domingo, julho 20, 2008

OS ALERTAS DA SOCIEDADE CIVIL !


Aos que nos acusam de oportunismo e outras coisas mais, na análise deste tema do alojamento social e não estão para lerem os inúmeros posts anteriores em que foi analisada esta temática, peço só para lerem os seguintes parágrafos escritos a semana passada, antes dos acontecimentos que temos acompanhado , e publicado no Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra como comentário ao Blogue Revolta das Laranjas.


«A criação de uma Policia Municipal seria certamente uma boa ideia uma vez que há de facto no Seixal uma escalada de criminalidade que atinge pessoas e bens e cria um clima de insegurança nos cidadãos.

Não são só os cidadãos que o reconhecem , a autarquia sabe-o , como o demonstrou na questão das oficinas do Fogueteiro .

Esse clima de insegurança grassa não só nos chamados bairros problemáticos , resultado de uma politica errada de habitação e de segregação social promovida pela autarquia , para periferias inóspitas , grassa, não só em zonas de grande degradação social e urbana como Vale de Chícharos , mas acontece no próprio miolo urbano do centro histórico do Seixal e da Amora onde alguns estabelecimentos de diversão nocturna, indevidamente enquadrados em zona habitacional têm criado situações graves , um clima de quase confrontação com os moradores e muitos pedidos de intervenção à Câmara do Seixal e às autoridades.

Não é no entanto de estranhar que a CDU ou melhor, que o PCP Seixal tenham outra opinião.

Por exemplo, um factor que gera insegurança nos cidadãos sendo um acto de vandalismo , tornou-se corriqueiro para nós, refiro-me à "grafitagem" de edificios , de sinais de trânsito ou de monumentos , este acto de destruição de património e propriedade deveria ser punido e perseguido como um delito que o é , e pelo que transmite , no entanto é a própria autarquia que no Boletim Municipal , tem feito o elogio "artistico" desta actividade , promovendo-a!



Possivelmente este e outros equívocos , distantes da vontade e do sentir da população justifiquem a postura da maioria CDU cada vez mais distante do nosso dia a dia .»

(
9 de Julho de 2008 6:42)
__________________________________________________________________

A ilustrar este post está um artigo do PUBLICO (de 11 de Jun de 2006) em que a população da Flôr da Mata se opõe à construção de um Gueto naquele local , pode clicar sobre a imagem para aumentar e ler o artigo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Querem casa? Comprem o terreno e façam-na, porque foi assim que fiz, eu e muitos mais, por isso é que estamos com a corda no pescoço devido ao aumento dos juros. è triste ver é alguns, ciganos ou outros, a EXIGIREM casa - porque não têm, dizem - e passeiam-se em LUXUOSOS carros e têm uma vida de reis... Se eles têm direito a casa porque é que o Estado não me ajuda a pagar a minha? Reparem não estou a exigir casa, mas se somos iguais perante a Constituição da Rep. Portuguesa, deveria pedir, digo EXIGIR, que é o que estão a fazer. Só perde quem tem, porque tem que pagar a casa ao banco e um "churrilho" de impostos que nunca mais acaba,e´só "mamar" para outros se "deliciarem" com o meu dinheiro. Querem casa COMPREM-NA, há muito que não sei o que são férias, o que é comer num restaurante ou um domingo livre para estar com a familia...que os meus impostos não sejam para pagar EXIGÊNCIAS de uns quantos, desculpem o termo, "coitadinhos", porque se lhe apararmos o "tacho" amanhã virão outros EXIGIR, que é o que estão a fazer È EXIGIR UMA CASA. Quanto a segurança também EXIJO, por escrito, dos politicos uma GNR para a minha rua,se possivél que me acompanhe pq tenho muito, muito medo.

Anónimo disse...

O PCP versus CDU ou CDU versus PCP é um equívoco nesta nossa democracia.

Anónimo disse...

"...O perfil do hospital do Seixal, prometido pelo Governo em 2006, vai ser definido até ao fim do ano, assim como a calendarização do processo até à abertura do concurso. O dossier está nas mãos da ministra da Saúde.

A garantia foi deixada por Ana Jorge, que recebeu os autarcas de Seixal, Almada e Sesimbra, na passada quinta-feira, dia em que reuniu também a plataforma "Juntos pelo Hospital no concelho do Seixal". O encontro contou com a presença de uma centena de entidades parceiras e serviu para fazer um ponto da situação(...)"

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Set%FAbal&Concelho=Seixal&Option=Interior&content_id=969768

Anónimo disse...

"O líder do PCP, que esteve esta tarde em Braga, considerou o caso da Quinta da Fonte «isolado».

Apesar de sublinhar que é um «problema localizado», Jerónimo de Sousa defendeu, contudo, que «é necessário estar-se atento com uma intervenção cuidada». "

Artigo com audio em :

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=969977&feedflare=show

Anónimo disse...

Decreto n.º 20/2008, D.R. n.º 139, Série I de 2008-07-21

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Aprova o Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha no Domínio do Turismo, assinado em Badajoz em 25 de Novembro de 2006



Decreto-Lei n.º 129/2008, D.R. n.º 139, Série I de 2008-07-21

Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

Aprova o regime dos planos de ordenamento dos estuários



Resolução do Conselho de Ministros n.º 115-A/2008, D.R. n.º 139, Série I, Suplemento de 2008-07-21

Presidência do Conselho de Ministros

Aprova o Plano Sectorial da Rede Natura 2000 relativo ao território continental

Anónimo disse...

Aviso n.º 20640/2008

Plano de Pormenor de Vale de Chícharos

Alfredo José Monteiro da Costa, presidente da Câmara Municipal
do Seixal, torna público que, nos termos do artigo 77.º do Decreto -Lei n.º 316/2007, de 19 de Setembro, e para cumprimento da deliberação tomada pela Câmara Municipal na reunião de 11 de Junho de 2008, está a decorrer por um período de 22 dias úteis, com início na data da publicação do presente aviso no Diário da República, um processo de
discussão pública, respeitante ao Plano de Pormenor de Vale de Chícharos.

O referido Plano de Pormenor encontra -se patente ao público
nos seguintes locais:

Paços do Concelho, Rua de Fernando de Sousa, 2, Seixal;
Atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, Largo
dos Restauradores, 13, Seixal;
Junta de Freguesia de Amora.

Os interessados poderão proceder à formulação de sugestões, bem
como à apresentação de informações sobre quaisquer questões, que
possam ser consideradas no âmbito do Plano de Pormenor de Vale
Chícharos.

Os interessados deverão apresentar as suas observações ou sugestões
mediante requerimento dirigido ao presidente da Câmara Municipal,
a entregar no atendimento público da Divisão Administrativa de
Urbanismo.

9 de Julho de 2008. — O Presidente da Câmara, Alfredo José Monteiro
da Costa.

Anónimo disse...

Decreto-Lei n.º 316/2007
de 19 de Setembro
(…)
Artigo 40.º
[...]
1 - Concluída a elaboração do plano sectorial e emitidos os pareceres previstos no artigo anterior ou decorridos os prazos aí fixados, a entidade pública responsável pela elaboração do plano procede à abertura de um período de discussão pública da proposta de plano sectorial através de aviso a publicar, com a antecedência de cinco dias, no Diário da República e a divulgar através da comunicação social e da Internet.
2 - Durante o período de discussão pública, que não pode ser inferior a 22 dias, o plano, os pareceres emitidos ou a acta da conferência de serviços são divulgados na página da Internet da entidade pública responsável pela sua elaboração e podem ser consultados na respectiva sede, bem como na dos municípios incluídos no respectivo âmbito de aplicação.

(…)

Anónimo disse...

Decreto-Lei n.º 142/2008, D.R. n.º 142, Série I de 2008-07-24

Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

Estabelece o regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade e revoga os Decretos-Leis n.os 264/79, de 1 de Agosto, e 19/93, de 23 de Janeiro