segunda-feira, maio 12, 2008

VERDIZELA QUER SABER



Tarde de domingo cinzenta e a ameaçar chuva não foi impeditiva de se ter reunido uma multidão à entrada da pacata Verdizela para questionar a desmatação de uma vasta área de Pinhal , mais uma ... gerida pela Câmara Municipal do Seixal.



Já há algum tempo aqui demos cont
a do que à altura estava agendado para o local , ou seja , à data (clique), há um ano atrás estava planeado para aquela zona do Pinhal das Freiras (ver imagem) , que é Rede Natura 2000 , uma urbanização de 4500 fogos da construtora Alves Ribeiro , essa ocupação daquele espaço verde faz porém parte de um plano mais vasto de betonização e que inclui o Hospital , o IC 32 e uma mega urbanização com campo de Golfe, mais para os lados da estrada de Sesimbra EN 378.





Esses foram os nossos alertas há um ano , par
ece que para chegarmos hoje a este ponto em que a população mais uma vez veio à rua pedir explicações à Câmara do Seixal, significa mais uma vez a ineficiência do uso do Boletim Municipal e de outros meios que a autarquia tem ao dispôr, para que os cidadãos tivessem sido atempadamente esclarecidos e participativos num projecto em que deveriam ter sido ouvidos e no qual deviam ter participado.


Mais uma vez se comprova , quem fala verdade , quem está a ludibriar a população (que já não é mais passiva nem mera espectadora) e demonstra inequívocamente o caríz betonizador desta maioria CDU que tem em mãos a destruição de todo e qualquer espaço natural de um concelho outrora conhecido pelo verde dos seus pinhais e pela qualidade de vida dos seus habitantes.


















_____________________________________________

DESTAQUE

Para o Blogue Verdizela Viva (clique) e para o post de hoje do Blogue Hekate (clique) , com mais imagens e opiniões sobre o tema de hoje!

25 comentários:

Anónimo disse...

Betão e Alcatrão continua a ser o negócio mais atractivo e rentável para certos autarcas (vias férreas também podem ser bom negócio).

Ana disse...

Arquitecto Ribeiro Teles venha em meu socorro por favor, como vou explicar aos meus netos o que é uma árvore? como vou ensinar-lhe a diferenciar um pinheiro bravo de um pinheiro manso?
Esta preocupação começou há algum tempo com alguns animais, lembro-me especialmente da baleias, até o Roberto Carlos tinha uma canção, para além da fauna veio a flora, o que virá mais!
Quem viu este concelho e quem o vê só tem que usar a imaginação, um prédio de 3º andar pode ser um pinheiro manso, um de 5º um pinheiro bravo ainda em crescimento, um de 7º, uma mais crescido, e por aí fora.
Em vez de plantarmos um bosque e darmos nomes de personalidades que marcaram a nossa história ás arvores, vamos dar aos prédios nomes dos autarcas que destruiram a nossa terra, com a devida explicação na placa, de quem foram e da respectiva obra.

Anónimo disse...

É impressão ou há de novo um BOOM de construção no Seixal ? É que só se vê desmatação e construção por todo o lado. Um cenário como o da Verdizela aconteceu há meses ao pé da minha casa entre Pinhal dos Frades e a autoestrada, de um dia para o outro fiquei com vista para Lisboa sem que ninguém tivesse feito nada , apesar da revolta também dos moradores, tal como hoje na Verdizela. Força gente da Verdizela, a Flôr da Mata e o Pinhal estão convosco.

cidadao disse...

Vamos ter ali uma nova Santa Marta do Pinhal não é ? Os interesses dos Patos Bravos acima do interesse do Povo.O que se está a ver é uma grande vaga de betão à babugem do IC 32 ,numa faixa paralela à autoestrada do lado menos construído e ainda verde.

Anónimo disse...

Gostava de saber onde vivem estes senhores, se em casas velhasm, se em casas novas com todas as comodidades. Neste momento o ambiente serve para isso, para elitizar a habitação.

Anónimo disse...

Comunistas não há , verdes muito menos. Quem manda são a Alves Ribeiro, a Teodoro Gomes Alho, a A.Silva e Silva , a Mota-Engil , a Somague, a Euroárea , lembram-se dos negócios com o fugitivo Vale e Azevedo?
Um Apito Dourado para as autarquias a começar pela do Seixal JÁ!

Anónimo disse...

"Parabéns pela imaginação, qualquer dia não vais precisar de qualquer tema para dares expressão ao teu anticomunismo primário."

O militante comunista membro da DORS do PCP que escreveu isto hoje está calado que nem um rato.
Queremos resposta JÁ! E o fim da destruição da floresta.

Anónimo disse...

Isto continua sempre a mesma coisa... já irrita tanta aldrabice!

Anónimo disse...

Onde moram vocês? Em casas boas, possivelmente em moradias com vistas bonitas, não é?

Tenham vergonha

Ponto Verde disse...

Foi gratificante ver ontem a sociedade civil participar mais uma vez mais em defesa do ambiente.

A população que até aqui se quiz amorfa, passiva, controlada e agradada pela fantasia publicada no Boletim , parece ter acabado e um pouco por toda a parte , o descontentamento é geral pelo rumo que tem sido dado ao concelho do Seixal.

A destruição dos espaços verdes é evidente e por este andar, dentro de cinco anos não haverá mais pinhais no Seixal, se a isso se somar o que a Câmara de Almada quer fazer no Pinhal do Rei/ Mata dos Medos é preocupante.

Agora o que são curiosos são dois comentários aqui deixados, certamente por quem não conhece a Constituição da República:

"Gostava de saber onde vivem estes senhores, se em casas velhas, se em casas novas com todas as comodidades. Neste momento o ambiente serve para isso, para elitizar a habitação"

e

"Onde moram vocês? Em casas boas, possivelmente em moradias com vistas bonitas, não é?
Tenham vergonha"

São observações curiosas estas de "elitismo" ambiental , reveladoras de uma ignorância total e não só ambiental , isto no concelho do país com mais fogos em comercialização, o concelho do Seixal.

E já agora pergunto ao autor ou autores , o que pensa dos proletários condomínios fechados da Quinta da Trindade, da Quinta do Outeiro ou o condominio com golfe em construção no Rego Travesso ...

Anónimo disse...

O ponto césar verde deve estar equivocado pois as pessoas presentes foram mais pela curiosidade do que por questões ambientais e no final viram que "a montanha tinha parido um rato", e por isso foram embora, pois concluiram que tudo não passava de uma manobra do PSD, como o demonstra o facto de ter estado presente um vereador do PSD, e outros elementos desta força politica, demonstrando que o assunto era de mera politiquice... A proposito gostaria de saber se o PSD votou contra o projecto na Câmara e se alguma vez questionou o processo na Assembleia Municipal, para assim poder saber a sem vergonhice que grassa nesta força politica!

Anónimo disse...

"...isto no concelho do país com mais fogos em comercialização, o concelho do Seixal." - ponto verde

Onde é que tirou os dados?

Isto não é verdade é falso.

Anónimo disse...

A montanha paríu, não um rato, mas uns vinte hectares de desmatação obra de empresa Alves Ribeiro para o quê senhores autarcas? Qual a vossa verdade!
A população de Verdizela não vai parar, isto é só o início!
Esta de dizer que o povo não se manifestou, foi só passear e "calhou" parar por ali é uma atitude paternalista digna dos países ditatoriais como Cuba , andam enganados na latitude e na longitude.

Anónimo disse...

Esta dos "países ditatoriais como Cuba" é uma bomba dentro de um blogue afecto ao PSD. Então não são os vossos autarcas, que admitem o mau trabalho feito pelos vossos governos que enviam pessoas para CUBA, para esse pequeno pais, para receberem o tratamento que em Portugal, num pais democrático, lhes é negado.

TENHAM VERGONHA!

Anónimo disse...

Porra! por uma vez reconheçam que há coisas em que este executivo camarário comete erros... e nem me interessa se são erros intencionais ou não, se seguem a lei ou não...

Trata-se apenas e só de bom senso... e isso tem faltado e muito a esta câmara!

Betonizem o concelho de fio a pavio...para quê árvores e biodiversidade e o raio? depois a câmara há-de nos pagar umas viagens a Cuba para ver a natureza!

Não há pachorra para aqueles que não sendo cegos, não vêem...

Anónimo disse...

Estou a pensar seriamente colocar-me à porta do barco do seixal para fazer recolha de fundos para enviar a cuba o presidente da camara do seixal e os vereadores CDU para lhes tirarem a cegueira porque se não são cegos como é que não vêem que a população está a tomar consciencia dos seus direitos? E porque é que não vêem que estão a destruir o resto das poucas arvores que ainda restam? E porque é que não vêem que há zonas protegidas que não podem ser tocadas? Não são cegos? Então são corruptos?

Ponto Verde disse...

Não fosse a questão demasiado séria , o presente, o nosso futuro e o das próximas gerações e isto seria um interessante ensaio sobre a cegueira, começando pela cegueira de não querer percepcionar que os tempos são outros, que as pessoas são outras (ou as mesmas mas...) , mais informadas e exigentes e que já não basta o foguetório , a propaganda e a Festa em Setembro!

Os tempos mudaram, mas insistem , ou em fazer de conta que não, ou a identificar cada vez com mais tiros nos pés , quem "está por detrás disto tudo" , a associa-nos ao Partido A, ou serãao Partido B (?), ou pura e simplesmente negando o óbvio, como se não víssemos os prédios a crescer por TODO o lado, como se não sobessemos os esquemas e os golpes ... ou ignorássemos os nossos direitos e deveres, consagrados na tão propalada Constituição de Abril que concede o Direito de viver num ambiente saudável e de o defender.

Esta estírpe maligna de politicos e de politicas não tem futuro, nunca teve , mas o pior é que muito a sério, estão a pôr em causa o futuro de todos nós , e desta região ímpar ... essas "ovelhas negras" (sem ofensa ás ovelhas) de uma espécie que se diz RACIONAL mas que de tão RACIONAL não só se esquece que mais formas de vida habitam a Terra que mesmo os seus descendentes partilharão o futuro armadilhado que dia a dia lhes preparam.

Anónimo disse...

Mais uma vez mentiste e foste apanhado onde é que tiraste os dados que te permitem dizer que:

"...isto no concelho do país com mais fogos em comercialização, o concelho do Seixal."

Anónimo disse...

Sou morador da Verdizela e estive lá.
Não me senti defraudado, fiquei admirado por haver tanta mobilização.
Não me interessa se houve partidos ou não, a despoletar esta iniciativa.
Os meus inimigos são a destruição de um pinhal em plena Rede Natura( mesmo que abençoados pelo PDM),a betonização de um pulmão verde e a construção desenfreada, num país com mais de meio milhão de casas devolutas.
Os meus inimigos também são as ilegalidades e a passividade fiscalizadora. Foram alguns moradores que tomaram a iniciativa de fazer parar a destruição de pinheiros para a construção de acessos à futura urbanização, quando não havia qualquer licenciamento para o efeito.
Ver outro contributo em http://furiadocajado.blogspot.com/
Roberto Robles

Ponto Verde disse...

"Mais uma vez mentiste e foste apanhado ..." (isto parece uma rábula dos Gato Fedorento)

São estas as vossas provocações ? Fraquinho, muito fraquinho...sabem que basta procurar na net...e a malta até sabe fazer isso!!!

Anónimo disse...

Não são provocações. O que coloco é apenas uma pergunta gerada normalmente por uma afirmação mentirosa e que tu não respondes.

Grande Aldrabão!

Ponto Verde disse...

Este nível rasca de provocação não tem qualquer resposta!

Só não apago o comentário porque ele é elucidativo do nível baixo que reina nestes podres poderes!

Cumprimentos!
Apesar de tudo esta forma de abordagem é nova, está-se a perder o controlo ou são efeitos do novo assessor?

Anónimo disse...

Isto é a democracia do ponto césar verde, "só não apago o comentário"... Ou seja se não concordas com o que eu digo, apago o comentário e o assunto está resolvido... Profere mentiras, é questionado, não tem resposta e não sabe como há-de justificar as mentiras que disse anteriormente, e por isso vem com ameaças de apagar comentários.
Isto demonstra a cultura democrática deste ponto césar verde!!!

Ponto Verde disse...

Por acaso até aprecio Cesário Verde , se isso é ofensa , é algo que me transcende, mas realmente o senhor deve precisar de um internamento psiquiátrico urgente, mas não é a avaliação desses casos a nossa vocação (pergunte a um assessor que pra cá veio descansar qual o melhor tratamento cá pelo Seixal).

E dou por encerrado este assunto com Vªa Exª , o blogue continua diáriamente. Aliás penso até que terá muito interesse nos posts dos próximos dois dias.

Anónimo disse...

"...isto no concelho do país com mais fogos em comercialização, o concelho do Seixal." - ponto verde

Já te perguntei: Onde é que tens bases para afirmar isto?

Responde se faz favor...