quarta-feira, abril 26, 2006

(MAIS UM ) ATENTADO AMBIENTAL NO SEIXAL














A linha mais escura que separa o estaleiro já instalado do estaleiro em instalação é o Rio Judeu (imagem Google Earth)


A Câmara do Seixal anda a entreter os cidadãos fazendo crer para consumo interno que está muito envolvida na construção de mais um hospital na região, desta feita no seu concelho. Já aqui foi por demais sublinhada a demagogia gratuita de tal desejo que não tem eco nas opiniões de especialistas na àrea da saúde, no seio da Assembleia Metropolitana de Lisboa e no mais recente levantamento feito pela Escola de Gestão do Porto.














De um lado da estrada uma paisagem bucólica, e um Sítio Protegido Rede natura 2000...

Na prática tudo leva a crer que o próprio Alfredo Monteiro, pelo pensamento pragmático rumo ao disparate que lhe é caracteristico, ele mesmo não acreditará nessa construção, nem muito menos no local por ele proposto senão porque razão permitiria a instalação de uma Mega-Estrutura/Estaleiro (Britadeira/Central de Betão) de apoio a obras públicas que se está a instalar precisamente junto aos terrenos supostamente apontados como destino do futuro hospital.














...e do outro lado da estrada isto!!!


Como é obvio que a questão que levanto de como está a Câmara do Seixal a permitir a instalação de um equipamento pesado e poluente (ar e ruído) a trinta metros do "Futuro Hospital" (?) é de somenos importância, pois o senhor Monteiro sabe que ali não se fará nenhum Hospital ...

As grandes questões que aqui se levantam é saber onde está o estudo de impacto ambiental de tal industria, quem da parte da autarquia autorizou e assumiu essa responsabilidade de se ter terraplanado uma àrea de cerca de dez hectares de terreno da Reserva Agricola, junto a uma importante "linha de água" o Rio Judeu (não tendo sido respeitadas as clausular e regras de salvaguarda a aplicar naqueles casos) e sobretudo, por se encontrar junto a uma Àrea Rede Natura 2000 (Sítio Fernão Ferro-Lagoa de Albufeira).

Ficam as questões para quem de direito responder, da autarquia virá o silêncio do costume, mas gostaria de saber o que tem a dizer o Ministério do Ambiente e sobretudo a Comunidade Europeia por estar a ser posto em causa um Sítio incluido na Rede Europeia de Sítios Rede Natura... (???)

Já agora , o responsável por mais este atentado ambiental é a firma Teodoro Gomes Alho e Filhos Lda.

10 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar a Câmara nem sabe, o senhor quer um GNR atrás de cada sobreiro, por exemplo em Corroios foi comnstruída uma piscicultura ilegal, a Câmara não sabia, e temos logo de a culpar? Aqui se calhar é o mesmo.Não se pode estar sempre a dizer mal de gente de respeito.

Anónimo disse...

TEODORO GOMES ALHO & FILHOS,LDA
Estrada Nacional, 378
Edificio Ta ATDO 1001
2979-908 Sesimbra
Tel. 212 68 82 80
Fax. 212 68 83 18

Escrevam, telefonem, façam uma visita pessoal aos escritórios ou ao local da construção, durante o dia ou pela calada da noite.

Manifestem a vossa indignação junto de quem lucra com a destruição do ambiente e da qualidade de vida.

Anónimo disse...

A Câmara não tinha conhecimento da construção da piscicultura em Corroios... pois não... até emitiu licenças...

nunocavaco disse...

Quanto à suinicultura não sei, mas o governo sabe da necessidade do hospital e parece que não demonstra grande interesse em prestar cuidados de saúde à população. Mas desviando o assunto, se existem irregulariedades é o vosso dever como portugueses denunciar e levar o caso até ao fim. Parece que não provam nada, até porque não levam as coisas até ao fim. Ao fim de 2 post's a coisa vai, mas depois parece jogo político. Ponto Verde avance.

Anónimo disse...

Assim se vê QUEM MANDA NO PÊCÊ!!!

Anónimo disse...

Onde está a Lei, onde está a autoridade do Estado, onde está o cumprimento de regras de protecção da natureza, de protecção de linhas de àgua? S Comunidade Europeia é só para sacar subsidios, ou há leis a respeitar pe. Rede Natura???

Anónimo disse...

Hospital é só blá blá político, decretado pelo CC do PCP, para desviar a atenção do povo da inoperância e incompetência dos sucessivos "governos" no concelho do Seixal.

O baluarte comunista do país não pode cair, dizem eles. Quando a CDU perder as eleições em Almada e Seixal, o PCP já era. Passa a grupelho político como no resto da Europa. Tudo uma questão de tempo...

Tanta hipócrisia com o hospital

Que Deus nos acuda!!!

Anónimo disse...

No Seixal estão comprometidos a alimentar todas as clientelas e não há verde que resista atenção que há outros projectos para a zona. (Tovarich)

Anónimo disse...

Sexta-feira é dia de "trabalho político" para certos assessores com horários flexíveis e Fiesta sempre em movimento.

Anónimo disse...

Esta de que a câmara nem sabe, dá vontade de rir, é por estas mentalidades e outras que somos o país que somos. Na ribeira dos milagres que é um afluente do rio liz em Leiria, sucedem-se constantes descargas de suiniculturas desde há vários anos, pois os coitadinhos dos senhores da respectiva câmara também não sabem de nada, assim como o CEPNA da GNR.
É assim que anda este miserável país. Talvez o que falte seja uma outra "justiça".