sexta-feira, julho 18, 2008

ÉPOCA DE INCÊNDIOS


Quem havia de dizer há uma dúzia de anos atrás , que um flagelo ocasional, iria ter hora , data e estação marcada e se iria transformar numa indústria que envolve até milhões em meios aéreos . Falo é claro da época de incêndios que tantos meios continua a mobilizar, tanto dinheiro tem gasto ... não tendo sido possível evitar que muita floresta ardesse .


O ano não tem ido de muitos calores salvo determinados dias pontuais , mas quando menos se espera lá vêm os bombeiros de escantilhão ...
Pela Margem Sul , mesmo que não tenha havido ainda um fogo de grandes proporções , os bombeiros não têm tido mãos a medir , continuando a afirmar que a par do descuido e do desleixo, há por aí muito interesse imobiliário e muita mão criminosa.


Um exemplo , um inicio de incêndio que podia ter dado em tragédia onde outros anteriores já deram , um há cerca de 15 anos e outro há um par deles atrás na mesma área, deram água pela barba aos soldados da paz .

Falo como é óbvio do Sítio Rede Natura Fernão Ferro Lagoa de Albufeira.


Infelizmente e contrariando a ideia do senhor vereador do ambiente do Seixal, que no fogo do ano passado da Flor da Mata apontava os defensores da floresta (os que não queriam que se construísse) como "possíveis interessados nos incêndios" , têm sido os interesses imobiliários que têm avançado atrás das chamas , veja-se a propósito dos incêndios atrás mencionados , o golfe a nascer numa destas zonas , no Rego Travesso , claro que é tudo um acaso... como a alteração de uso de solos...

Este mais recente fogo , ocorreu no canto norte daquela área , e no dia e na hora da final do Campeonato da Europa de Futebol , festejava-se também o S.Pedro no Seixal... e nem estava muito calor nesse início de noite... felizmente que também não estava vento e as chamas foram prontamente dominadas.

Ficaremos por aqui ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Os incêndios são mais outro negócio mafioso que envolve muita gente e muitos interesses.