domingo, setembro 25, 2005

CORRUPÇÃO , DESPERDICIO E A GESTÃO DANOSA DO TERRITÓRIO













foto-Seixal (Arrentela), para muitos um exemplo, na perspectiva ambiental, de alegada gestão danosa do ambiente e do território

A noticia de ontem sobre o ex. autarca José Luis Judas de que este podia vir a ser acusado de gestão danosa levanta questões que podemos comparar à abertura de uma Caixa de Pandora cujas consequência, ao se generalizarem e alargarem, no que é o âmbito da "gestão danosa", podem-se revelar extremamente estimulantes para a Democracia e para o Poder Local.

Passaram três dècadas sobre a implantação deste modelo democrático, essas três décadas permitem já fazer um balanço e mais que um balanço, permitem identificar as forças ou força politica responsável por esta ou aquela decisão, e mais que isso , identificar personagens que no espaço e no tempo foram os decisores ou executores de determinadas politicas para o bem comum ou se pelo contrário serviram primeiro que tudo interesses privados, partidários, quando não pessoais.

Num tempo em que os recursos são escassos e há critérios internacionais a respeitar, é já dado adquirido que uma machadada na corrupção que grassa em Portugal e na economia paralela , teriam um impacto positivo de tal dimensão que se estima poder Portugal igualar a Finlândia no ranking do desenvolvimento , ou que os problemas de mobilidade dentro das grandes àreas metropolitanas fazem-nos perder em combustivel gasto e tempo perdido cerca de 2% do PIB, vê-se o óbvio, que determinadas politicas ditas locais têm um impacto directo na economia nacional, na nossa riqueza e no bem comum.

Hoje Portugal tem mais 50% de àrea urbana do que há dez anos segundo um estudo cartográfico feito pela Agência Europeia do Ambiente, repito , há hoje mais CINQUENTA POR CENTO de àrea urbana do que há dez anos atráz! ou seja, um terço do que está constrído foi-o nos ultimos dez anos, os outros dois terços correspondem ao construido nos outros, oito séculos como país... responsáveis? Pense nos autarcas que estiveram no poder nesse periodo e nos anos anteriores, pensem também nos autores dos PDM para cinquenta milhões de habitantes, muitos deles ainda hoje à frente das respectivas autarquias...

Claro que as àreas metropolitanas de Lisboa e Porto e o Algarve foram as que tiveram maior expressão, por outro lado, o aumento das àreas urbanas deu-se à custa da agricultura, se bem que tenha também havido mudanças em algumas zonas de utilização agricola para florestal e vice versa.O que há também é menos vegetação natural, em 2000 havia quase dez por cento menos do que em 1990.

Depois temos outros dados assustadores, Portugal é o país da União Europeia com a maior percentagem de árvores abatidas em relação à quantidade de àrea reflorestada entre 1990 e 1999, dados do Eurostat sobre Florestas e Ambiente.

E a seguir só nos falta falar dos incêndios, Portugal está neste campo a perder floresta a uma taxa superior ao da destruição da floresta amazónica, arderam 800 mil hectares nos ultimos dez anos, e este ano o balanço ainda não acabou e já arderam até dia 1 de Setembro, 240 mil hectares (em Espanha tinham ardido até à mesma data 130 mil hectares...).

Voltando ao Betão , ao Sul e fugindo da Margem Sul, para não ferir susceptibilidades e não nos perdermos na análise fria dos numeros, temos que não se prevê a análise e correcção do erro, do modelo de desenvolvimento adoptado, é que para os próximos anos está prevista a construção de mais betão (cem mil "moradias e apartamentos") segundo alguns trabalhos jornalisticos, mas um numero sujeito a diversas interpertações e contestado pelo autarca Macário Correia, por seu lado a posição do ex. presidente da LPN-Algarve, Arquitecto Fernando Pessoa é a de que "se vai trazer a descaracterizacão total ao Algarve, em vez de se promover um turismo de acordo com as caracteristicas existentes..." .

Isto para não mencionar que há neste momento no Algarve cerca de 30 mil apartamentos à espera de comprador e que os preços começaram já a baixar de forma preocupante para os investidores e especuladores...

Tudo isto que atrás foi descrito tem no todo ou em parte contornos de Gestão Danosa de um País , pelo que ao se avançar com a acusação a José Luis Judas, ser possivel afirmar estar-se perante um caso que se poderia ver generalizado ao país (falando de poder central) e ao território (falando de poder local),talvez assim se voltasse a credibilizar os politicos e os autarcas, embora a sociedade civil esteja longe de acreditar que tal venha a acontecer.

Ao acontecer arriscar-nos-iamos a ver as nossas autarquias a serem geridas a partir do Rio de Janeiro e outros destinos...
_________________________________________________
Nota.

Introduzimos hoje uma nova funcionalidade disponivel no blogger , trata-se da verificação de letra por parte do sistema para evitar a entrada de comentários - publicidade, com os quais começavamos a ser invadidos. Tudo o resto está como antes, os comentários continuam a ser bemvindos.

25 comentários:

Anónimo disse...

A ausência de responsabilidade dos titulares de cargos publicos e gestores nomeados pela confiança politica e não capacidade técnica,nos conduzam ao lugar de desenvolvimento que ocupamos, o mesmo se passa nas câmaras onde as decisões politicas ultrapassam os pareceres técnicos. Como deve ser frustrante ser arquitecto numa Câmara Municipal.
Manuel Tiago

Anónimo disse...

Ou os pareceres técnicos impõem-se às vontades políticas?

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso o pensamento politico deste post, e que é o seguinte: Todo o poder autárquico é mau, mas por favor votem no Seixal para derrubar o mau poder autárquico da CDU por um mau poder autárquico do PS...
O Ponto Verde continua a sua campanha demagógica para derrubar a Câmara CDU do Seixal, estando numa campanha de vale tudo. Desesperado, e volto a utilizar a palavra desesperado, o ponto verde já passou ao ponto de considerar que todo o poder autárquico é mau, corrupto, danoso.
Se fosse objectivo verificaria que os chamados "autarcas bandidos", ou "autarcas arguidos" são de todas as forças políticas, excepto da CDU, o que demonstra a superioridade moral dos comunistas!
É claro que em resposta a esta minha afirmação o ponto verde, no seu delirio, vai afirmar que a Policia Judicíária e o Ministério Público estão infectados de comunistas, e por isso não investigam os perigosos comunistas qeu estão à frente das autarquias da margem sul, o que será tão delirante como o post sobre a pressão da Câmara do Seixal sobre o Google...

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer que efectivamente já houve um presidente de Cãmara da CDU que foi condenado por práticas ilicitas, foi Presidente de Cãmara de Vila Viçosa e não me lembro o nome, só que em consequência da sua actuação foi expulsod e militante do PCP, e actualmente é o candidato do PS à Presidência da Câmara de Vila Viçosa. Este facto demonstra igualmente a superioridade moral dos comunistas, bem como quem dá abrigo a candidatos arguidos ou bandidos...

Anónimo disse...

Este post não diz vez nenhuma mal da CDU Seixal, mas para desacreditar o auror veja-se o chorrilho de areia para os olhos que atira este senhor e espalha-se ao comprido com uma teoria para não haver processos contra Câmaras Comunistas...que se calhar até é verdade, não me tinha ainda ocorrido tal, mas se é um membro do PCP a dar-nos a ideia, e sabendo que para eles as palavras valem o que valem...

O artigo não é nada delirante, revela ´s uma realidade dramática, que sustentabilidade para um país quando o construido nos ultimos dez anos significa 1/3 de tudo o construido em oito séculos de história!!!
Manuel Tiago

Anónimo disse...

Já agora onde está o apelo ao voto no Seixal para derrubar sei lá quem? ou Todo o poder autárquico é mau...superioridade moral dos comunistas... AHAHAHAH!!!... parabéns ao delirante e desesperado autor, acho que está a pôr o dedo na ferida e a incomodar muita gente... já agora este senhor poderia explicar o esquema da mudar o campo do Amora para lá construir e depois avançar com a tal marina...é verdade????

Manuel Tiago

Anónimo disse...

Não é mentira, como são mentiras todos os boatos propalados neste blog, e nos comentários do ponto verde. Há umas ideias imobiliárias do Amora Futebol Clube, apadrinhadas pelo vereador do PS Costa Velho, chamado Amora Século XXI de construção de um hotel, de apartamentos e de escritórios nesses terrenos. O Campo do Amora ficaria no mesmo lugar. Esse projecto foi apresentado publicamente aos sócios do Amora, em várias sessões convocadas para o efeito, onde estava o referido vereador do PS a dizer que o projecto era grandioso e que tinha tudo para dar certo, e que se o PS ganhasse a Câmara tudo aquilo iria ser uma realidade, e que era o poder autárquico comunista que impedia o Amora de progredir. Eu estive presente em duas destas sessões e fui confrontado com esta triste realidade. Da parte da Câmara nunca foi dada qualquer resposta a este projecto megalomano do Amora, por considerar que os terrenos não são do Amora e por isso não se pode falar com quem não é proprietário dos terrenos.

Anónimo disse...

Será verdade o que se ouve que a campanha do PS para a Câmara vai de mal a pior e já ninguém se entende? Primeiro era o Samuel, número dois da lista à Câmara que deixou de falar com o Costa Velho, presidente da Comissão Politica concelhia do PS, agora foi o Menezes Rodrigues que deixou de falar com o Samuel, ao saber que o Samuel andava a dizer que o Menezes Rodrigues, caso o PS ganhasse as eleições, tinha de ser logo afastado pois não estava preparado para ser Presidente de Câmara, tudo para o Samuel passar a nº 1, e ser ele o Presidente de Câmara.

Anónimo disse...

Isso não é nada já há candidatos do PS às juntas que dizem à boca cheia que para a Câmara e Assembleia Municipal vão votar na CDU, sendo o caso mais flagrante o do candidato do PS a presidente da Junta de Corroios que na apresentação da Seixaliada, elogiou a iniciativa. Em consequência levou uma reprimenda do Samuel, o que originou que o Rodrigues ande a dizer a toda a gente que para a CÂmara e Assembleia Municipal vota na CDU

Anónimo disse...

A propaganda eleitoral da CDU encapotada de comentários a temas perfeitamente despropositados é uma prova de que afinal a CDU tem em consideração as "mentiras" devidamente fundadas e documentadas por fotografias que aqui são publicadas.

Só que do veneno, ausente de ideias que aqui vemos ser metido na campanha do PS , parece ser notório que há da parte da CDU um medo enorme no que vai resultar dos resultados eleitorais.

Dividir para reinar, achava era piada que depois de tantas baterias apontadas ao PS acabasse por beneficiar quer o infrator, quer outras forças concorrentes.

Cá estamos como membros da sociedade civil e eleitores "desenquadrados", (outra figura que vos mete medo) para ver o que isto dá... possivelmente num movimento de cidadãos daqui a quatro anos, é que os politicos profissionais instalados parecem estar mais preocupados com os golpes palacianos do que com os cidadãos.

E a CDU? o Alfredo Monteiro parece e aparece cada vez mais sózinho? Afinal a Corália ainda não deu provas crediveis como delfim (cada vez que abre a boca...)O Jorge Silva... e os "novos" parece que foram apagados...

Anónimo disse...

não me digam que os terrenos em causa do Amora são na verdade do EngºTemporão. E que o homem só deixa aquilo avançar se puder construir no local onde está o campo nº2 e 3 do Amora.

Não me digam também que os Venâncios não têm conseguido avançar com as obras da Marina por não terem os amigos certos e que só quando venderem o projecto a um engº da nossa praça é que aquilo desbloqueia na Direcção de ambiente.

Não me digam nada disto, meus senhores.

Quanto ao João Afonso, de facto anda a delirar. Deve ter sido depois de ler o Outra Banda e o Boletim Municipal ao mesmo tempo, o autor do blog não falou da CMS, mas logo o J.Afonso se apressou a fazer comentários mais delirantes. Tss Tss, anda com medo do Bloco de Esquerda, que eles lhe retirem um verador ?

Os candidatos do PS não se entendem ? Nada de novo, infelizmente. Alguém me diz quem é esse Sr.Samuel

Anónimo disse...

O Costa Velho anda a jurar vingança contra o Samuel, e afirma à boca cheia que só está à espera que o PS perca as próximas eleições autárquicas para avançar. Há muitos socialistas destacados que afirmam ir votar na CDU só para provocar uma derrota histórica ao PS.

Anónimo disse...

Votem porque a única coisa em que o concelho do Seixal é verdadeiramente Campeão é na Abstenção. E a CDU sabe-o e deixa-se ficar caladinha... pra ver se passa. A CDU sabe que com uma participação na ordem dos 65% de leitores ela perde a Câmara.

Anónimo disse...

...e os comunistas que entregaram o cartao envergonhados da politica realizada pela CDU no Concelho ...

e as explusões no PC ...

e os social democratas que entregaram o cartão quando o PSD fez uma coligação com o PC nas freguesias do concelho do seixal...

e as prateleiras de funcionarios na camara ....

e a força dos funcionarios do PC que mandam mais que os eleitos...

e aqueles que se pensam mais espertos que os outros e andam infiltrados mas todos sabem quem sao...

os tempos mudaram, camaradas.

Anónimo disse...

os amanhãs de hoje sao diferentes dos amanhãs de ontem.

construir o amanha sem que entenda o que se passa hoje pode ser um mau sinal para quem teve aqui sempre o poder. Um dia havia de chegar um amanhã diferente.

homenagem a quem entendeu isto tudo e se retirou com a certeza de que o seu amanhã será bem diferente dos seus camaradas que ficaram só para dizer ... até amanhã camaradas .

Anónimo disse...

Este Dr. Paulo Silva, João Afonso como é aqui apresentado, deve andar com o rabo no meio das pernas, não vá perder a avença caso a CDU perca as eleições.

Força Dr., puxe aí do seu folclore, dos mexericos, do diz que disse, do zangam-se as comadres, para combater a reacção.

Força Dr., que no Seixal a reacção não passará!

Este Dr. deveria ter vergonha naquilo que tem feito na Amora: rebentou com a banda filarmónica da Amora (banda centenária), meteu em tribunal a Associação de Reformados e Idosos da Amora, porque a CDU não conseguiu dar o golpe na direcção (foram corridos).

Sr. Dr. os amorenses não esquecem...

Anónimo disse...

acresce que ainda rondou o Amora, tentando acabar com aquilo sem sucesso, e que é amigo de quem lhe pague mais, depois vem para aqui levantar suspeitas sobre desavenças nos outros partidos.

Está de facto com medo e vai ver que é o BE que lhe vai retirar um vereador e a maioria na AM.

Anónimo disse...

Este Zé da Amora parece que tem um trauma chamado Paulo Silva... Por mim pode chamar-me Paulo Silva sempre que quiser, pode ser a forma de tirar a licenciatura que me falta... Já posso dizer aos pais que sou doutor! Obrigado pelo canudo.
Quanto às suas afirmações, apesar de não ser advogado de defesa do Paulo Silva sempre lhe direi, como sócio do Amora, que o mesmo nunca recebeu qualquer valor do Amora e que sempre tratou graciosamente do contencioso do clube.

Anónimo disse...

Parece que o Ponto Verde e amigos estão todos desesperados com o PS e o PSD que se viraram para o BE...

Anónimo disse...

Senhor Zé da Amora, parece que anda muito preocupado comigo, fique sabendo que não estou nada preocupado com avenças na Câmara, porque não as tenho. Luto por convicções e ideais e não por interesses, ao contrário de si.
Quanto ao Amora Futebol Clube sempre o tenho servido de forma desinteressada, pagando do meu bolso até as custas judiciais. Por ultimo não me confunda com quem eu não sou.

Anónimo disse...

Que triste esta Câmara. Manuel Tiago II

Anónimo disse...

Só uma correcção. Nos últimos três anos, arderam mais de 800.000 hectares, até agora. Porque este ano vai nos 256.000 ha e ainda não acabou.
Nos dez anos anteriores (desde 1993 a 2003) arderam 1.042.000 hectares.
Isto, além do vale tudo que por aqui é denunciado e que, nuns lados mais, noutros menos, é por todo o país. Quem nos desgoverna há tantos anos podia pôr a mão na consciência. -- JRF

Anónimo disse...

Sr. Dr. Paulo Silva ou João Afonso, explique-nos lá a tentativa de golpe (fracassada), da CDU, para a direcção da ARPI da Amora? e os 1.500 contos que o sr. dr. fez esta associação gastar? Explique-nos a decisão favorável do tribunal, contra a sua vontade...

Diga-nos dr.não seria giro a banda da Amora participar no Festival Internacional, no concelho do Seixal? Porque é que o PCP e o sr. rebentou com ela? porque não conseguiram controlá-la?

Os amorenses não esquecem...

Anónimo disse...

Ó Zé da Amora não entendo como é que a ARPI gastou 1.500 contos com o processo judicial se estava isenta de custas e paga uma avença mensal a uma advogada, pelo que o dinheiro deve ter ido parar ao bolso de alguém! Quanto a decisões favoráveis a única que houve foi contra a direcção da AURPIA!

Anónimo disse...

A propósito Zé da Amora será que vais votar no Menezes Rodrigues que nasceu na Amora, mas que renegou a sua terra e diz ter nascido no Seixal?