sexta-feira, maio 18, 2007

A FARSA DO HOSPITAL DO SEIXAL

O anunciado Hospital do Seixal, é afinal aquilo que aqui previmos, um hospital de rectaguarda, trabalhando na dependência e articulação com as estruturas existentes, Almada , Montijo e Barreiro, ou seja , é uma verdadeira FARSA! Face ao exigido, face ao prometido .

Foi então por isto ? :

"...foram identificadas como áreas problemáticas os cuidados prestados em ambulatório, nomeadamente em termos de acesso à consulta externa hospitalar, e as intervenções cirúrgicas.

As necessidades de cuidados de saúde desta população não satisfeitas actualmente podem, com mais-valia, ser satisfeitas por um hospital essencialmente vocacionado para o ambulatório..."

Mas que estranho ! É que há um ano atrás o ministro acabava finalmente por dar luz verde a este Hospital, mas por haver "dificuldade de acesso ao Hospital Garcia de Horta...num troço altamente congectionado a determinadas horas como é a A2 entre o nó do Fogueteiro e Almada"


Ora , este problema vai-se manter, pois não é credível que um hospital (parece-me mais uma clínica) dedicado a cirurgias em ambulatório (muito pontuais) não é o hospital com as valências exigidas e que fundamentam a necessidade do hospital e o deferimento da sua construção.


Logo, há aqui algo que escapa ao contribuinte ... a começar com os súbitos entendimentos entre o Governo e as autarquias de Almada e Seixal... a reforçar a velha tese do "Tratado de Tordesilhas da margem sul" ... mais, normalmente estes entendimentos e cedências surgem sempre em vésperas de eleições na Capital, o que parece mais uma vez marcar a regra...

Para acabar nas valências que "vão justificar" a construção de um hospital, a saber : "
tratamento de patologias (como sucede em oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, dermatologia, ortopedia, cirurgia geral, ou até cirurgia vascular)".

Mas vamos criar um hospital "SÓ" para isto ? Parece que sim e ontem no Público Alfredo Monteiro mostrava-se satisfeito!

Depois, na "justificação" vêm agora as definições pomposas que nada definem "

Como seja Um "dispositivo assistencial diferenciado".

ou ainda :

"O Hospital do Seixal será direccionado para a prestação de cuidados em ambulatório, sem internamento, cujo perfil deverá integrar consultas externas diferenciadas, modernos meios complementares de diagnóstico e terapêutica de grande disponibilidade, unidade de cirurgia de ambulatório de referência e hospitalização de dia, afirmando-se como unidade de excelência no domínio do ambulatório hospitalar."

E a finalizar a contradição mestra de toda a justificação do Governo. Há uns meses justificava-se a construção do Hospital do Seixal por questões de mobilidade, por causa dos eixos congestionados que liguem desde o Seixal ao Barreiro ou a Almada, agora, por milagre e implantando o Hospital no Fogueteiro (num Sítio Protegido Rede Natura 2000) :

"A futura localização prevista para o Hospital do Seixal – perto do nó do Fogueteiro e quase equidistante destes três hospitais – , permitir-lhe-á ser uma plataforma de utilização comum com vantagens para todas as instituições envolvidas e, em primeiro lugar, para a população que servem."

Mas o que é que aconteceu desde então? Vão transportar os doentes entre os hospitais de helicóptero de forma a estabelecer essa "plataforma de utilização comum" ?

Então se a ideia é essa porque não melhorar Almada e o Barreiro, melhorar as acessibilidades entre Almada e o Barreiro, com as já projectasdas CRIPS IC32 e ponte para o Barreiro, e poupar o contribuinte de mais uma experiência "
As bases para o desenvolvimento do Hospital do Seixal assentarão na adopção de um conceito inovador" ...

É que estamos fartos de conceitos inovadores que não resultam... Metros que só dois anos depois começam a funcionar a um terço... Instalações industriais PRODUTIVAS que em vez de adoptarem a novas tecnologias fecham para dar lugar a urbanizações em que o Estado paga a recuperação e descontaminação dos terrenos , os privados arrecadam os lucros das urbanizações que lá vão pôr e os autarcas os louros do mérito que não têm para continuar a sua cruzada de delapidação do erário público e do ambiente em proveito próprio, dos seus partidos e de quem lhes paga a propaganda, constrói oficinas e paços do concelho ...

Ou no fundo de toda esta farsa no cerne de tudo isto não estará o cravar uma "lança em África" com um Hospital numa zona Protegida para haver desculpa para depois urbanizar até à Verdizela, fazer um Golfe e um condominio fechado paredes meias com o Hospital???

É que esse esquema é comum no Seixal, já o vimos tentar ser aplicado na Flôr da Mata ( a propósito de um bairro social) na Quinta da Trindade ( a propósito do Centro de Estágios do Benfica)...

SE ASSIM NÂO É, PORQUE NÃO SE ESTUDA E PONDERA OUTRA LOCALIZAÇÃO?

Estes são temas politicamente incorrectos, verdades inconvenientes talvez , que estarão em discussão hoje e amanhã na Moita na Conferência que aqui temos divulgado e onde a sua presença é fundamental.

______________________________________________________

E sobre o tema Hospital o que dizem as outras forças politicas ? A posição do B.E. ainda é esta ?

8 comentários:

Anónimo disse...

Com tanto terreno para especulação é preciso ir para aquele pinhal?

Anónimo disse...

CMA e CMS (Construções em Massa de Almada e Seixal, S.A.) devem ser alérgicos ao pólen dos pinheiros. Ou então agarrados ao vício do pó... do cimento. Só estão bem a ver tudo terraplanado, cimentado e forradinho a azulejo.

Anónimo disse...

Caro Ponto Verde,

Que é que estava à espera dos camaradas?

Caro anónimo,

Aquele terreno agora não vale nada e com o hospital em cima vai passar a valer milhões. De quem será o terreno? E os do lado?

Até mais.

Anónimo disse...

Você sabe localizar, neste mapa, onde é que vão ficar as várias coisas de que se fala?

E de quem são os terrenos em causa?

Era interessante saber-se.

Até mais e até daqui a umas horas.

Ponto Verde disse...

Espero que a nova imagem aérea clarifique algumas dúvidas e levante interesses que espreitam na desqualificação daquele Sitio Rede Natura, a saber, um Golfe e três urbanizações , para além das mencionada há a considerar alegadamente, uma outra denominada Alto da Verdizela.

De notar que o Sitio ficará também cortado pelo IC32, ver link na descrição do post.

Anónimo disse...

Veja lá esta do AV1. Impagável!

Anónimo disse...

Veja lá que eu estava a fazer confusão com o de Corroios. Grande burrada!

Obrigadinho. Imagem corrigida.

Bom! Agora tenho de ir para a Conferência.

Anónimo disse...

Um hospital é sempre bemvindo, mas naquela localização parece ser mais um cavalo de Tróia imobiliário do que outra coisa. Então estamos a pagar a requalificação de terrenos no que era a siderurgia para quê? Vejam o Parque das Nações, tem um hospital!