quinta-feira, maio 11, 2006

DE COSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO







Hoje deixo-vos com três trabalhos publicados no DN de ontem, não carecem de mais palavras, para além de o artigo de Pedro Rolo Duarte merecer ser lido na íntegra, o terceiro trabalho vem na página de Economia e refere:

"Os Espanhóis podem alcançar nível de vida Alemão em 2008 - De acordo com o Deutche Bank, a Espanha poderá ter, dentro de dois anos, o mesmo rendimento per capita da Alemanha, a maior economia da UE.A Educação é o factor que mais prosperidade trouxe a Espanha, graças a maior investimento no ensino superior (...)A Itália só alcançará o rendimento per capita Alemão em 2014; a Grécia e Portugal demorarão ainda muitos mais anos a fazê-lo" .

Um recente relatório mencionava que, não fosse a corrupção e a economia paralela e Portugal poderia aspirar a um PIB semelhante ao da Finlândia...
______________________________________________________
Agora as palavras de PRD:


Jornalista pedro.roloduarte@gmail.com
Pedro Rolo Duarte

O estudo de mercado "O Poder de Sedução de Portugal", levado a cabo pela empresa TNS Portugal, concluiu que os portugueses não se interessam pelo seu país, são pessimistas e estão pouco preocupados com o futuro da pátria.

Alguma novidade? Penso que não. Basta ver a forma como tratamos do nosso bocado - seja no património ou no urbanismo, na defesa do ambiente ou no cuidado com a paisagem - para confirmar o desinteresse geral por "isto" que nos rodeia.

É óbvio que, em geral, nos estamos "nas tintas" para o país e preocupados apenas com a nossa "vidinha".


"Se Portugal fosse uma marca, e se nada fosse feito, estaríamos em risco de desaparecer" - Luís Simões, da empresa TNS Portugal, chega a esta conclusão ao observar o tal estudo à luz dos critérios que determinam o valor de uma marca, da notoriedade à fidelização, dos sentimentos que desencadeia nos "consumidores" à "imagem" que
transmite. (...)


8 comentários:

Anónimo disse...

o ordenamento e planeamento do territorio não preocupa o cidadao comum que esta mais preocupado a olhar para o seu humbigo e a dizer mal de tudo e de todos mas não olha para o que faz. a culpa do desordenamento não é de um só partido mas de todos que estão no poder a todos os niveis, mas os politicos que temos sao o retracto do povo que somos.

Anónimo disse...

Governo vai avançar com construção de novo hospital no Seixal

O Ministério da Saúde quer avançar com a construção de um novo hospital no Seixal (arredores de Lisboa, na margem Sul do Tejo), provavelmente no Fogueteiro.
A notícia surge na edição desta quinta-feira do jornal Público, que refere que a mudança é sugerida pela mesma equipa de especialistas que num estudo anterior defendera como alternativa o alargamento do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Já a Plataforma Juntos Pelo Hospital no Concelho do Seixal, que organizou vários protestos, diz que a reviravolta é a «prova de que vale a pena lutar por uma causa em que se acredita».

O anúncio feito ontem pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, segue as novas recomendações da equipa liderada pelo economista Daniel Bessa sobre as prioridades de construção da nova vaga de hospitais em parceria com o sector privado, depois de o estudo ter estado em discussão pública.

No relatório inicial, os especialistas da Escola de Gestão do Porto defendiam a ampliação em mais 150 camas do Hospital Garcia de Orta, como forma de resolver as carências de cuidados das populações do Seixal, Almada e Sesimbra.

A equipa considerava que esta solução era preferível em termos de «custos, racionalidade e eficiência», à construção de uma nova unidade, para não se repetirem a sul do Tejo «exemplos que ficam como expoentes de irracionalidade e desperdício».

Agora, a mesma equipa justifica a inversão na proposta com a «única objecção razoável» ao alargamento do Garcia de Orta: os problemas de acesso rodoviário ao actual hospital.

Vale a Pena lutar

Espiga disse...

- Campanha pela defesa do Bosque Fonte das Avencas
- Campanha pela promoção da bicicleta na Amadora
- Campanha pelo alargamento de ecopontos na Amadora
- Campanha pelo fim de carros nos passeios

Mais info em
http://ambientalistasdaamadora.blogspot.com/

Anónimo disse...

A Montanha pariu um rato afinal o HOSPITAL do SEIXAL será pouco mais que um centro de saúde segundo as noticias, um hospital de dia ...belo!

Anónimo disse...

Este Ponto Verde não passa de um caixote do lixo.

Joaquim Nobre (JJ©N) disse...

Tudo, grande verdade..realidade... (INFELIZMENTE)!!!!!

Anónimo disse...

Construção de um novo hospital no Seixal passou a ser prioritária

A equipa responsável pela definição da prioridade dos novos hospitais defende agora a construção de uma nova unidade no Seixal, em detrimento do alargamento do hospital de Almada, devido às "más condições de circulação" entre concelhos.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1256711&idCanal=0

Anónimo disse...

Portugal tem tudo para ser grande!