sábado, julho 12, 2008

NEMÁTODO ALARMA PINHAL DOS FRADES


A população da Flôr da Mata e Pinhal dos Frades no Seixal é a par de outras populações da Margem Sul um exemplo de participação civíca e de preocupação ambiental.


Ontem e hoje soou de novo o alarme naquela zona , por estar a decorrer uma acção de desmatação , temendo os moradores , desde logo o pior , e a repetição de outras acções que na zona têm dizimado floresta a um ritmo contrário à letra do Plano Director Municipal que desde 1993 mada Reflorestar, Reflorestar, Reflorestar !!!


Desta vez as máquinas estão no pinhal por mera medida fito-sanitária no âmbito do controlo da praga do nemátodo do pinheiro, fazendo esta acção de corte e recolha de pinheiros mortos , parte de uma acção a decorrer no bloco denominado Penalva-Amora e do qual esta faixa de pinhais do Seixal fazem parte.

Apesar de ser uma das acções melhor organizadas , tem sido um esforço inglório , na medida em que a doença se tem disseminado e ultrapassado já a Peninsula de Setúbal , na origem desta praga, supõe-se ter estado a descarga no Porto de Setúbal há quase uma década , de madeira contaminada oriunda do estrangeiro.

Desta forma podem os residentes da Flôr da Mata e Pinhal dos Frades estar descansados , apesar das barricadas que fizeram e depois de terem chamado a intervir a GNR .

Desta vez é por uma boa causa que há máquinas no pinhal.

4 comentários:

Anónimo disse...

O a-sul em verdadeiro serviço publico, sempre em cima do acontecimento. Obrigado pelo esclarecimento é que desta vez não ía ser como das outras.

Anónimo disse...

Apesar de não saber quem sao as pessoas envolvidas na luta a favor da defesa do Pinhal de Frades e Flor da Mata,devo dizer que tenho por eles uma profunda admiração...tal como pelo autor do blog.
Bem hajam e não deixemos que o Seixal copie o que de pior há em Sintra ou Amadora

Anónimo disse...

Diz-se que o nemátodo entrou no território nacional aquando da descarga no Porto de Setúbal, de madeira "infectada".

Também em consequência disso o país florestal está em risco.

Há responsáveis?

Jorge Pietta disse...

A prova de que, alguns blogues, servem a "causa pública" sem interesses pessoais e mesquinhos. A verdade acima de tudo aqui devidamente espelhada. A verdade... nada mais que a verdade.