quinta-feira, dezembro 21, 2006

MAIS VALIAS!!! DE MARVILA À FLOR-DA-MATA , PINHAL DOS FRADES


























Protestos populares na Flôr da Mata/Pinhal dos Frades - Seixal ; antes...e depois , da "brigada da moral e dos bons costumes locais" (clique) por lá passar...


A cada dia que passa surgem mais dados sobre o caso da Lismarvila, hoje no PUBLICO, é dado destaque para o excelente negócio em que esta empresa comprou um terreno de 176.o21m2 por 26,2 milhões, há cinco anos, e vendeu 104.420m2 em Março por 56,5 milhões, ou seja, fez render, em cinco anos os terrenos mais do dobro!!!


Enquanto houver a possibilidade destas brutais mais valias, desta brutal especulação "legal" haverá sempre formas de beneficiar "terceiros" (clique) , financiar partidos, sacos azuis...basta ter a pessoa certa , no local certo, na hora ideal.

E não é que me vem de novo à memória o caso da Flor-da-Mata no Seixal, deve ser por ser Natal e ser aquela , segundo o PDM, uma zona de "Mato e Maciço Arbóreo" a conservar e manter para as próximas gerações...


Vejamos então, sucintamente, parte da história:


-Como o tempo é sempre grande conselheiro e melhor aliado, voltemos um pouco atrás no tempo, até 1992, antes da aprovação do Plano Director Municipal do Seixal, serve também para relembrar o envolvimento de uma off-shore de Gibraltar :

1992 - Até esta data o terreno é propriedade da familia Quintella, a familia Quintella chegou a apresentar para o local um projecto de baixa densidade com algumas moradias dispersas no Pinhal que foi, e bem rejeitado pela Câmara do Seixal. Acontece que a familia Quintella vendeu em Agosto à Sociedade imobiliària RMR 160 000 m2 de terreno, e aqui começa a saga da Flor da Mata.

1993 - A Câmara do Seixal aprova o Plano Director Municipal em 11/11/93 que define esta zona como espaço verde a preservar para as futuras gerações, considerando-o a partir daí como "Espaço Agricola e Florestal - Mata e maciço Arbóreo" um espaço destinado ao equilibrio ecológico, um pulmão do Concelho.

1998 - Cinco anos passados sobre a protecção ambiental e seis sobre a ultima transacção, o terreno é dividido em duas partes uma a Nascente que fica a pertencer a ANITEX Imobiliária , e outra a Poente, confrontando com a Estrada de Sesimbra e propriedade a partir dali de SOFERDI.

2000- Em reunião da Câmara é deliberada a "Elaboração de plano de Pormenor PER Flor da Mata 2/M/00 destinado ao tal terreno propriedade da empresa SOFERDI, mas aparecendo no referido protocolo da Câmara como propriedade de BETOBEJA - primeira mentira.

2000-Janeiro é apresentado ao Sr.Presidente do INH o PER-Flor da Mata com o nº de 160 FOGOS. 2000- Julho é aprovada em sessão de câmara, minuta de protocolo entre a Câmara do seixal e a referida empresa BETOBEJA, refere-se à construção de 200 fogos PER mais 163 de venda livre, como já vimos a BETOBEJA não é a esta data proprietária do terreno.

2000- Agosto, ainda está fresco o protocolo com a BETOBEJA, supostamente proprietária daquele terreno e assistimos a uma venda desse terreno da SOFERDI para a off-shore MEDANAN LIMITED do Paraíso Fiscal de Gibraltar, esta aquisição é feita "a titulo provisório por duvida" e tornada "definitiva" a 13/09/00 .
Pelo meio houve toda a "novela" conhecida...manifestações , um grupo Cívico a opôr-se a tal projecto, uma investigação da Policia Judiciària, com a imprensa a tratar o caso com algum destaque e com a apresentação pela população de um abaixo assinado com e sobretudo sedimentado numa argumentação que obrigou a que o processo estivesse durante 4000 assinaturasseis anos pelos gabinetes...

Agora em 2006 surge nova tentativa para reatar o projecto com uma nova disposição dos fogos tendo "em consideração" as linhas de água REN, uma linha de alta tensão, mas continuando a não apresentar soluções sobre os esgotos da referida urbanização que entretanto foi redimensionada para 200 fogos, mas que não deixa de ser um gueto para 200 fogos uma vez que não possui caracteristicas que permitam qualquer tipo de integração.

E chegámos ao ponto actual houve de novo este ano oposição civica nas ruas , cidadãos a avançar para a vertente juridica e ambiental pelas caracteristicas naturais daquele espaço.

Mas o que mais espantou foram as palavras certamente sábias de serralheiro mecânico , do senhor vereador do urbanismo da Câmara do Seixal "Eu próprio vivo ao pé de um bairro social e dou-me bem com toda a gente" , assusta, o nem sequer se aperceber do quanto segregador está a ser (Eu - versus os do "BAIRRO SOCIAL") e termino com a brilhante conclusão "Se no lugar de um bairro social estivesse a ser construido um empreendimento de luxo , suspeita o vereador, «ninguém se queixava»"...

Depois noutro lado não muito longe dali, e perto de todas as acessibilidades, Vemos que a Câmara do Seixal está a promover habitação de luxo (clique) em condomínios fechados (clique), com espaços verdes e outros equipamentos só para alguns...

_____________________________________________

Veja aqui (clique) o video sobre a zona que se pretende destruir. _____________________________________________

Nota, em 2006 , perante nova intenção da Câmara reatar o processo, a população apresentou argumentação contra, enquadrada na discussão publica do Plano de Pormenor, entregou também novo abaixo assinado em tempo record para ser entregue dentro do período legal (1500 assinaturas), foram feitas exposições também, ao Ministério do Ambiente, Provedor de Justiça, CCDR-LVT...
Os cidadão queixam-se também de um período de discussão publica conturbado com a autarquia a alterar documentação constante do dossier, alterando, retirando e acrescentando documentação.

Uma nota final para este blog, O LADO CERTO de seu nome.

19 comentários:

Anónimo disse...

Vá ao banheirense que os seus amigos chamaram-lhe mentiroso. Escreve sobre o que não conhece e depois dá nisto.

Um abraço

Mário da Silva disse...

Agora a moda é nenhum de nós saber nada sobre o que escreve.

Já passaram da ignorância para o insulto anónimo para o insulto suave e agora para a manobra de descridibilização.

Mas como, (quase) todos nós somos anónimos ainda não puderam chegar a tradicional manobra de conspurcamento da vida pessoal como fizeram durante as eleições autárquicas e presidenciais passadas, como bem se viu no blog apaniguado desta gente e de seu nome Alhosvedrense.blogspot.com e em muitos comentários

É as "Brigadas Brejnev" no seu formato digital em toda a pujança.

Continuem que vão longe, camarada Nuno.

Mário da Silva disse...

Caro Nuno

Eu fui lá procurar no Banheirense mas não consegui encontrar os tais amigos a chamarem mentiroso ao Ponto Verde; ou mesmo os inimigos do costume a mostrarem provas do que quer que seja em contrário do que por aqui se escreve, mas...

Se puder deixar a ligação directa agradece-se e evitamos de estar a lêr algumas enormidades como a de cima que, de tão datadas que estão, já apodreceram e fedem.

Já agora aproveito para lhe dizer, também aqui, que quando se chega a este nível de política já pouco haverá a dizer do desespero que grassa entre certas pessoas.

Até mais.

Ponto Verde disse...

O senhor Nuno Cavaco eleito CDU pelo Concelho da Moita, o senhor Paulo Silva eleito CDU pelo concelho do Seixal, o senhor Alfredo Monteiro presidente da Câmara do Seixal, O senhor Jorge Silva vereador do urbanismo do Seixal, o senhor (ex capitão de Abril) Durand Clemente do dep de urbanismo da CM Seixal, sabem que todas e cada uma das palavras do post são verdadeiras!

Boas Festas!

Ponto Verde disse...

Ah! Já me esquecia, o POVO DO SEIXAL também sabe qual é a verdade e quais são as mentiras...e os mentirosos!

Feliz Natal

Anónimo disse...

Como, decerto, já toda a gente notou, estamos a entrar numa nova fase de consciencialização cívica para a questão das alterações aos usos do solo promovidas pelas autarquias, na maioria das vezes a reboque de interesses obscuros, consubstanciadas nas revisões e alterações aos instrumentos de gestão territorial.

A grande diferença – e à qual a blogosfera também não é estranha - com as fases anteriores parece ser, finalmente, a entrada no âmbito da apreciação pública de diversos casos concretos, muitos deles para aí trazidos por autarcas – de dentro e de fora do Bloco Central e de dentro e de fora dos executivos autárquicos - bem cientes das suas reais responsabilidades para com o eleitorado.

Isto põe, definitivamente, de parte a lógica “clubística” de que há forças políticas intrinsecamente melhores do que outras. Quem faz e fará a diferença são e serão sempre as pessoas. Como nos blogues!

É óbvio também que a atitude de denúncia comporta riscos, nalguns casos elevados, como bem sabemos. Mas, são riscos que só na aparência são maiores do que os benefícios que a sociedade pode deles colher.

Provavelmente, é também uma questão geracional que pode muito bem ter a ver com o facto de a nossa Democracia ter atingido a idade adulta sem nunca ter passado pela idade dos porquês.

Cumprimentos a TODOS.

Anónimo disse...

"Se você não fosse como é percebia bem que meu é só o fim do texto e esse refere-se a uma pedacito de terreno que se quiser eu ponho lá o bonequito.

Para ter sido honesto e homenzinho antes de soltar a atoarda bastava ir lá ao blog A-Sul e confirmar o que está no artigo e nos comentários e o que não está e confirmar o que é meu e o que não antes de começar a soltar as bojardas e o veneno.

Até hoje ainda não teve um segundo de honestidade inteletual ou da outra em relação a todo o assunto do PDM, mas como megafone político de quem o fez é natural." Mário da Silva

Portanto o que escreveu é uma grande MENTIRA.

Mário da Silva disse...

Caro Nuno,

Tenho um blog pessoal e um email pessoal lá indicado.

Tenho um blog comunitário SÓ sobre a Revisão do PDM e que TAMBÉM tem um email associado e público.

Ambos têm democraticamente os comentários abertos e ainda não houve ninguém que possa dizer que foi censurado, ao contrário de outros blogs.

Talvez este último seja o único com essa exclusividade temática na margem sul e que foi criado para, maioritáriamente, publicar tudo o que se fosse recolhendo noutros blogs sobre o tema.

Escusa de vir para aqui e para outros blogs atirar o barro à parede que não leva nada e nem sequer me consegue irritar.

Escusa de continuar a usar as minhas palavras para, aparentemente, me atacar -- já nem isso se percebe bem -- que isso não alterará a minha opinião nem me causará mossa ou nos impedirá de continuarmos a publicar -- com provas sempre que possível ou interrogações quando não -- tudo o que nos fôr aparecendo sobre o tema da Revisão catastrófica do PDM da Moita.

Desejo-lhe boa sorte e espero que acorde antes que seja tarde.

Anónimo disse...

Este senhor Cavaco tenta monopolizar a conversa, mesmo quando não sabe nada de nada, mete a colherada e arma-se em vitima. No blogue lá da rua dele, antes do Natal, resolveu com os amigos apresentar trabalho ,se o ridículo matasse. O Banheirense é mesmo uma banhada, vão mas é dar banho ao cão. Chega de Tacho.

Anónimo disse...

Bem o ponto verde escreve sobre o que não sabe. O mário da silva publica o que também não sabe e que o outro escreveu.

Bem...

Papoila disse...

Ponto Verde

Desde já agradeço a recomendação ao Lado Certo.

Bom Natal a todos os Bloguistas do lado Certo e boas entradas para 2007.

http://oladocerto.blogspot.com

Anónimo disse...

É evidente que o povo do Seixal sabe de que lado está a verdade e por isso quando chega a hora de votar, o voto, nas autarquias, é certo na CDU.
O resto são as mentiras e a dor de cotovelo do ponto verde

Ponto Verde disse...

O senhor Militante do PCP, Paulo Silva sabe que o caso da Flor da Mata está, e muito, documentado, por isso lhe falta o latin e pouco mais deixa que as habituais atoardas.

Os excertos apresentados neste post foram extraídos de documentos oficiais (publicos) que me foram facultados, como sabe não inventei nada, aliás , a CMS nem contesta, por isso não venha o senhor para aqui inventar!

O Senhor Deputado Paulo Silva sabe , tão bem como eu que este negócio cheira mal!!! e não só pelo esgoto que na Flor da Mata corre a céu aberto , das urbanizações que permitiram aos amigos irem fazendo. Cheira mal porque é uma bota que querem descalçar, mas que de tão apertada pela engorda não quer saír.

Depois é o povo a protestar de um lado, a justiça a investigar por outro, os jornalistas a questionar e os envolvidos a fugir com o rabo à seringa (então o vereador Jorge Silva!!!), mas por outro há a falta de dinheiro e os compromissos com as off-shores e afins, agora a HAGEN imobiliária (mas que grande cambalacho)... e as falsificações de documentos em plena consulta publica, sim , aqueles que o Alfredo foi aos arames quando soube que algum diligente funcionário lá os tinha posto!!!

Essa desculpa, senhor Dr. Paulo Silva à maneira de Felgueiras, que o Povo legitíma nas urnas os atropelos à lei, não colhe, e os tempos são outros. Se o meu caro amigo não muda a postura , duvido que nas próximas eleições consiga o almejado lugar de vereador...

Como duvido que venha contrapôr estas evidências, aqui lhe deixo os votos de Boas Festas.

Anónimo disse...

Excelentissimo Ponto Verde:
- Em primeiro lugar sou militante do PCP e com muita honra.
- Em segundo lugar desconheço quaisquer documentos oficiais sobre a propriedade dos terrenos, assim como desconheço os documentos oficiais que o senhor afirma que lhe foram disponibilizados... Era bom que dissesse como, senão terei de entender que é mais uma das sua mentiras.
- Igualmente desconheço a justiça a investigar, sendo certo que o assunto já dura há uns bons anos, pelo que se houvesse alguma investigação já teria havido acusação ou arquivamento. Por este motivo parece-me que as suas afirmações, mais uma vez, são falsas;
- Quanto ao povo a protestar, apenas sei de alguns, poucos, protestos de habitantes da Flor da Mata, que não podem ser confundidos com o povo do Seixal;
- Quanto ao lugar de vereador dispenso-o, por isso não posso almejar algo que dispenso... O mesmo não poderá V. Excª afirmar...

Ponto Verde disse...

1 - O Senhor Dr. muito bem sabe , da posse de qualquer propriedade, da sua mudança de propriedade, de protocolos entre a Câmara e outros orgenismos ou empresa, tudo isso implica documentos!!! (era bom que dissesse como!!!" - essa é boa) Que como é óbvio, são documentos oficiais, se Va.Exa.

Estiver interessado em contestar, antes de me chamar de "mentiroso", e vá aos notários e conservatórias respectival e faça por si a investigação!!! mas como sabe que o que falo é bem verdade, e que inclusivamente há noticia de tais documentos publicados na imprensa... só está mais uma vez a atirar areia para os olhos dos cidadãos...

Se o senhor Dr imaginasse os documentos que têm chegado à nossa caixa de correio!!!

2 - Se desconhece investigações, o problema de ser ignorante sobre um caso que está interessado em ter opinião, o problema é seu, mas como tudo isto é "inventado", não se preocupe...

3 - "Poucos protestos na Flor da Mata" , essa é para rir!!! Então os residentes da Flor da Mata, do Pinhal dos Frades, de Fernão Ferro, da Arrentela, da Amora não são cidadãos do Município do Seixal??? Ora essa??? e dois abaixo assinados, uma manifestação, queixas a diversos Ministérios... "são poucos protestos" ? Isto para cidadãos comuns??? Que pena desprezarem desta forma legítimos actos de cidadania em liberdade e democracia.

4 - Quanto à vereação, só faltava mesmo inventar mais essa, o pau mendado de carreira é o senhor, não eu!

Anónimo disse...

"Pau mendado" não conheço...
Mas pelos vistos é mais uma das suas acusações mentirosas... À falta de argumentos o senhor já me acusoude "tachista" - demonstrei-lhe que não o era - de ambicionar ser vereador - já lhe demonstrei que tal não corresponde à verdade ... Agora sou "pau mendado"... Fico a aguardar quais as futuras acusações?
É pena que o senhor não demonstre a mesma transparência que eu demonstro na discussão, mas quem tem alguma coisa a esconder é evidente que é apenas porque sabe que está mentir e por isso convém ocultar a identidade.

Ponto Verde disse...

Óbviamente "escondo-me" no anonimato... para me promover e "chegar a vereador" como menciona.

De novo a questão do anonimato, pensava que já tinha ultrapassado esse trauma, e depois a pensar que eu lhe respondia à questão "como me chegaram determinados documentos"... como diria a nova geração DAAAHH!!!

Preocupe-se a demonstrar as minhas "mentiras" ... claro que sabe que o não o são, se assim fosse, estaria antes preocupado em clarificar a verdade dentro do pântano do seu partido na Margem Sul em vez de se preocupar em chamar mentirosos sos que denunciam as irregularidades!!!

Anónimo disse...

Oppss!
... esta agora dos excelentissímos, Exas. e o que mais estamos aqui para ouvir(Literalmente ver escrever)???
sejamos realistas e relembremos o verdadeiro sentido das coisas....
Cópia da carta existente na Biblioteca Nacional de Lisboa dirigida por Pina Manique, Corregedor de Santarém(e futuro Intendente de Polícia do Marquês de Pombal), ao Duque de Cadaval, Corregedor-Mor da Justiça do Reino.


"*Exmo. Sr. Duque de Cadaval:

Se meu nascimento, embora humilde, mas tão digno e honrado como o da mais alta nobreza, me coloca em circunstância de V. Excia. me tratar por TU, - Caguei para mim que nada valho .

Se o alto cargo que exerço, de Corregedor da Justiça do Reino em Santarém, permite a V. Excia., Corregedor Mor da Justiça do Reino, tratar-me acintosamente por TU,- Caguei para o cargo .

Mas, se nem uma nem outra coisa consentem semelhante linguagem, peço a V.Excia. que me informe com brevidade sobre estas particularidades, pois quero saber ao certo se devo ou não Cagar para V. Excia .


Santarém, 22 de Outubro de 1795

PINA MANIQUE
Corregedor de Santarém* "

Alto aí e pára o baile.Tá... não entro em diálogos... já me dizia o meu paizinho, -Idiotices não se discutem.. meu filho.Até tens um dedinho de testa, e qualquer idiota é mais experiente que tu...logo ...estás em desvantagem!
Obssss... era para terminar com um ponto final...mas não deu...saiu uma exclamação...paciência...(o paizinho é que tinha razão)

Anónimo disse...

Sr Paulo Siva, já era tempo de aprender que existem mais palavras do que "mentira" e "mentiroso"...

Que não consiga provar que as afirmações do Ponto Verde são mentiras, é uma coisa. Agora, mandar areia assim para o ar a ver se cega alguem já começa a fartar um bocadinho. Mas a culpa não é sua, no fundo só está mal quem o leva a sério.

Esta "Flor da Mata" daqui a uns tempos já nem se sabe de quem é que é...mas mesmo assim parece-me que vão querer construir lá qualquer coisa...