sexta-feira, maio 05, 2006

CORRUPÇÃO ? QUAL CORRUPÇÂO?



















Temos de novo a corrupção na ordem do dia, esta semana o tema é tratado com a devida referência e substância num artigo na revista Visão cuja leitura na íntegra se recomenda.

Também na imprensa diária vão surgindo quotidianamente novos casos, do de hoje do Diário de Noticias destaco o seguinte parágrafo "O Boavista Futebol Clube terá beneficiado com uma alteração ao PDM da cidade do Porto que lhe valeu um encaixe de 5 Milhões de euros , um milhão de contos..."

Deixo já o alerta de que a referência que fazemos a estes artigos não é nem casual, nem inocente e muito menos desenquadrada, como por cá se verá nos próximos dias , pela inevitável extrapolação ao que se passa por esta Banda onde um clube começado por B foi também beneficiado e em muito mais...ou alguém por ele...Mas voltando ao artigo da Visão assinado por Francisco Galope, sublinho a seguinte passagem :

"O Cancro nas autarquias - Os números da DCICCEFpermitem tirar uma ilação concreta daquilo que há muito se intuía: a incidência nas autarquias é brutal e representa metade (42%) da corrupção investigada pela PJ , nos quatro anos em análise (...) A concentração de poderes executivos no autarca, a não limitação dos mandatos e a ausência de uma fiscalização eficaz têm dado azo a um exercício corrupto do poder, envolvendo tráfico de influências e a transacção de decisões e favores. Um executivo municipal gere três áreas que o tornam particularmente vulnerável a fenómenos corruptórios: as empreitadas publicas, o emprego camarário e o financiamento de instituições da sociedade civil (como os bombeiros ou clubes desportivos).

Está em boa posição para a venda de decisões e influência.
«A concentração de poderes é propícia a abusos» comenta Luís de Sousa. A santíssima trindade «câmaras, futebol e construção» tem feito correr muita tinta em várias autarquias. «A corrupção autárquica só não existe em câmara que não dispõem de departamento de urbanismo»ironiza um investigador. Onde há pressão para urbanizar, há corrupção. " ________________________________________________
A propósito de pressões para urbanizar, saúda-se o nascimento de um novo blogue no Seixal, (www.pinhalfrades.blogspot.com) vem de Pinhal dos Frades e Flor da Mata e trata da luta daquela população residente contra uma decisão da autarquia, por esta através de um plano de pormenor pretender urbanizar uma floresta protegida no Plano Director Municipal , um tema anteriormente já aqui tratado e que ao que parece a ele voltaremos, pois há a ameaça de ter voltado à ordem do dia.

9 comentários:

Anónimo disse...

Pouca vergonha.Isto já não tem cura.

Anónimo disse...

ó ponto já te perguntaste porque é que o actual presidente da estrutura distrital do PS deu uma entrevista a elogiar a Silva e Silva ?

mais um comuna PS no Seixal ?

Ponto Verde disse...

Porque havia eu de saber a posição do PS do Seixal?

O que contesto e não vale a pena querer distraír são decisões e politicas tomadas por quem de direito (sobretudo como garante do bem e interesse publico que são os autarcas).

Certamente que não foi esse senhor a negociar o Bairro Social da Cucena (A.Silva e Silva) , não estará por detrás da destruição da Flor da Mata (para libertar Vale de Xixaros para o A.Silva e Silva lá fazer construção de luxo), também não estará por trár do ruinoso negócio da construção aluguer das instalações técnicas da Câmara, construídas e alugadas ao A.Silva e Silva para libertar os terrenos das antigas oficinas( no Fogueteiro, para quem lá construir???) ou também não estará por detrás das intençõesde construir os novos Paços do Concelho na Quinta do Outeiro, propriedade A.Silva e Silva, ficamos por aqui ou quer mais ? Vai-me o caro anónimo dizer que não é a CDU no poder que está atrás de todos estes negócios ruinosos para o bem público e para o futuro do concelho?

Se calhar compreendo a possivel ironia do PS do Seixal, afinal quem governa o Seixal é o Grupo A.Silva e Silva e a Banca (onde a autarquia se endividou) , se calhar está a elogiar esse grupo económico por dominar o PCP no Seixal (???)

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=226495

Anónimo disse...

Tomaram atenção a este último parágrafo do texto supra?
"Segundo o jornal, este processo só após a busca é que terá sido remetido pelos serviços da autarquia ao Ministério Público de Gondomar."
O que poderá ter acontecido a esse processo enquanto esteve desaparecido?
Em quantas câmaras se passam coisas semelhantes?

Anónimo disse...

Como faço p lhe enviar fotos?

Ponto Verde disse...

Em resposta ao comentário anterior, pode mandar fotos , ou textos para pontoverdesul@hotmail.com.

Obrigado pela colaboração.

Anónimo disse...

Ponto Verde, os negócios em causa só são ruinosos para si, para mim são excelentes negócios, que demonstraram a capacidade empreendedora da Câmara. Quanto a Vale de Xixaros não fale sem saber, é do conhecimento público que a A. Silva & Silva nada tem a ver com essa zona, por isso não minta e não se esqueça de uma coisa o grupo A. Silva e Silva é o maior grupo económico do concelho e já o era antes do 25 de Abril

Ponto Verde disse...

Há muitas maneiras de ter a "posse" de uma activo não há???

Que saiba nunca foram desmentidas as noticias publicadas na imprensa!


Já agora, a Câmara não é uma entidade empresarial que se saiba, é empregadora... podem haver empresas municipais... mas cabe à Câmara defender e proteger o bem comum.

E quem é o ilustre anónimo para dar a bênção a estes negócios? certamente alguém que com eles lucra... e pelos vistos desde antes do 25 de Abril...coerência não lhe falta!!!