domingo, maio 04, 2008

ASAE PRENDE CAMIÃO A "ÓLEO FULA"




A Noticia é caricata, segundo o Público (noticia na íntegra aqui) :
A junta de freguesia da Ericeira foi multada em sete mil euros utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo, em vez de comprar combustíveis fósseis, pelo que o Estado se considera lesado. O presidente da junta, citado pela TSF, já garantiu que não vai pagar a multa.

Joaquim Casado explicou que há vários anos que recorrem aos óleos usados mas que só agora a Direcção-Geral de Finanças do Ministério da Economia e a Direcção-Geral das Alfândegas o informaram da necessidade de legalizar a produção de biodiesel. “Fiz todos os esforços para me legalizar e, depois de preencher uma série de requisitos, fiquei espantado ao deparar que a quota está esgotada no país”, acrescentou o presidente da junta.

(...)
A junta de freguesia da Ericeira afirma que foi pioneira na recolha porta-a-porta dos óleos usados que começou por entregar a uma empresa de produção de biodiesel. "Com esse dinheiro comprámos fotocopiadoras para todas as escolas do ensino básico e só mais tarde é que se avançou para a produção própria de bio-combustível", disse Joaquim Casado.

Freguesia sente-se injustiçada por ser amiga do ambiente

"A nossa imagem é reconhecida por muitas autarquias do nosso país que nos visitam e tentam seguir o exemplo dos nossos projectos", afirma o presidente da junta numa carta dirigida a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República onde denuncia o que considera "uma sanção injusta" junto de quem "tenta ser amigo do ambiente".

Segundo o autarca, a junta recolhe óleo alimentar "em todos os estabelecimentos de restauração, hotéis e escolas" tendo criado "oleões" de rua junto dos ecopontos. Mensalmente e desde há vários anos a junta de freguesia recolhe entre quatro a cinco mil litros de óleo vegetal usado. Desde Junho de 2007 os óleos são valorizados numa central de transformação onde é produzido bio-combustível e glicerina(...). "

____________________________________________

Na margem Sul a questão não se põe, não há nestas autarquias sistema de recolha de óleos alimentares usados e muito menos viaturas alimentadas a combustíveis alternativos, tirando os reluzentes Toyota Prius e Honda Hibrid , para que os autarcas se mostrem "amigos do ambiente" .

No Seixal há mesmo um privado que utiliza numa pequena frota empresarial , biodiesel de produção caseira. Tendo ao que sabemos , proposto à autarquia apoios na implementação de uma rede de recolha de óleos usados não recebeu grande empenho desta , nessa actividade , não tão reluzente como os carrinhos híbridos, mas bem mais efectiva para um melhor ambiente.

11 comentários:

Ponto Verde disse...

O Senhor João Afonso não é virgem nestas andanças da internet, ele e o Senhor Dr Paulo Silva,andam por cá há muito, por isso não considero inocentes as ultimas afirmações assinadas pelo primeiro.

Pensava que entre cidadãos com o minimo de inteligência, já estava esgotado este tema do anonimato na blogoesfera, sobretudo na figura do autor de um blogue.

É fácilmente distinguível o blogue anónimo tipo www.antóniodotelhado.blogspot.com , de outros trabalhos que sendo anónimos têm fundamento, credibilidade e como objectivo o bem comum e não a mal-dicência gratuita.

Mas ao senhor Afonso interessa confundir (-nos) com o que é má língua e com o que é denúncia de situações senão ilegais, pelo menos imorais.

O senhor Afonso sabe bem que no Seixal, um blogue critico á Câmara, assinado por um cidadão (não ligado a um partido) devidamente identificado ... duraria no mínimo, não quatro anos, quanto tem o a-sul, mas quatro dias, e o senhor Afonso sabe muito bem o como e o porquê.

É fácil assinar, dar a cara , quando se está quer no poder quer no sistema.

Enquanto fui inocente e pensei viver num país totalmente Democrático, também eu dei o nome , tentei debater cara a cara convosco o indebativel (porque o PCP não dialoga nem debate ), depois vi o esquema MAFIOSO em que funcionavam e comecei a usar aquilo que quem está em resistência pacífica pode utilizar participando na vida democrática, passando para o lado da "clandestinidade" (bom, por isso não me irão condenar , não é?).

Mas usando outra arma, essa bem letal para Vªas Exªas, a arma do rigor, da verdade e dos factos !

Como sabem tenho granjeado uma vaga cada vez maior de leitores, o que significa , não que descobri a pólvora, mas que há gente, muito mais gente com o mesmo sentir e com a mesma revolta. O vosso estertor e desespero indicam que sim!

Anónimo disse...

Ponto Verde,
Também eu, que sempre acreditei nos méritos da democracia, já me desiludi quanto à nossa. Não é por acaso que um diário publicado hoje, afirma que a qualidade da democracia portuguesa é das piores da Europa. Sinceramente, acredito que sim. É que, para além da democracia, existem os verdadeiros poderes que mexem os cordelinhos por detrás do pano. Não nos iludamos. O voto e a liberdade de expressão pouco valem comparativamente com esses poderes que existem e que efectivamente mandam. E que estão prontos para nos cilindrarem se nos opusermos, de uma forma ou outra, aos seus "altos" desígnios.
Só nos resta remar contra a maré, mas sem ingenuidades, pois eles não dormem e estão sempre prontos para nos acorrentarem se para isso lhes dermos oportunidades.

Anónimo disse...

Acho que a coligação anti-câmara do Seixal anda de cabeça perdida, senão vejamos o ponto verde escreve um post sobre "oleos" e depois faz um comentário a atacar o João Afonso e o Paulo Silva... Isto demonstra no minimo desorientação... Depois vem para aqui falar sobre falta de democracia... No Seixal a oposição tem dois jornais - o comércio do seixal e o noticias do Seixal -, os quais mal tem publcidade mas continuam a sair o que demonstra que são pagos não se sabe por quem... e nunca os ouvi queixarem-se de pressões da Câmara... E depois vem o ponto verde com um blog, proferir para aqui uma meia dúzia de impropérios sobre a razão de ser anónimo... o ponto verde é anónimo porque sabe as mentiras que profere e que possivelmente já teria alguns processos crime por difamação se o blog tivesse identificado, não venha é dizer que é anónimo por caso das pressões, pois as mesmas não existem. Quanto a mafia, o único grupo mafioso que conheço é o constituido pelo ponto verde.
Quanto a rigor e verdade é coisa que não existe neste blog, aqui tudo é mentira e oportunismo.

Ponto Verde disse...

Meu caro, os processos crimes por difamação, se há difamação e substância , não é por o blogue ser anónimo.

Meus caros ATREVAM-SE!

Se acham que há matéria para tal, sejam meus convidados.

Não percebem que se desmascaram e denuciam a cada passo, a cada declaração ... Uiiiii! Estou cheio de medo das vossas ameaças, a tremer mesmo!

Era giro, um blogue como o A-Sul e o seu autor em tribunal ! Mesmo muito giro!!!

Anónimo disse...

"a coligação anti-câmara do Seixal anda de cabeça perdida"

Estes gajos andam a fumar qualquer coisa marada , agora a Câmara é vítima de cidadãos que democráticamente discordam da autarquia e destes autarcas.
Isso ameacem com processos, e já agora com a Sibéria, com o Gulag.
Maio de 68 , 25 de Abril para isto?

Anónimo disse...

Mas no a-sul há mais alguma coisa do que "maldicência gratuita"??? Este pasquim tem mais algum objectivo do que dizer mal de tudo aquil que seja vermelho???... Deixem-me rir... se presunção matasse onde já estaria o ponto verde...
Ai que ele agora vai dizer que está a ser ameaçado de morte...
O homem não tem mesmo a noção do ridiculo!!!

Anónimo disse...

Esta gente é perigosa para quem mexe nos interesses instalados que movem muito dinheiro das alterações de uso do solo aos salários milionários e respectivos extras, de acessores e vereadores :
"Ai que ele agora vai dizer que está a ser ameaçado de morte..."
- Há realmente um medo do efeito multiplicador na opinião pública deste blogue, não admira a tarefa de o pretender calar.

Ana disse...

Por favor é altura de deixar o Exmo Senhor João Afonfo ou Dr. Paulo Silva, seja lá quem for, não estou interessada, a falar sózinho.
Sou da opinião de que todos os que andam por aqui já conhecem suficientemente bem o que pretendem e ao contrário do que tem dito andam muito preocupados com o que por aqui se vai dizendo, parece que ele sim anda de cabeça perdida, pelo que qualquer palavrinha mais por muito insignificante que seja só serve para dar importância a quem a não tem.
Faz-me lembrar o tempo da chamada "Outra senhora" em que quem não estava de acordo era comunista, agora dá-se precisamente o inverso?
NÂO, NÃO, NÃO MILHÕES DE VEZES NÃO.
Sou mulher, tenho direito a voto, tenho direito a pensar pela minha cabeça não preciso de ninguem que pense por mim, tenho direito a ter opinião própria, tenho direito à indignação, tenho direito a discordar, e a muitas coisas mais, e sabem porquê?
PORQUE EXISTIU O 25 DE ABRIL QUE É DE TODOS NÓS E NÂO SÓ DE ALGUNS.

EMALMADA disse...

É exercício de cidadania saudável denunciar os danos que oportunistas instalados nos governos ou autarquias, estão a causar ao País e aos portugueses.
A nossa democracia está a ser aproveitada por uns quantos "xicos espertos" para fazerem os negócios da vida deles em nome do "interesse público".

Anónimo disse...

Os senhores que estão à frente das câmaras da Margem Sul são, salvo raras excepções, do mais sectário possível. São do género se não estás a meu favor estás contra mim e és um alvo a abater. Salazar não diria e faria melhor. A escola é a mesma, apesar de o espectro político ser diametralmente oposto. Quem tem razão é o Fernando Dacosta quando diz que Salazar deixou muitos herdeiros, muitos salazarinhos e salazarinhas, como ele lhes chama, que estão à frente dos destinos do país, desde as câmaras municipais até ao governo central, e desde a extrema direita à extrema esquerda.
São estes senhores que nos des(governam) e que des(governam) as nossas terras, mas que se governam e bem a si próprios.

Anónimo disse...

E de repente ninguém votou nesta merda de governo que tem maioria absoluta!!!!
Todos dizem:"Eu??!! alguma vez ia votar nesta cambada de chulos e mentirosos??!"