segunda-feira, setembro 26, 2005

PARCERIAS













Flor da Mata no Seixal, parcerias entre Câmara Municipal e privados, pretendem desde 1999 avançar com construção para esta zona protegida no PDM. Terreno barato se "protegido" e interdita a construção, altamente valorizado se for transformado em mais uma urbanização por via de um Plano de Pormenor, tarefa da autarquia...uma parceria perfeita

O Poder Local democrático trouxe-nos em trinta anos o que do melhor e pior o homem politico é capaz de fazer:

- Excelentes e fundamentais obras sem as quais não teriamos avançado com avançamos como país, mas outras tantas perfeitamente desnecessárias e que nos mantiveram pelo esbanjamento de recursos escassos e em sectores errados, na cauda da Europa.

- Autarcas preocupados com o bem comum e com a gestão dos meios e do território, e gente interessada em servir-se a si, ao partido e a interesses instalados.

- Presidentes de Câmara com visão estratégica abrangente e com futuro, abertos à Europa e verdadeiros caciques com posturas ditatoriais, trejeitos providenciais e métodos controleiros.

-Cidadãos que serviram como membros eleitos nas Câmaras, Juntas de Freguesia, Assembleias sem qualquer beneficio próprio, e um povinho mesquinho que está sempre pronto a aceitar não importa qual o tacho e a fazer um favor ao partido retribuido na melhor ocasião.

- Presidentes de Junta de Freguesia que gerem o bem publico com racionalidade, em contacto aberto e directo com a população (não só a que lhe deu votos) servindo por igual todos os cidadãos e outros que têm do cargo a postura de pequena quinta pessoal, pondo e dispondo dos seus meios em proveito próprio, dos amigos e dos apoiantes.

- Homens tecnicamente preparados ou bem acessorados e gente que acha que tudo sabe, e nada quer saber de sustentabilidade, ambiente e que acham que a Agenda 21 Local, é uma coisa assim como o Borda de Água, mas com fotografias a cores...

Há tudo isto, e há muito mais ... sem falar sequer dos casos postos recentemente a descoberto, gestão transcontinental de campanhas e uso de tempos de antena com recurso a satélite, a distância assim obriga, e outros ligados a Galáxias influentes como as do futebol... É escusado negar, pois é com essa diversidade que nos deparamos, não esquecendo que somos um país de gente mal-formada tecnica e académicamente e mais grave , que acha que já sabe tudo e nada tem a aprender...

Há também um novo lexico o qual nos começamos a habituar a ouvir, entrou-nos na rotina palavras novas como saco-azul, permuta, arguido, relações-perigosas, empresa municipal, gueto, PDM, Planos de Pormenor,ETAR, protocolo, parceria...

De todos estes novos significandos, é este ultimo, parceria aquele em que tudo encaixa, o que tudo branqueia tudo torna "normal". E foi-se tornando de tal forma normal e abrangente que parcerias se formaram, consumaram, e delas até, alguns abusaram sem qualquer consequência juridica ou politica que parece que fomos caír a um território de ninguém... até agora!

O processo é simples, há mesmo quem lhe chame "o milagre das autarquias" , trata-se da gestão das contrapartidas dadas sobretudo a construtores tais como mais fogos aprovados para além do permitido ou outros beneficios com a contrapartida destes se encarregarem de obras que seriam da responsabilidade das câmaras.

Vem isto a propósito de do ex.Presidente da Câmara de Cascais, José Luis Judas ter sido constituido arguido (segundo o PUBLICO 25/09/05) depois de investidação da DGF e Policia Judiciária de 2002, da auditoria da DGF foi concluido que «a parceria com a empresa A.Santo se traduziu em "beneficio" para este e em "prejuizo para o interesse publico que à autarquia cumpria salvaguardar".Para Cascais significou mais cerca de oito mil fogos (da A.Santo e Grisa) e um prejuizo superior a 13 milhões de euros que segundo a IGF, foi a quantia que a Câmara perdeu nas várias permutas de terreno com A.Santo, prejuizo que segundo o relatório poderá ascender a mais de 20 milhões de euros»

Se este caso fizer jurisprudência, quantos casos vamos ver em tribunal? É que pelo que ouvi um dia da boca de um destacado vereador de uma autarquia da Margem Sul, questionado sobre um protocolo e sobre uma "dessas parcerias" faltando-lhe melhor explicação respondeu num esclarecedor :- Mas todos fazem...

8 comentários:

Anónimo disse...

Esta parece que os calou...a todos!!!

Anónimo disse...

E a urbanização Euroareana que já vai em mais de 1600 fogos. Para quem ia começar com 900 até não é mau, como tudo cresce sem chover, será milagre?

Anónimo disse...

A únicaq parceria que eu conheço é a do ponto verde com o PS, com o objectivo de derrubar a CDU, mas essa está a chegar ao fim, de tal modo que, pelo conteudo dos ultimos comentários, a única preocupação já parece ser a de tirar a maioria absoluta à CDU, apostando para o efeito na eleição de um vereador do BE.

Anónimo disse...

Não entendo, para o autor do blog os autarcas do Seixal são os piores do mundo, tem todos os defeitos possíveis e imagináveis, mas depois vai buscar exemplos de outros concelhos para comprovar as suas afirmações, o que demonstra que os autarcas do Seixal não são nada daquilo que ele afirma, e que por isso o ponto verde não passa de um mentiroso!

Anónimo disse...

Pela calada da noite a CDU vai preparando o golpe na destruição do resto da flôr-da-mata.

Já atearam o fogo que tinham que atear.

Estão à espera de ganhar as eleições, para com as garras afiadas e o sangue ao lado da boca desferirem o golpe final.

Cuidem-se, pessoal de Pinhal de Frades. A saga do betão vai continuar em força depois das eleições. Os negócios são chorudos e o PCP não vai ter tempo a perder. Incrível os fantoches dos "verdes" estarem coligados a quem em vez de proteger o ambiente só vê cifrões.

Anónimo disse...

Agora a CDU anda a atear fogos, ao ridiculo que chegaram estes palhaços... Os argumentos não existem e por isso vem a calúnia e o boato. Deve também ter sido a CDU que areou os fogos em Pampilhosa da Serra e no resto do país, voltaram os boatos existentes a seguir ao 25 de Abril de que eram os comunistas que ateavam os fogos. Não tarda muito vou aqui ver o ponto verde e o asdrúbal afirmarem que os comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço e andam a matar os velhinhos com injecções atráz da orelha... Tenham vergonha!

Anónimo disse...

Poxa isso tb não... os comunistas não são assim...espera injecções ???onde já vi isto em directo e tudo??? Foi na agora Rússia?? Para "acalmar" uma senhora que numa conferencia de impressa, sobre a tragédia do submarino afundado aqui a uns anos, estava a falar demais???não isso não acontece!!!

Anónimo disse...

Excelente artigo!!! Bom trabalho!!! Porque não dão todos uma grande volta pelo Concelho do Seixal....é que palavras para quê têm sido artistas portugueses, e que artistas!!! A última vez que o fiz fiquei desolada. Pelos vistos não vêem nada estes comunistas, gostam de viver na "merde", na calúnia, sim, são mestres. Graças a Deus que já há muito que não tenho que levar com eles. Quanto ao ponto verde, tenha paciência, já dizia um comentarista anterior "água mole em pedra dura..." , talvez um dia estes "afonsos e lourenços" consigam curar as suas estupidezes crónicas, ou pelo menos podiam aprender a ler melhor o que de facto está escrito. Boas Festas a todos, camaradas ;-)))