segunda-feira, setembro 26, 2005

PARCERIAS













Flor da Mata no Seixal, parcerias entre Câmara Municipal e privados, pretendem desde 1999 avançar com construção para esta zona protegida no PDM. Terreno barato se "protegido" e interdita a construção, altamente valorizado se for transformado em mais uma urbanização por via de um Plano de Pormenor, tarefa da autarquia...uma parceria perfeita

O Poder Local democrático trouxe-nos em trinta anos o que do melhor e pior o homem politico é capaz de fazer:

- Excelentes e fundamentais obras sem as quais não teriamos avançado com avançamos como país, mas outras tantas perfeitamente desnecessárias e que nos mantiveram pelo esbanjamento de recursos escassos e em sectores errados, na cauda da Europa.

- Autarcas preocupados com o bem comum e com a gestão dos meios e do território, e gente interessada em servir-se a si, ao partido e a interesses instalados.

- Presidentes de Câmara com visão estratégica abrangente e com futuro, abertos à Europa e verdadeiros caciques com posturas ditatoriais, trejeitos providenciais e métodos controleiros.

-Cidadãos que serviram como membros eleitos nas Câmaras, Juntas de Freguesia, Assembleias sem qualquer beneficio próprio, e um povinho mesquinho que está sempre pronto a aceitar não importa qual o tacho e a fazer um favor ao partido retribuido na melhor ocasião.

- Presidentes de Junta de Freguesia que gerem o bem publico com racionalidade, em contacto aberto e directo com a população (não só a que lhe deu votos) servindo por igual todos os cidadãos e outros que têm do cargo a postura de pequena quinta pessoal, pondo e dispondo dos seus meios em proveito próprio, dos amigos e dos apoiantes.

- Homens tecnicamente preparados ou bem acessorados e gente que acha que tudo sabe, e nada quer saber de sustentabilidade, ambiente e que acham que a Agenda 21 Local, é uma coisa assim como o Borda de Água, mas com fotografias a cores...

Há tudo isto, e há muito mais ... sem falar sequer dos casos postos recentemente a descoberto, gestão transcontinental de campanhas e uso de tempos de antena com recurso a satélite, a distância assim obriga, e outros ligados a Galáxias influentes como as do futebol... É escusado negar, pois é com essa diversidade que nos deparamos, não esquecendo que somos um país de gente mal-formada tecnica e académicamente e mais grave , que acha que já sabe tudo e nada tem a aprender...

Há também um novo lexico o qual nos começamos a habituar a ouvir, entrou-nos na rotina palavras novas como saco-azul, permuta, arguido, relações-perigosas, empresa municipal, gueto, PDM, Planos de Pormenor,ETAR, protocolo, parceria...

De todos estes novos significandos, é este ultimo, parceria aquele em que tudo encaixa, o que tudo branqueia tudo torna "normal". E foi-se tornando de tal forma normal e abrangente que parcerias se formaram, consumaram, e delas até, alguns abusaram sem qualquer consequência juridica ou politica que parece que fomos caír a um território de ninguém... até agora!

O processo é simples, há mesmo quem lhe chame "o milagre das autarquias" , trata-se da gestão das contrapartidas dadas sobretudo a construtores tais como mais fogos aprovados para além do permitido ou outros beneficios com a contrapartida destes se encarregarem de obras que seriam da responsabilidade das câmaras.

Vem isto a propósito de do ex.Presidente da Câmara de Cascais, José Luis Judas ter sido constituido arguido (segundo o PUBLICO 25/09/05) depois de investidação da DGF e Policia Judiciária de 2002, da auditoria da DGF foi concluido que «a parceria com a empresa A.Santo se traduziu em "beneficio" para este e em "prejuizo para o interesse publico que à autarquia cumpria salvaguardar".Para Cascais significou mais cerca de oito mil fogos (da A.Santo e Grisa) e um prejuizo superior a 13 milhões de euros que segundo a IGF, foi a quantia que a Câmara perdeu nas várias permutas de terreno com A.Santo, prejuizo que segundo o relatório poderá ascender a mais de 20 milhões de euros»

Se este caso fizer jurisprudência, quantos casos vamos ver em tribunal? É que pelo que ouvi um dia da boca de um destacado vereador de uma autarquia da Margem Sul, questionado sobre um protocolo e sobre uma "dessas parcerias" faltando-lhe melhor explicação respondeu num esclarecedor :- Mas todos fazem...

8 comentários:

Anónimo disse...

Esta parece que os calou...a todos!!!

Anónimo disse...

E a urbanização Euroareana que já vai em mais de 1600 fogos. Para quem ia começar com 900 até não é mau, como tudo cresce sem chover, será milagre?

João Afonso disse...

A únicaq parceria que eu conheço é a do ponto verde com o PS, com o objectivo de derrubar a CDU, mas essa está a chegar ao fim, de tal modo que, pelo conteudo dos ultimos comentários, a única preocupação já parece ser a de tirar a maioria absoluta à CDU, apostando para o efeito na eleição de um vereador do BE.

Anónimo disse...

Não entendo, para o autor do blog os autarcas do Seixal são os piores do mundo, tem todos os defeitos possíveis e imagináveis, mas depois vai buscar exemplos de outros concelhos para comprovar as suas afirmações, o que demonstra que os autarcas do Seixal não são nada daquilo que ele afirma, e que por isso o ponto verde não passa de um mentiroso!

asdrubal disse...

Pela calada da noite a CDU vai preparando o golpe na destruição do resto da flôr-da-mata.

Já atearam o fogo que tinham que atear.

Estão à espera de ganhar as eleições, para com as garras afiadas e o sangue ao lado da boca desferirem o golpe final.

Cuidem-se, pessoal de Pinhal de Frades. A saga do betão vai continuar em força depois das eleições. Os negócios são chorudos e o PCP não vai ter tempo a perder. Incrível os fantoches dos "verdes" estarem coligados a quem em vez de proteger o ambiente só vê cifrões.

José António disse...

Agora a CDU anda a atear fogos, ao ridiculo que chegaram estes palhaços... Os argumentos não existem e por isso vem a calúnia e o boato. Deve também ter sido a CDU que areou os fogos em Pampilhosa da Serra e no resto do país, voltaram os boatos existentes a seguir ao 25 de Abril de que eram os comunistas que ateavam os fogos. Não tarda muito vou aqui ver o ponto verde e o asdrúbal afirmarem que os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço e andam a matar os velhinhos com injecções atráz da orelha... Tenham vergonha!

Anónimo disse...

Poxa isso tb não... os comunistas não são assim...espera injecções ???onde já vi isto em directo e tudo??? Foi na agora Rússia?? Para "acalmar" uma senhora que numa conferencia de impressa, sobre a tragédia do submarino afundado aqui a uns anos, estava a falar demais???não isso não acontece!!!

Maria Almeida disse...

Excelente artigo!!! Bom trabalho!!! Porque não dão todos uma grande volta pelo Concelho do Seixal....é que palavras para quê têm sido artistas portugueses, e que artistas!!! A última vez que o fiz fiquei desolada. Pelos vistos não vêem nada estes comunistas, gostam de viver na "merde", na calúnia, sim, são mestres. Graças a Deus que já há muito que não tenho que levar com eles. Quanto ao ponto verde, tenha paciência, já dizia um comentarista anterior "água mole em pedra dura..." , talvez um dia estes "afonsos e lourenços" consigam curar as suas estupidezes crónicas, ou pelo menos podiam aprender a ler melhor o que de facto está escrito. Boas Festas a todos, camaradas ;-)))