sábado, abril 08, 2006

ALMADA E SEIXAL ; MEIO METRO OU NEM TANTO















O incrivel parece estar a acontecer na Margem Sul onde já devia estar a circular um Metro que está longe, muito longe de ser construído, apesar de haver linha e apesar de haver composições, tudo porque há um braço de ferro entre a Câmara de Almada que impede que a obra avance e se conclua.

Entre as histórias mais ou menos rocambolescas ou hilariantes, não tivesse em causa o erário publico conta-se o faco de que passaram cinco anos , e vários fóruns de discussão sem que em Almada sequer se tivesse decidido onde localizar o terminal do MST!!!

Entretanto foram gastos no projecto , desde 2002 , 250 MILHÕES DE EUROS , faltando ainda para que o sistema funcione, mais 70 MILHÕES DE EUROS , isto sem contar com a degradação e manutenção dos troços já construídos e do material circulante, as composições Combino da Siemens, que cada uma custou 3 MILHÕES DE EUROS, bem como os desvios ao orçamentado (clique) ...

Depois das declarações surpreendente da Presidente da Câmara de Almada(clique) (post anterior) vem agora a Secretária de Estado dos Transportes (Clique) , Ana Vitorino adiantar que poderá estar para breve em funcionamento o Metro,porque há "uma quantidade coerente de linha terminada que poderá permitir o inicio da exploração. O que é surpreendente pois só uma reduzida parte da primeira fase do projecto está comcluída, e mais surpreendente ainda é que contráriamente às declarações da senhora Secretária de Estado, estes troços concluídos não têm nenhuma coerência entre si e não representam nem alternativa nem complementaridade com outros meios de transporte publico.

Veja-se o traçado prometido pelas Câmaras CDU de Sul do Tejo e que levava o Metro da Costa de Caparica até ao Barreiro e mesmo, mais além , até à Moita e o traçado da primeira fase marcado com linha dupla e que só envolve Almada e Seixal, referindo que só estão concluídos os troços entre Corroios e o Parque da Paz (Cova da Piedade) e entre a Universidade e o Pragal...falta...tudo o resto!!!

Lembre-se que a primeira fase, de 13,6 Quilómetros entre a Universidade do Monte de Caparica ,Cacilhas , Almada e Corroios deveria ter ficado concluída em 2005, tendo sido iniciada a exploração comercial em Dezembro desse ano e a propaganda eleitoral para as autárquicas, tanto em Almada(clique) como no Seixal aproveitaram esta obra como bandeira eleitoral, havendo mesmo composições em circulação nas vésperas das eleições numa manobra de propaganda e verdadeira má-fé politica.

Aqueles que esperam que o Metro chegue à Moita , bem podem esperar!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Mas não estava prevista uma linha directa entre Cacilhas e Corroios pela zona ribeirinha (Lisnave) ??

almada disse...

Mais coisas engraçadas sobre Câmaras neste Blog, venham ver, não perdem nada.
http://daalmada.blogspot.com/

Anónimo disse...

Moro no Laranjeiro, onde fizeram e desfizeram construções e buracos dezenas de vezes, pó nos ultimos Verões e lama nos ultimos Invernos. Gente atropelada na Avenida , por causa das obras e agora isto, parece que andam a brincar com o Povo.

Biranta disse...

Esta "anormalidade", afinal, é o "normal", neste País. O pior é que vamos ficando todos "adormecidos" e confusos... E depois, são tantos os casos a denunciar que já nem admira que haja muita gente que "desligue"...
É por isso e para acabar com isso que eu defendo a valoração da abstenção. Ninguém me convence de que o povo quer "isto", nem de que, entre os partidos, haja alguém empenhado em acabar com isto (a não ser para impor coisa semelhante ou pior). São os critérios e vontade da maioria da população que têm de prevalecer...
Outro assunto:
O que sabemos sobre a "gripe das aves"? Porque é que há notícias censuradas, sistematicamente, pelos OCS?
Queria sugerir mais uma visita ao meu blog, SOCIOCRACIA, onde coligi uma série de elementos sobre "o Negócio do Medo". Há para todos os gostos, desde os factos fortemente indiciados, até "teorias da conspiração", plausíveis. Tudo para demonstrar que há muita gente cuja consciência está a ser "agredida" pela campanha de medo da comunicação social e pela censura cerrada e cretina a este tipo de notícias... Peço a todos que divulguem, de modo a criar uma corrente que não possa mais ser ignorada...

Anónimo disse...

Não sendo eu sequer de esquerda devo dizer que isto se avizinhava no horizonte.

Revoluções com cravos é nisto que dão. Tivessem eles -- os políticos -- sentido a verdadeira fúria do povo com sangue e já teriam mais cautela.

Com um povo de carneiros não se pode esperar melhor.

nunocavaco disse...

A gripe das aves também deve ser uma invenção as câmaras geridas por comunistas. Não há pachorra para tanta ignorância.

Anónimo disse...

O Nuno cavaco era muito novo para ter beneficiado das campanhas de alfabetização do PREC , por isso não sabe ler...