quinta-feira, setembro 15, 2005

PARQUES URBANOS A VAGA PRÉ-ELEITORAL






Parque do Serrado no Seixal, um parque criado há alguns anos, mas votado outros tantos ao abandono viu agora uma parte (cerca de 20%), a mais visivel da estrada ser agora recuperada o que se elogia , o que é curioso é terem baptizado este pequeno parque urbano de "PARQUE NATURAL DO SERRADO" - Ridiculo! Ou pretendem levar o Povo ao engano?

Este período pré eleitoral tem rendido a criação em vários pontos do país , de parques ambientais, o que é um sinal do elevar da fasquia do ambientalmente correcto que até agora levava os autarcas nos presentearem, em termos de verde, com pouco mais que rotundas ajardinadas na opção com ou sem repuxo e/ou estatuària.

Para dar tês bons exemplos ,vou dar os seguintes :

-Parque da Cidade em Gaia , àrea 11 hectares, custo 700 mil euros, nesta autarquia PSD, a eleita CDU Ilda Figueiredo assinala que a data escolhida tem fins eleitorais, defendeu ainda que a CM de Gaia devia ter feito melhor, e que o parque desportivo está só agora em fase de arranque e não a ser inaugurado como desejaria e achava possivel. (O que diremos nós na Margem Sul ... )
-Parque Corgo em Vila Real , àrea 55000m2, 1200m de caminhos pedonais, jardim ,polidesportivo, casa de chá com esplanada, numa zona de grande beleza natural e paisagistica aproveitando o vale do Rio Corgo.
- Em Évora a autarquia local aproveitou a desativação da linha férrea para instalar uma ciclovia, e zona pedonal com zonas de descanso, permitindo largos quilómetros de contacto e fruição com a natureza.

Nos casos acima mencionados foi-se além do que se tem feito até agora na Margem Sul (excepção elogiosa feita no passado recente, ao Parque da Paz em Almada, ou já este ano na Mata da Machada no Barreiro) no restante pouco mais longe se vai do que o clássico jardinzito com banco ao fundo e dois ou três baloiços cuja manutenção logo se descura, assim se desvaneça a euforia pós eleitoral.

Na Margem Sul para além dos casos já mencionados de Almada e Bareiro, sublinha-se no Seixal os melhoramentos do Parque do Serrado, apesar da vizinhança e oportunidade, a da Quinta da Atalaia e Festa do Avante, para apresentar a obra,até mesmo se foi primeiro que tudo para "festivaleiro visitante" ver, valeu a pena! Com um senão , o incompreensivel esgoto a correr a céu aberto!



Não se percebe a razão da autarquia do seixal não ter despoluido esta linha de àgua que atravessa a àrea recuperada do Parque do Serrado estando o esgoto ao alcance de qualquer criança.O que já se revelou não ser boa combinação no Seixal.

Lamentam também os cidadãos deste concelho que apesar de terem dado sugestões nesse sentido por ocasião da auscultação sobre a revisão do PDM, ainda não viram garantias nem decisão, sobre a criação na Zona Protegida no PDM, de Mata e Maciço Arbóreo de Pinhal de Frades e Flor da Mata, de um desejado Parque e Quinta Ambientais, vindo aliás de acordo com a letra do PDM, esse sim seria pelas suas caracteristicas, dimensão, localização e habitats que aloja, o verdadeiro Parque Ambiental do Seixal.

Para o caso da proposta do Parque Ambiental da Flor da Mata, "criar" não é a melhor expressão, pois há ali floresta desde o século XVII, trata-se sómente de cumprir o definido no PDM que considera aquela zona de protecção ambiental de importância para o concelho e seu futuro, bastava criar sim, as condições para a população dele disfrutar, pondo ali um exemplar travão a todas as pressões urbanisticas que se têm sentido. A menos que a autarquia seja gerida não para o Povo ,e suas vontades, mas em função dos Lobbyes associados ao "betão".
______________________________________________
Um esclarecimento final sobre o uso abusivo da denominação Parque Natural no jardim urbano conhecido por Parque do Serrado na Amora.












Há em Portugal doze Parques Naturais (nenhum deles se encontra no Seixal) , são eles os Parque Naturais de Montesinho, Douro Internacional, Alvão, Serra da Estrela, Serra da Malcata, Tejo Internacional, Serra de Aires e Candeeiros, Serra de S.Mamede, Arrábida, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e Ria Formosa. Isto são Parques Naturais, não vá o professor Alfredo Monteiro cometer a gafe de numa qualquer manifestação europeia do Seixal Saudável, contar aos seus congéneres que é muito amigo do ambiente e dar como exemplo a criação deste "Parque Natural"...

17 comentários:

Anónimo disse...

Nota InformativaPublicações autárquicas em período eleitoral
(CNE)

"...O mesmo acontecerá se as imagens utilizadas na revista tiverem claramente uma função de promoção de um candidato, nomeadamente através da sua sistemática e repetida divulgação.Logo, uma autarquia local, ao publicar um boletim que vai ser distribuído durante o período eleitoral, não pode utilizá-lo para criar uma situação de favorecimento ou desfavorecimento das candidaturas no terreno..."

Saiba mais em: www.vivernoseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Com titulos pomposos e bolos...se enganam os tolos...

Anónimo disse...

Contra o nome de Parque Natural realmente é um abuso, mas tambem sejamos realista... não vem mal nenhum ao mundo por causa disso. Preocupante é realemnte uma vala de esgoto que atravessa o parque. Isso sim deveria ser motivo de vergonha para qualquer Câmara. No sítio onde as crianças brincam a Câmara deixa ficar um esgoto??? Sem qualquer vedação de protecção??? Será isto ou não incompetência???? Mais, deveriam estar de sobreaviso com os factos com crianças já passados nessa mesma Quinta do Serrado com consequências trágicas.

Anónimo disse...

Claro que aquilo é um Parque Natural, com a Atalaia ali ao lado é o Parque Jurássico.

Linha de àgua para estes senhores é esgoto pois então.

Anónimo disse...

Se calhar é melhor observar com atenção. Linha de água é aquilo por ondem as águas correm aquando de surgimento de pluviosidade. Ali correm sempre!!

Anónimo disse...

Incompetentes!!!

Anónimo disse...

De notar duas coisas que ainda não vi aqui referidas.

- Concordo e assinalo um eleogio do autor do blog à autarquia, de facto o parque do serrado está muito bem preparado e será -num futuro de 4 ou 5anos- o melhor parque da cidade;

- Torna-se prioritário resolver o problema daquela vala, que estando lá deve de facto ser protegida de acidentes que possam acontecer, em especial com os mais novos.

Quanto ao nome... já conheço aquele espaço há 29 anos, brinquei lá muitas vezes em miúdo e sempre o conheci como o Parque do Serrado ou parque do Serrado da Quinta.... para q inventar mais e enfial ali Naturais, Nacionais ou outra coisa qq.

O espaço está bonito, é preciso manutenção e vigilância para que as espécies agora adicionadas crescam e posso garantir que os miúdos adoram andar por lá, quer nas zonas próprias quer no (muito) espaço livre que por lá existe.

Aliás uma das vantagens é o espaço livre e não as ideias mirabolantes que às vezes se praticam no nosso concelho, com bancos de pedra, bancos de madeira, obstáculos vários, redes, pinos, etc, etc.

Houvesse um espaço destes em cada freguesia e não estavamos mal.

Anónimo disse...

A total despropósito do tema, sugiro ao autor um novo post sobre "poluição ambiental", a propósito do proliferar de cartazes eleitorais, é que desde ontem chegou uma nova vaga e são de morrer a rir:

- O candidato CDU aparece agora sózinho, mantém o seu look "coitadinho" (um amigo meu diz que é mais "ó mãe aquele senhor bateu-me"), mas tiveram a habilidade de colocar de fundo o seixal e Amora, o que dá uma dimensão à terra. Promessas não tem muitas, promete continuar e isso jé é muito;

- O candidato PS surge agora mais pequeno, de camisa preta (em versão Luto ??) e com uma equipa de gente certamente empenhada e com vontade de gerir a terra.... surge no entanto com uma frase de campanha que não está completa: "Gente séria para".... na verdade a frase completa-se com a frase chave da campanha "O Seixal a sério", mas nem ai tiveram grande habilidade, pois nesse caso deveria ser "Gente séria para UM Seixal a Sério".

- O PSD arrisca-se a levar o troféu dopior cartaz, depois do 1º cartaz branco e negro que era um tiro no pé surge agora finalmente o Professor Manuel Pires, sem cor e sem brilho (ninguém reparou que o homem ficava demasiado escuro ?). Promete qualidade de vida (e de facto promete bem, pois precisamos e muito), mas tem depois um endreço de internet que dá o seguinte erro quando se digita: 404 Not Found.
Outro tiro no pé, é como anunciar na TV um novo produto, às pessoas interessam-se e depois chegam às lojas e não há, ainda não chegou.....

- Do BE e do CDS não me parece haver nada, mas a questão que se coloca é se esta eleição conta realmente para estes dois partidos aqui no Seixal, eu creio que não.

Deixo também uma questão.... e ideias a sério ? e promessas ? e compromissos ?

Alguém têm ? Ou jogam todos para empatar ?

Peço desculpa ao anónimo autor, mas não resisti a comentar aqui esta situação, pois a comunicação política em tempo de eleições é algo que me agrada e infelizmente têm-se visto muito poucas coisas bem feitas. Muito cartaz e pouco "sumo". :)

Anónimo disse...

Caro comentador que me antecede, a "campanha" PSD é uma NAO campanha...uma muleta para a CDU.

Olhe que o candidato BE tem boas ideias para o concelho , domina os dossiers e quer conter o betao.
JJ

Anónimo disse...

Parece que aqui estão mais interessados em Marketing politico do que em projecto. Se o cartaz fosse bom acha mesmo que iria mudar a votação dos eleitores. O PSD aqui não concorre contra ninguém apenas contra a abstenção que muitos partidos nem querem tocar no tema. Foi sugerido ao Presidente da Câmar que fizesse através do Boletim Municipal um apelo à votação, um apelo à participação cívica e... nada!!

Anónimo disse...

Bons cartazes são os da Câmara do Seixal esses sim são muito bons!! Aparecem tb de quatro em quatro anos. Coincidência. Tem as mesmas cores e fotos da CDU. Coincidência. E prometem fazer. Coincidência. Esses sim são bons!!

Anónimo disse...

E bom é o nosso boletim municipal que publica até visitas do Secretário Geral do PCP ao Concelho!!! Interessante...

Anónimo disse...

É uma VERGONHA!!!

"Prostituição cultural"

Barbara Guimaraes recebeu ate Outubro de 2001, durante todos os meses, 5.000 euros (1000 contos) do Ministerio da Cultura para realizar um curto programa diario na RDP-Antena 1. Ao todo foram 60.000 euros (12 mil contos) recebidos em 2000 e cerca de 4500 a 5000 euros por mes em 2001. Ou seja, o


Estado portugues gastou com Barbara Guimaraes um total de 110.000 euros.


Tudo gracas a amizade entao existente entre o ministro da Cultura e a conhecida estrela de televisao.

Manuel Maria Carrilho

subsidiou o programa,um pequeno magazine cultural de cinco minutos transmitido de segunda a sexta-feira na RDP- Antena 1. Os 5.000 euros mensais atribuidos por

Manuel Maria Carrilho

a Barbara Guimaraes foram pagos atraves do Fundo de Fomento Cultural, entidade tutelada pelo Ministerio da Cultura e


presidida pela actual secretaria-geral do ministerio, Helena Pinheiro Azevedo. Este deve ser o dinheiro que um









contribuinte medio faz de descontos UMA VIDA INTEIRA, sem poder fugir !!! Propomos que todos os que recebam este mail facam forward, em forma de protesto.

Como

diria o ilustre

Manuel Maria Carrilho

no telejornal? 1. Chocado ! 2 Surpeendido ! 3. Envergonhado ! 4. Apanhado ! 5.

Escondido

com rabo de fora ! Quem sabe


alguem ganhe vergonha na cara

Anónimo disse...

Parecer da Comissão Nacional de Eleições a obrigar a Câmara Municipal do Seixal a Retirar a Publicidade Autárquica



Aquando da apreciação do parecer mencionado tomou a CNE a seguinte deliberação:
«A Câmara Municipal (…) deve mandar remover a propaganda que tenha afixada, que contenha mensagens idênticas ou similares à propaganda eleitoral de qualquer dos partidos ou coligações concorrentes ao próximo acto eleitoral, bem como suspender a eventual publicidade comercial inserida em jornais, que tenha aquelas características».

Conclusão

Assim, atento o exposto, propõe-se ao plenário da Comissão Nacional de Eleições que seja deliberado no sentido de o Presidente da Câmara Municipal do Seixal ordenar a remoção dos outdoors e demais elementos de publicidade institucional da autoria da Câmara Municipal em que figure o slogan “MAIS E MELHOR”, slogan esse, também utilizado pela candidatura da CDU ou, em alternativa, que sejam utilizados outdoors dos quais não conste o slogan aqui em causa.

Gabinete Jurídico
Paulo Madeira

Parecer completo em: www.vivernoseixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Saberá o Ponto Verde que os esgotos se dividem em pluviais e domésticos, e que os pluviais, como o nome indica, apenas se destinam às aguas das chuvas? E que por isso os pluviais estão ligados às valas reais? Se o soubesse não dizia o disparate relativo aos esgotos que estão no Parque do Serrado.

Anónimo disse...

Tem chovido muito!!! Aquilo não pára de correr!!!

Anónimo disse...

Seixaliada 2005, o Dr. Padua e o prof. Alfredo em prova de Kayak na vala real sem esgoto do Parque Natural do Serrado, vejam no Boletim Municipal.