sábado, abril 29, 2006

O EXEMPLO DO " INTERIOR"





Painéis fotovoltaicos

Quando se vive na Margem Sul onde, a cada dia que passa, só se vê tomar decisões que nos põem quotidianamente mais longe da Europa, ainda há noticias que nos trazem um Portugal que por vezes surpreende.

A noticia hoje é sobre alta tecnologia e futuro , vem de Serpa a refere que a General Electric vai costruir uma central solar fotovoltaíca, apesar da “interioridade” parece mais fácil executar um projecto destes do que pôr o Metro nos carris em Almada.

A central solar é um investimento de 60 milhões de euros e o projecto está aprovado e pronto a arrancar, terá uma potência de 11 MW, uma produção de 20 GwH/ano fornecido por módulos fotovoltáicos, terá uma àrea de implantação de 60 hectares com os painéis a ocuparem uma àrea de 32 hectares evitará a emissão para o ar de 30 mil toneladas ano.

Na altura da sua conclusão (Janeiro 2007) será a maior central fotovoltaica do mundo –finalmente teremos algo maior que valha realmente vale a pena ! - mas será por pouco tempo, até à entrada em funcionamento da projectada Central Fotovoltaica da Amareleja (114hectares).

Um facto curioso, e que une alta tecnologia e agricultura tradicional é o de que “ Os painéis são montados em cima de suportes, a um metro do solo , permanecendo o pasto por baixo, que será limpo por ovelhas” como salientou Piero del Paso da empresa responsável pelo projecto.

Ah! Serpa é uma autarquia de maioria CDU que elogiamos. Onde não se investe na massificação urbana e na especulação imobiliária contráriamente às autarquias CDU da Margem Sul. Um Partido dois sistemas?

7 comentários:

rui disse...

Em Serpa pelo menos há espaço

nunocavaco disse...

Para quando um post a falar sobre os atentados ambientais que se querem fazer lá para os lados das autarquias socialistas no ainda quase selvagem sudoeste alentejano. Foi preciso a CDU perder as Câmaras para andar o Presidente da Associação de Marinas Europeias a passear com o amigo socialista. Inclusivé um que até já foi capitão de abril, foi, porque se esqueceu do que defendia. Ou então falar de TROIA OU A POUCA VERGONHA DE SÓCRATES. Mas continuando ainda a pouca vergonha podemos falar de como um governo de direita (PS) desanexou parte do parque natural da arrábida só para se fazer co-incineração, que por acaso até o nosso 1º ministro considera um erro em Estocolmo (mandou o seu capataz assinar um documento para abolir a co-incineração) mas aceita em Portugal. Enfim, digam-me se estamos ou não bem entregues. O ponto verde não precisa de responder, porque não sabe, o homem é um especialista em autarquias cdu, só que não as conhece. Por exemplo ontem disse que o Fórum Cultural na Baixa da Banheira estava numa área desqualificada do ponto de vista urbanístico e o Fórum localiza-se perto de um parque (dahhhh). Enfim, fala por falar.

Um abraço e nas próximas semanas apresentarei um problema mais engraçado, com muita justificação, e pasme-se tem haver com autarquias.

Ponto Verde disse...

Caro Nuno, procure, que encontrará, posts aqui neste blogue a falar dos temas que me diz não terem aqui sido tratados, e desista de querer colar este blogue ao PS ou a quem quer que seja, a menos - e eu sei que é o que quer- que queira desconversar.

Para lhe poupar trabalho, aqui foi ainda na era PS, falado do caso Freeport :http://a-sul.blogspot.com/2005/07/freeport-sem-licena.html
ou aqui:http://a-sul.blogspot.com/2005/11/no-millenium-das-megalomanias.html
e aqui a betonização de Alcochete :http://a-sul.blogspot.com/2005/07/alcochete-vive-betonizao.html



Aqui Troia e a Costa Alentejana, Câmara de Grândola PS:http://a-sul.blogspot.com/2005/07/troia-o-fim-do-paraiso.html
aqui: http://a-sul.blogspot.com/2005/11/quercus-cmara-de-grndola-e-o-litoral.html
ou aqui :http://a-sul.blogspot.com/2005/09/imploso-ou-o-novo-cavalo-de-troia.html

Aqui a Câmara PS do Montijo: http://a-sul.blogspot.com/2005/07/suspeitas-de-trfico-de-influncias-e.html

Aqui a Arrábida:http://a-sul.blogspot.com/2005/10/co-incinerao-na-arrbida.html

E se procurar encontrará muitos mais posts sobre o tema, portanto, como vê o seu argumento não tem cabimento, mas se lhe interessa tanto esses temas porque não um (co-incineração.blogspot.com) ou um (autarquiasps.blogspot.com) ou um (contraosquedizemmaldacdu.blogspot.com), fica ao seu critério, eu cidadão contribuinte a quem ninguém paga e a quem ninguém sirvo politicamente ou económicamente, para esta intervenção cívica, não tenho tempo livre para mais nem muito menos a vontade de lhe agradar nos temas que escolho!

Anónimo disse...

Este Nuno Cavaco é uma assalariado do Madeireiro.

Anónimo disse...

Ponto Verde não amande areia para os olhos das pessoas, os problemas referidos pelo nuno cavaco são indubitavelmente os mais graves que afectam o distrito de setubal, mas sobre os mesmos o ponto verde escreveu meia dúzia de posts, no que concerne às autarquias CDU o ponto verde escreve dezenas de posts a repetir a mesma coisa.

Carlos (Brocas) disse...

Pois, é que o Ponto Verde têm de escrever o que eles querem, não o que o Ponto Verde quer.
DAAAAAAAAAAAHHHH

Ponto Verde disse...

Caro João Afonso, saúdo o seu regresso, e mas que evolução, de post nenhum, para uma meia dúzia...nada mau, e quantos artigos no Boletim Municipal sobre todos os outros temas que aqui falo e que os senhores convenientemente ignoram?