terça-feira, maio 09, 2006

SEIXAL, A NEGRA HERANÇA "COMUNISTA"














O que se passa para as gerações seguintes é sistemáticamente pior do que recebemos da geração anterior, os adultos decisores de hoje, face a quem hoje acaba de nascer , deveria ser punida desde já pelo mundo inabitável que lhes vão deixar, poluído e d
elapidado de recursos e de paisagem

O cartoon de Luis Afonso publicado na PUBLICA do passado fim de semana diz muito mais que muitos textos de opinião, discursos ou projectos de boas intenções, e , aplica-se na perfeição à Margem Sul, uma vasta região privilegiada em termos geográficos, paisagisticos e de clima, mas tomada de assalto - nos ultimos trinta anos, com maior incidência para a última década e meia - pelos interesses associados ao "betão" pelos suspeitos do costume (especulação imobiliária,corrupção, urbanização selvagem, corrupção, futebol, corrupção, financiamento partidário, corrupção, financiamento autárquico...).

Dos Municípios que fazem parte desta região entre Tejo e Sado, a autarquia com comportamento mais despoduradamente negativo é a do Seixal, mesmo considerando que a freguesia que mais cresceu na ultima década na região, foi a da Quinta do Conde - Sesimbra, mas quanto a freguesias campeãs de crescimento vem logo a seguir com Corroios, graças à megalómana urbanização de Santa Marta e á expansão urbana que ligou fisicamente Corroios com Feijó e Laranjeiro e formando assim uma mole urbana que vai de Cacilhas ao Seixal.












Embora os nomes estejam pouco visiveis na imagem , (clique na imagem para aumentar) a laranja estão Quintas ou espaços verdes "herdados", como tal ,das gerações anteriores (antigas propriedades da Monarquia, Aristocracia e Ordens Religiosas) .Foram transformadas no espaço de uma geração em urbanizações. Herdou-se da melhor "carne do lombo" e vai-se dar a herdar "restos para cão" às futuras gerações...

Embora esta frente fosse suficiente para dar o exemplo do Seixal como do pior urbanismo que de momento se faz em todo o país (e por consequência na Europa) , o facto é que há crescimento descontrolado em multiplas outras direcções, na Freguesia do Seixal que é preciso engordar para equilibrar com a Amora) com a Quinta da Trindade , o que foi feito no que era a antiga fábrica Wicander´s ,o que pretendem transformar a Quinta do Outeiro, ou a urbanização engatilhada para junto do Forum Cultural. Depois há uma urbanização descontrolada em curso desde Paio Pires, à Baía do Seixal, Farinheiras, Arrentela, Quinta da Torre, Quinta Fonte da Prata, Casal do Marco... Agora formando nova mole urbana que acabará por unir o braço do rio Coina ao Braço do rio Judeu, em habitação ... sem comprador!!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Um concelho que é uma vergonha, feio, descaracterizado, sem planeamento, dormitório, em termos urbanisticos. No Seixal não há rei, nem roque. Para os "camaradas" é óptimo, o pessoal vem para cá para dormir e assim não faz ondas.

Que Deus nos acuda!

Anónimo disse...

Ai dor de cotovelo, a quanto obrigas... Não há dúvida a dor de cotovelo do ponto é tão grande, o desespero é enorme, que o homem só diz disparates. A apologia das quintas da aristocracia, o qu'ísto chegou...

nunocavaco disse...

Aliás o meu colega cartoonista, é meu colega mesmo, e até de outras lides, de certo que não se referia ao Seixal. Amigo ponto verde esta é demais, se calhar vou levar o post para discutir no partido com os meus camaradas, é que esta está de morte. Já pareces o Ben Hill, :)

Um abraço e continua bem disposto.

Anónimo disse...

As futuras gerações não acharão tanta graça como o PCP e o senhor Cavaco.

Anónimo disse...

o concelho do seixal é seguramente um dos concelhos mais descaracterizados do país.

basta passar a ponte para ver que se andou décadas a desbaratar milhões de contos e está tudo desordenado , " feio como as paivas"nas palavras de ribeiro teles.

algumas zonas abandonadas ( area ribeirinha de amora ) em que parece um espaço fantasma , ao melhor estilo romeno. nada faz urbanisticamente sentido. força ponto

Anónimo disse...

Este ultimo comentário ou foi escrito por um atrasado mental, por um mentecapto ou por um ignorante... Não há dúvida que a margem norte de Lisboa é um exemplo de urbanismo!... Basta uma deslocação a Sintra, que nunca foi gerida pelo PCP, para se tirar um mestrado... Mas se quisermos fazer um doutoramento, o melhor é deslocarmo-nos à Area Metropolitana do Porto, cujas autarquias nunca foram do PCP, para se ver o que é urbanismo e planeamento. Seria bom, fazer-se um estudo comparativo entre planeamento urbanistico na margem norte e na margem sul da Area Metropolitana de Lisboa, e depois efectuar um estudo comparativo entre a Area Metropolitana de Lisboa e do Porto. Não tenho a minima dúvida que o resultado desse estudo calaria de vez o ponto verde, a maria vai com deus e os amiguinhos. Mais esses estudos permitiriam concluir aquilo que qualquer pessoa com "dois dedos de testa" conclui, o trabalho efectuado pelos autarcas da margem sul bate por KO os da margem norte e em relação aos do norte do país nem há comparação, o que demonstraria a qualidade dos autarcas comunistas.

Anónimo disse...

os bons exemplos de urbanismo existem por todo o lado mas os municipios comunistas que dizem ser diferentes sao iguais aos seus amigos captialistas.
na margem norte temos exemplos da amadora e Loures e aposto de outros que agora n me recordo.

Ponto Verde disse...

Os senhores João Afonso e Nuno cavaco podiam ir em contramão na autoestrada que nunca assumiriam que iam no sentido errado, o mal estaria sempre nos outros.

O senhor Cavaco que até me parece um jovem inteligente, deixe essa tática do escárnio em relação a ideias contrárias da sua, até o senhor João Afonso e penso que é João Madeira, já entraram por outra abordagem.É que bem sabem que o que aqui trago é verdadeiro e fundamentado... e legitimamente defendem os tachos que têm no partido e nas autarquias o que parece ser compreensivel.

Aos que encontram motivo de critica noutros concelhos, nem precisam de fazer um blogue, o comité central trabalha por eles, por isso sejam democratas e permitam que haja alguém que discorde da vossa linha de pensamento, o que até é legitimo, pois que pelas ultimas presidenciais a Margem Sul é o novo Cavaquistão!

Anónimo disse...

Os argumentos utilizados pelo Ponto verde aplicam-se a ele próprio, com efeito aceite as ideias dos outros e não pense que é o dono da verdade absoluta, o ponto verde igualmente podia ir em contramão na autoestrada que estaria convencido que estava a circular pelo lado correcto, aliás há 30 anos que está em contramão no concelho do Seixal e continua a chamar aos outros parvos e convencido que ele é o único iluminado. Quanto a tachos desconheço, o que eu sei é que trabalho como profissional liberal e não tenho negócios com nenhuma câmara comunista. Se o ponto verde corre por tachos, eu corro por ideiais e defendo aquilo que é melhor para o concelho onde nasci, por isso tenho votado sempre nas autarquias na CDU.

Tia Cremilde disse...

vim restribuir a visitinha! qt à "pesada herança"... já estou por tudo! é deprimente, mas já nada me espanta... só me deprime!

Suevo disse...

Ainda mais negra é a população do Seixal, isso parece uma cidade africana!