sexta-feira, julho 15, 2005

TRIBUNAL DO SEIXAL CONDENA CÂMARA NA MORTE DE CRIANÇA QUE CAÍU EM TAMPA DE ESGOTO



Na memória de todos nós têm ficado mortes de crianças devido à incuria e ao desleixo de alguns profissionais e entidades.

Na nossa memória perpetuar-se-ão recordações negras, como as crianças sugadas no Aquaparque, do menino que morreu eletrocutado quando accionou o semáforo para atravessar a rua, as inúmeras crianças que têm morrido por esse país terceiro mundista fora porque as balizas dos campos onde jogam à bola lhes desabam para cima da cabeça, e também o caso da criança de seu nome Rogério Filipe de então quatro anos que caíu num colector de esgoto no Seixal, quando a tampa que este devia ter (aquelas circulares de metal que vemos em todas as ruas) não estava lá!!! (zona documentada na imagem).

Quando as zonas em que viviamos na Margem Sul, tinham as dimensões humanas que muitos lhes conhecemos, os jovens podiam ir ganhando a sua autonomia alargando a exploração da zona onde viviam, a pé ou de bicicleta, calcorreavam-se charnecas, montados, pinhais, sem que mal viesse ao mundo.
As gerações que hoje têm quarenta anos ou mais conheceram assim o "Lado Certo" , depois disseram para "Sigam o nosso caminho", e vilas se tornaram cidades que colaram com outras cidades e o espaço tornou-se tão ingovernável (sobretudo com lideranças partidárias de fachada) e inóspita que uma criança de quatro anos que largue momentaneamente a mão dos pais na via publica se arrisca a caír numa qualquer armadilha urbana que julgariamos estar profissionalmente e institucionalmente salvaguardada.

Todos compreendemos que são acidentes,mas acidentes que em sociedades civilizadas têm que ter reprecurssões sociais, politicas e judiciais, uma vida , seja ela qual for, não se pode ressarcir sob qualquer forma, mas "a culpa não pode morrer solteira".

O que mais custará certamente quer à sociedade, quer e sobretudo às familias envolvidas, aos pais que perdem os filhos, é que desejam mais que um culpado, mais que uma indeminização, uma justificação para o que lhes sucedeu, e , que o drama que lhes bateu à porta, não se lhes repita, ou não se repita aos seus semelhantes, e sobretudo que alguém com responsabilidades tenha a ombridade e humildade de apoiar e de pedir desculpas!

Nestes casos,e olhando apenas para a responsabilidade Cível, o que seria de esperar quando está envolvido o Estado, uma empresa ou autarquia, que os mais altos responsáveis estivessem presentes, desde a primeira hora , apoiando, no velório, no funeral, no luto...no imediato...no futuro. Raramente assim acontece.

Quando da queda da Ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios, estranhou-se que horas passadas o responsável pelas obras publicas, o ministro se tivesse demitido, significou isso que assumia a responsabilidade moral e politica do que tinha acontecido. No Seixal e neste caso da criança caída no esgoto, assim não aconteceu, tal como não foi dado o devido apoio à familia, para agravar o lado sórdido a autarquia obrigou antes os pais a um longo calvário que ainda não terminou, tendo sido uma das estratégias da defesa, alegar o descuido senão a contribuição dos pais na morte do pequeno...

Tudo foi surreal neste caso, desde a Câmara que não apoiou, à tentativa de encobrimento do que se passou "A mãe do menino disse ao tribunal que a caixa do esgoto foi tapada e cimentada após ter sido encontrado o corpo do filho, no dia seguinte ao seu desaparecimento na estação de esgotos" (Expresso 17/2/05).

Veja-se o cálvário desta familia em resumo publicado no "Correio da Manhã".
- 1999 Março. Dá-se o acidente
- 2005 17 , Fevereiro. Inicia-se o julgamento onde um funcionário municipal é acusado
por negligência - Na sessão da manhã da primeira audiência faltaram , além do arguido, a advogada da câmara do Seixal, Paula Pinho, e o presidente do municipio, Alfredo Monteiro.
- 2005 18, Fevereiro . Mãe inicia depoimento com narração dos factos.
- 2005 02, Março .Funcionário acusado de homicidio por negligência disse que se limitava a receber ordens e que não tinha responsabilidades nem meios para fazer vigilância das caixas de esgoto.
- 2005 09, Março. Câmara do Seixal tenta responsabilizar a familia.
- 2005 19 , Março. Contradições nos depoimentos dos agentes da PJ.
- 2005 05, Abril. Mãe obrigada a repetir testemunho (31 Maio).
- 2005 21, Abril. Defesa desvia atenção da morte.
- 2005 13,Junho . Tribunal decide condena a Câmara a pagar 250 mil euros de indeminização aos pais de Rogério Filipe, o menino de quatro anos que morreu em resultado da queda numa caixa de esgoto, na Freguesia da Arrentela, na noite de 22 de Março de 1999.


A titulo pessoal o que mais custa é que mesmo depois de passado o julgamento da opinião publica, passado o calvário da instrução do processo, o julgamento, as entidades que desde a primeira hora deviam ter chegado a acordo com a familia das vitimas mesmo depois de condenadas em 1ª instância, as entidades envolvidas nestes processos ainda recorram prolongando assim o sofrimento das familias.

Relembro que no Seixal , há cerca de cinco anos morreu um motociclista então com pouco mais de 2o anos e um curso de Direito acabado há pouco, porque na via onde circulava em Sta.Marta do Pinhal tinha um imperceptivel e não assinalado cabo de aço que atravessava a via de uma berma a outra.Nessa zona onde morreu esse jovem, alguém que se aventure pela floresta arisca-se a caír nos precipicios desprotegidos dos areeiros abandonados!!! Fica o Alerta!

17 comentários:

Anónimo disse...

Recicle as embalagens de óleos alimentares

Os munícipes já podem separar as suas embalagens plásticas de óleos alimentares, a fim de serem recicladas. Estas devem ser depositadas no contentor Amarelo (Embalão) dos Ecopontos.



A Sociedade Ponto Verde (SPV), a única entidade responsável, a nível nacional, pela valorização (aproveitamento) e reciclagem de embalagens usadas, anunciou recentemente a possibilidade de reciclar, a partir de agora, as embalagens de plástico que tenham contido óleos alimentares.



Esta medida exigiu adaptações da parte da Unidade Recicladora de embalagens de plástico de PET (tipo de plástico utilizado para produzir garrafas de água, óleo, refrigerantes, etc.), o que vai permitir aumentar as taxas de retoma deste tipo de embalagem. Dito de outra maneira: a reciclagem urbana do plástico pode ascender aos 7%.



Num momento, em que a palavra de ordem é, cada vez mais, Reciclar para Não Desperdiçar, contrariando, assim, a actual tendência consumista que conduz ao desperdício de matérias-primas, algumas delas em vias de se esgotarem, a reciclagem das embalagens referidas constitui um importante passo no cumprimento da directiva comunitária que estabelece em 55% a taxa mínima de reciclagem das embalagens até 2011 para os seus Estados-Membros.



Comparativamente com outros países europeus, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer até atingir essa meta, se atentarmos para o facto de Portugal reciclar apenas cerca de 15% das embalagens colocadas no mercado, dado este fornecido pela Sociedade Ponto Verde.



Esta realidade, responsabiliza não só os produtores de resíduos de embalagens, mas também todos nós consumidores das mesmas que temos um papel determinante na redução da quantidade de resíduos produzidos que vão para aterros sanitários, através do simples gesto de separarmos os diversos tipos de embalagens nas nossas casas e da sua correcta deposição nos respectivos contentores do Ecoponto.



Lembramos que, até há pouco tempo, as embalagens de óleo alimentar não eram passíveis de reciclagem, tendo como destino final o aterro sanitário. No entanto, e em boa hora, esta situação alterou-se e, de agora em diante, os cidadãos já podem separar as suas embalagens plásticas de óleo que devem ser depositadas no contentor Amarelo (Embalão) dos Ecopontos.



Colabore neste gesto, para a melhoria da qualidade de vida de todos nós. As futuras gerações e o Ambiente agradecem!

Anónimo disse...

Muito bem! Os militantes do PCP a fazerem o que bem sabem: contra-informação agora neste blog.

Anónimo disse...

A desviar as atenções eles são eximios

Anónimo disse...

Fauna e Flora



Árvores Classificadas de Interesse Público no Concelho do Seixal

Existem em todo o país árvores que se distinguem de outros exemplares pelo seu porte, desenho, idade e raridade, as quais, são protegidas pelo Decreto lei nº 28468 de 15/02/38 e recebem a designação de árvores de interesse público, após apreciação da Direcção Geral de Florestas e consequente publicação em Diário da República.



O nosso Concelho foi já contemplado com a classificação de três árvores, uma azinheira (Quercus ilex, L.) que se encontra em espaço privado, na Quinta da Princesa, Freguesia de Amora, um dragoeiro (Dracaena draco, L.), situado na Quinta da Trindade, Freguesia do Seixal e uma árvore da borracha (Ficus microcarpa L.) existente na Praça Luís de Camões, no Núcleo Urbano Antigo da Cidade do Seixal.

Se tem ou conhece alguma árvore que possa vir a ser classificada ou reconhecida como árvore monumental do Concelho, pode contactar o Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos/Divisão de Espaços Verdes.




Azinheira
Quercus ilex, L.

Espécie pertencente à família das Fagáceas, originária do Mediterrânico Central e Ocidental, pouco frequente em Portugal Continental.

Trata-se de uma espécie de crescimento lento, de grande longevidade, podendo atingir uma idade milenar.



Outrora muito utilizada pela sua madeira, na construção de rodas de carroças e de carretas de bois. As folhas e a casca, por sua vez, apresentam características medicinais e os seus frutos são um importante alimento de gado suíno em explorações extensivas.

Este exemplar tem uma altura de cerca de 15 metros, diâmetro de copa de aproximadamente 17 metros, perímetro do tronco à altura do peito 6,4 metros e estima-se que tenha cerca de 150 anos.



Dragoeiro
Dracaena draco, L.

Espécie pertencente à família das Agaveáceas, originária dos Arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, tendo sido introduzida em Portugal Continental no século XVII.

Tal como a espécie anterior, tem um crescimento lento e grande longevidade, podendo atingir dois a três mil anos.



Este exemplar tem uma altura de 7,5 metros, diâmetro de copa de 9,9 metros, perímetro à altura do peito de aproximadamente 1,9 metros e estima-se que seja uma árvore centenária.

No passado a sua resina era utilizada em tinturaria e como medicamento caseiro. Actualmente, tem especial interesse como espécie ornamental.


Árvore da Borracha
Ficus microcarpa L

Espécie da classe das angiospérmicas e subclasse das dicotiledóneas, pertencente à família das moráceas.

Trata-se de uma Ficcus originária da Conchinchina – Vietname, Indonésia, Filipinas e Papua-Nova Guiné, atingindo a maturidade aos 15 a 20 anos, com um crescimento relativamente rápido. Pode atingir a altura máxima de 20 a 25 metros, sendo portanto de porte elevado, e a sua longevidade é de 300 a 400 anos.

As folhas desta árvore são persistentes, relativamente pequenas e coriáceas, lanceoladas, inteiras e de cor verde-brilhante. Os seus frutos são pequenos figos globosos.

Anónimo disse...

Sr. Ponto Verde, queira actualizar a contagem do Boletim MUnicipal:

Edição de 15 de Julho: 7 aparições do Sr.Professor Monteiro.

São pouquinhas, o homem reserva-se para Agosto / Setembro.

Anónimo disse...

Foi um acidente, aconteceu, mas o q se lamenta, foram "os amigos do povo" deixarem arrastar esta situação, em vez de a solucionarem de imediato, com os pais da criança. Solidariedade não é uma palavra usada no PCP?

Anónimo disse...

"Se tem ou conhece alguma árvore que possa vir a ser classificada ou reconhecida como árvore monumental do Concelho, pode contactar o Departamento de Ambiente e Serviços".
para que !?!?!? para fecharem os olhos como fizeram aos sobreiros da quinta da princesa? uma alternativa a EN10 e umas obras na cruz de pau dá direito a um corte de sobreiros....

Anónimo disse...

que injustiça, eles não sabiam que aquilo eram sobreiros, viram lá umas árvores e como ninguém lhes tinha dito nada simplesmente cortaram.

Burros !

Anónimo disse...

Já repararam que estão com estes comentários a fazer o jogodeles? O artigo é sobre a criança que caíu no esgoto, o comentário "anónimo" é uma copia de um press release da Câmara do Seixal, e depois os comentários seguintes entram neste tema e não comentando a condenação da CMS

Anónimo disse...

O autor do blog devia apagar os comentários fora do tópico. Se os vermelhicidas continuarem, devia considerar fechar os comentários.
Num post sobre uma criança que morreu nas circunstâncias conhecidas, vir com comentários da treta, vai além da falta de consideração, civismo e educação mínima. Broncos.

Anónimo disse...

Não compreendo o último comentário, pois não vejo qualquer comentário bronco, a não ser o próprio último comentário, o qual demnostra um anti-benfiquismo gritante. Penso que não é curial vir-se para aqui atacar o Benfica com referências aos "vermelhicidas"... Quanto à deia de acabarem com os comentários, demonstra apenas a democracia dos autores!

Anónimo disse...

Foi deprimente e ilucidativo ver a triste figura da advogada da CMS. É que não há dúvida que só vai para a câmara quem não tem valor para singrar na profissão e esta não fugiu à regra, antes pelo contrário.

Anónimo disse...

Quem manda na Câmara do Seixal? A filha da Dona Lina ou o Alfredo Monteiro. Se o Setor não manda nada então porque o recandidatam?

Anónimo disse...

candidata-se porque quem mexe as vacas precisa de um fantoche para dar a cara

Anónimo disse...

Sem dúvida que o Presidenet da Câmara se devia demitir em sequencia do caso da morte da criança. Era o minimo que deveria fazer. A advogada da cãmara de modo até algo provocador achou que a Câmara deveria recorrer, e se calhar com razão a nível formal, mas a nível moral ficamos com a certeza absoluta que não reside na Câmara do Seixal qualquer resquicio e se é que alguma vez houve. E atenção, esta situação não é caso único, tb uma criança morreu em instalações camarárias com a queda de uma baliza no Parque do Serrado( circuito de manutenção). E responsabilidades??

Anónimo disse...

Pelos vistos já tem de repetir comentários, é a falta de assunto...

Anónimo disse...

Está visto k o anterior come do mesmo taxo ou aspira a algumas migalhas. É não pensa pela sua cabeça, será que tem? Limita-se a ler o que vem na k7.