terça-feira, maio 01, 2007

METRO SUL DO TEJO - DIA "DO TRABALHADOR"



Hoje houve uma verdadeira romaria rumo ao novo meio de transporte, o percurso hoje ainda pouco mais utilidade tem do que um percurso numa qualquer diversão da "Feira Popular", mas sempre é um principio, como aqui escrevemos ontem.


E o novo meio de transporte agradou ao Povo, aqui ficam algumas apreciações:

A FAVOR:

- A Qualidade do novo meio
- A Qualidade dos espaços públicos
- As ciclovias construídas
- É silencioso
- É confortável
- É acessivel ($) e permite o uso por 1 hora /título de transporte
- É Ecológico (inclusivamente o próprio título é reutilizável)
- A Disponibilidade e a simpatia dos funcionários
- A limpeza.
- A fluidez
- A rapidez (Corroios-Cova da Piedade em reais 12 minutos)


CONTRA:

- O Percurso, que poucos serve e que de pouco serve...
- O facto de se ter de comprar o primeiro título (0,50€), não havendo outra alternativa, traduzindo o custo para quem queira fazer pontualmente um percurso, não em €85 mas em €1,35
- Pouca informação, deviam ter sido feitos folhetos para distribuição à população
- O atrazo que levou a entrar em funcionamento (quase 2 anos)
- O Facto de o prometido para 2005 serem as "três linhas" e afinal só inaugurar uma.
- Inexistência de espaços para estacionar bicicletas nas estações
- Crianças pagarem bilhete (em Amsterdão só a partir de 12 anos)

7 comentários:

JSD Seixal disse...

Camâra Municipal do Seixal quer retirar Outdoor JSD -

Depois dos vandalos a Camara Municipal também quer calar a JSD, porque será?

www.juventudeseixal.blogspot.com
www.jsdseixal.com

Anónimo disse...

Camâra Municipal do Seixal quer retirar Outdoor JSD -

Depois dos vandalos a Camara Municipal também quer calar a JSD, porque será?

Vejam posts sobre está materia:
www.juventudeseixal.blogspot.com
www.jsdseixal.com

o josé disse...

Outros pontos positivos:

- Retirar passageiros dos trajectos dos TST, nos quais quantidade significativa de condutores parece julgar que conduz transporte de gado.
- Não existência de estacionamento junto às estações (ao contrário do que é defendido pela CMA e CMS como "negativo", esta é na verdade uma opção inteligente pois a ideia é as pessoas NÃO usarem os automóveis. Claro que o facto de esta linha ir "de lado nenhum para nada" não ajudará ao descongestionamento das estradas, mas é um começo).
- Iluminação das estradas; os postes de iluminação eram manifestamente insuficientes e ineficientes. A nova iluminação da linha vem ajudar bastante à iluminação e segurança das vias.
- Sinalização; Já se tinha compreendido há algum tempo que alguns dos reordenamentos que foram necessários (criação de cruzamentos e "rotundas") eram manifestamente disfuncionais sem a operacionalidade dos semáforos adjuntos. Finalmente estes estão em funcionamento e pode ser que alguns dos caos gerados em certas intersecções melhorem agora.
- O metro é bonito. Os conjuntos "arquitectónicos" da urbe "Al-Seixal" são, basicamente, um vómito. Este comboizinho vem dar uma gotinha de bom-gosto e aspecto de modernidade e funcionalidade a estes subúrbios cinzentos e mal ordenados.

Ricardo Resende disse...

Eu vi a vi, a gravar este vídeo, sou um grande fã deste blog, já vejo á muito, mas é a primeira vez que comento, é fantástico você ter este trabalho...

Abraços :J

P.S: Sou um Rapazinho Que estava a entupir a passagem das pessoas dentro do comboio, por causa da bicicleta :D

oscar papa disse...

De seguida algo não relacionado com o MST, mas acerca de um exerto de um artigo que gostaria de saber que reacção provocaria aos porta-vozes de uma certa corrente de opinião, aquí tantas vezes presentes, ao rebaterem os argumentos que apontam para as alterações climáticas provocadas pelo Homem, particularmente o fenómeno de aquecimento global:
"(...)El incremento de la mecanización nada ayudaría a evitar el calentamiento del planeta, algo que está probado por los especialistas que miden la temperatura anual desde hace más de 150 años.(...)"
Quem o disse, hoje, dia 01 de Maio de 2007, na sua reflexão intitulada "Lo que se impone de inmediato es una revolución energética", foi o Comandante-Chefe Fidel Alejandro Castro Ruz.
Sempre gostava de saber se também acham que El comandante está enganado.
A todos os outros a leitura também é de interesse, voltando-se sobre o protocolo entre os EUA e o Brasil para a produção de etanol, e as consequencias possíveis que rodeiam a opção pelo plantio de milho ou cana de açucar para o efeito. Em: www.granma.cubaweb.cu/2007/05/01/nacional/artic05.html

Filipe de Arede Nunes disse...

Acho que é muito triste que se tenham perdido tantos milhões nos atrasos desta obra, afinal de contas é o dinheiro dos meus e dos vossos impostos que está em causa.
Depois, acho incrivel que o metro não vá, pelo menos, até à Cruz de Pau!
Saudações democraticas.

Antonio disse...

O metro já começou a funcionar e estou contente por tal, apesar dos atrasos e de a obra estar muito longe do fim, só lá para o final de 2008 é que vai estar concluída.

Vi a Sr.ª presidente da câmara de Almada muito simpática e falar do metro na Caparica. Mais valia estar calada ou então assumir as responsabilidades pelos atrasos, só mostra o quanto alguém consegue ser hipócrita!

Depois tb vi algumas pessoas a comentar o metro. Uma delas é o típico português, o bota-a-baixo. Dizia a moça: "não acho que seja muito útil para as pessoas e acho que não vão aderir, ainda agora passei junto de uma estação e não vi lá ninguém." Na segunda era o dia de inauguração e o metro só na terça esteve disponível para a população, enfim!

O Presidente do Seixal tb queria uma manifestação, não pareceu ninguém!

Embora não vá permitir por enquanto grande mobilidade já é um princípio e todos nós devemos estar orgulhosos pelo facto do Seixal e Almada estarem mais modernos e tb mais bonitos, como disse aqui um comentador "O metro é bonito. Os conjuntos "arquitectónicos" da urbe "Al-Seixal" são, basicamente, um vómito. Este comboizinho vem dar uma gotinha de bom-gosto e aspecto de modernidade e funcionalidade a estes subúrbios cinzentos e mal ordenados. "

Ponto Verde, ainda não tive oportunidade de lhe dar os parabéns pelo blog, por isso aqui vai um abraço e espero que seja um projecto para continuar. Parabéns!