quarta-feira, dezembro 06, 2006

SEIXAL - O FAZ...DE CONTA!










Passou mais de um ano sobre as últimas autárquicas, e nada de visivel surge no horizonte, transformamo-nos cada vez mais numa região que avança , ao sabor dos favores de ocasião e dos bochechos de cada período pré eleitoral .

O que se assiste , um ano depois é a uma profusão de obras paradas e até (vergonhosamente) anunciadas, mas enquanto se não vislumbra o seu fim, eis que novas obras se anunciam, vá-se lá saber se são só para entreter ou se são para garantir desde já alguma promessa que é o que para aí prolifera, nesta Pátria dos direitos adquiridos.

No Seixal, não se concluem viadutos parados há mais de um ano, alargamentos de pontes que se não começam , vias que se não concluem, mas eis que se anunciam portos de recreio (TRÊS!) , restaurantes e lugares comuns , é a politica parola no seu melhor, a fuga para a frente num mapa turistico que se pretende existir , mas faltando explicar quais as motivações que alguém exterior ao Município terá para por ele optar... e logo, quais as vantagens que terão os privados (pois tratam-se de investimentos privados) em investir em tais equipamentos. Estou a falar como é óbvio de investimentos sérios e não de economia paralela.

Os responsáveis politicos no Seixal, descobriram agora, com algumas décadas de atraso e depois de destruírem a maioria dos recursos a esse nível, que afinal "Seixal possui um elevado potencial turistico", e esta é mesmo para rir "uma oferta de qualidade na área do lazer"... óbviamente deve-se referir aos permanentes jogos florais que envolvem doutrináriamente o concelho durante todo o ano, na base do córato , do foguete e das excurssões organizadas na província no inicio de Setembro ...

Tudo isto é pouco, muito pouco para autarcas que se irritam quando se propõem alternativas simples e concretas, para amanhã e por baixo custo como é uma ciclovia (que cubra todo o concelho) desenhada no asfalto depois de pensado e regulado o tráfego, como é o caso de estruturas balneares de apoio que desencoragem e sirvam de alternativa aos mergulhos contra a saúde pública que se dão, Verão fora por essas praias ribeirinhas ao abandono... ou se faz cumprir a letra do PDM na protecção ambiental e protecção das florestas, criando, não só junto ao rio, mas nas zonas florestais , parques de lazer, de educação ambiental e de renovação do ar (a custo zero) .

Não é preciso ir "lá fora" à Europa civilizada ver isto e implementá-lo por cá, demos durante o Verão exemplos executados por Câmaras do interior Alentejano que não vivem do desafogo e da mentira de orçamentos assentes na aprovação de loteamentos imobiliários ou de obras em leasing suportadas por grandes grupos económicos .

Será uma questão de cultura ? Certamente! De boa vontade? Sem dúvida! De preocupação com o bem estar das populações ? Fundamentalmente! De formação ? Claro!

Tudo isto é algo que não abunda pela margem sul manietada pelos interesses de dois ou três grupos económicos e com o ónus da manutenção de uma força politica que há muito deu provas de uma completa inépcia no planeamento, de estar ao serviço de interesses que não os da população, de querer agradar a outros que não a quem nela vive e de jogar com os Planos Directores a seu bel-prazer e servindo os mais obscuros e camuflados interesses.

Óbviamente que assim não vamos lá. Mas haverá sempre um eleito aprumado, na primeira linha do servilismo politico-partidário disponível a continuar a servir, não a população que o elegeu, mas a sua vaidade e a sobrevivência da instituição que lhe dá guarida, nem que para tal tenha que parir, de tempos a tempos folhetos como o que sustenta o "Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Concelho do Seixal" .

Claro que não é para levar a sério, senão, o que andaram a fazer nos últimos trinta anos???

Ah! Desculpem, foi isto , não foi ?






4 comentários:

Anónimo disse...

A basófia do post anterior foi-se toda, as verdades são pesadas.

Anónimo disse...

NO EXPRESSO.

"PCP QUER 500 NOVOS DIRIGENTES"
"Uma resolução do Comité Central aponta para que sejam chamados até ao final do ano, mais 500 jovens para cargos dirigentes. Este processo de rejuvenuscimento está em marcha no Parlamento..."

Dêem lá uma oportunidade aos centuriões dos bons costumes na Margem Sul, contra a bloggeiragem desabrida. São eles nas suas próprias e nunca humildes palavras:

- Paulo Silva : "...Sou advogado, sem qualquer avença a nenhuma autarquia, os meus clientes são todos entidades privadas. Depois sou eleito na Assembleia Municipal do Seixal e na Assembleia Metropolitana de Lisboa..."

- Nuno Cavaco : ..."Nuno Miguel Fialho Cavaco , Membro da Comissão Concelhia da Moita do Partido Comunista Português."... ( e mais uns pósinhos como "autarca eleito")

Dêem-lhes lá um dos 5oo lugares que por cá se têm esforçado , mas estão extenuados e sem pedalada para o PontoVerde.

Anónimo disse...

No seixal também irá haver mudanças... jovens e Estalinistas. A CMS também precisa de mudar as caras para continuar a manter o apoio de menos de metade da população eleitora do concelho (a que aparece nas votações). As amizades com os patos-bravos é que estão para ficar (mesmo sendo capitalistas).

nunocavaco disse...

Eu sei que vocês só querem conversa, mas desta vez vou dar um pouco de compreensão aos amigos.

O PCP quer dirigentes e precisa de bons dirigentes. A questão é clara e prende-se com a direcção e organização do partido. Não se prende com cargos remunerados, mas sim com tarefas de partido que como vocês sabem, não são pagas.

Ao insider- a mim já me deram uma oportunidade, sou membro da concelhia e com muita honra. Não sou centurião e nunca tive a pretensão de dar lições de moral a ninguém, apenas dou e gosto de dar a minha opinião.

Quanto à pedalada para o ponto verde, eu essa não comento porque não vou trazer o ponto verde à conversa.

Tudo o resto, são delírios e fantasias de pessoas mal intencionadas.