga árvores p’ra plantar,
Consciências p’ra despertar,
Almas p’ra consolar,
E vidas para cuidar.

Traga champanhe fresquinho,
Por ser chique esse vinho
E fazer-nos acreditar,
Que o mundo ainda vai mudar.

Feliz 2008.

Félix

Anónimo disse...

é pena não existir também um para o partido politico que melhor tem feito oposição no Seixal e Almada! Mas fica a sugestão ao Ponto Verde

Ponto Verde disse...

Obrigado pela discussão gerada a partir de uma escolha, como disse e muito bem Pedro Rolo Duarte sobre estes balanços e estas escolhas que sintetizam tudo o que sinto:

"somos pessoas a escolher pessoas, pessoas a opinar sobre pessoas, pessoas com defeitos a pensar em defeitos de pessoas, qualidades pessoais na mesa de pessoas com qualidades pessoais.

Uns e os outros. Uns sobre os outros. Eu mais do que tu, porque momentaneamente aparento esse poder. Amanhã, o inverso.

É também por isso que levo a sério o que faço – mas não me levo muito a sério. Isso não."

Agradeço os elogios porque cá não ando numa de "fishing for compliments" , e só me tira do sério os lobos com pele de cordeiro que para aí andam, agarrados ao poder há trinta e tal anos ...

Recomendo hoje, e sobre blogs duas leituras do PUBLICO , uma com que não concordo de Pacheco Pereira, uma que talvez explique o incómodo...no editorial do "Digital".

Uma coisa é clara, os blogues estão aí,têm a importância que têm ...os que têm...mas são demasiado incómodos e incontroláveis para ignorar.

Os eleitos pela negativa foram-no porque não são blogues, são mais, anti-blogues e para isso já há o poder ditatorial instituído e esse não precisa de blogues...ou talvez não?

Anónimo disse...

Uiii que desilusão, o ponto berde não gosta de nós aqui no António do Telhado, estamos mesmo muito tristes com isso, é só lágrimas a correr por aqui. Se o ponto verde diz mal de nós é bom sinal, significa que continuamos a ser boas pessoas, se ele dissesse bem de nós aí sim, começavamos a ficar preocupados.

Anónimo disse...

O António do Telhado é o melhor blog e para breve vai surgir o do Vigilante, isto promete. As mentiras vão ser desmascaradas e os podres dos corruptos vão vir ao de cima.

Anónimo disse...

Como eles se sentem incomodados! Pensavam que controlavam tudo. Coitadinhos dos PCPs.
É preciso mais blogs como os eleitos por a-sul pela positiva para despertarmos do marasmo de 30 anos nesta margem sul do Tejo.