quinta-feira, abril 24, 2008

QUATRO ANOS A-SUL


Ao fim de quatro anos de blogoesfera (completados no passado dia 21) só lamentamos que do ponto de vista técnico e de acesso que este meio não tenha surgido mais cedo .

Estes quatro anos foram do ponto de vista do A-SUL, uma aposta ganha num trabalho voluntário e desinteressado de cidadania activa , com referência em inúmeros meios de comunicação. As várias noticias e imagens a que a imprensa escrita e não só veio aqui buscar para produzir informação são um facto real da credibilidade e do alcance da nossa acção.


Parece que finalmente conseguimos a desistência dos que têm trabalhado laboriosa e caluniosamente, na nossa descredibilização , e desde o primeiro dia, no nosso fim .Daqueles que não se acostumaram aos novos tempos e que trasvestidos de revolucionários , são o que de mais conservador, retrógrado , anti-democrático ,e obscurantista , a nossa sociedade tem produzido.

Quatro anos depois , como uma vocação ambiental e regional, com um post diário , conseguimos inimagináveis valores de penetração, de leitura, de links noutros blogues ou sites , mesmo no computo geral de todos os blogues nacionais e locais.

Mas esse retorno só é recompensador, não pela vaidade do lugar no "ranking" e dos objectivos alcançados, mas pela mensagem que de vós diáriamente aqui recebemos , a par da mensagem e das propostas que aqui construtivamente vamos apresentando ou , do que, também construtivamente, criticamos.

Estou convencido que no futuro , os últimos cinquenta anos na Margem Sul , de Alfredo da Silva e Chapallimaud ao dominio de trinta e tal anos CDU serão aqui relembrados como a idade das trevas , a idade em que se andou para trás, em que se desperdiçaram meios financeiros e se criou um monstruoso passivo ambiental , em que se moldou uma região única, numa mole disforme massificadora de gentes e interesses , primeiro sob a égie do fascismo, depois do comunismo , uma caracteristica só encontrável nalgumas regiões da Europa de Leste.

Novos projectos surgidos nos ultimos meses prometem alterar este estado de coisas e acima de tudo fazer com que as forças politicas que aqui têm desinvestido, se voltem a interessar por esta região e por estas gentes, apresentando quer pessoas, quer projectos credíveis e uma nova forma de fazer politica tendo como pano de fundo a sustentabilidade ambiental da região (uma mais valia notável e delapidada nos últimos anos) , a qualidade de vida dos cidadãos e a sua participação nos seus destinos e nos da região.

Mas volto a relembrar que é também uma época , em que demonstrámos que o cidadão tem agora uma voz (escutada, lida, vista ou ouvida) independente daquela que terceiros lhe quizessem conceder, independentemente de estruturas partidárias ou percursos politicos nessas mesmas estruturas.

Esta é uma época em que a Democracia real e directa é possível e por isso apelo ao surgimento e criação a seu tempo, de alternativas, mais que de poder, "ao poder" , mais do que fragmentárias, unificadoras da actual oposição, para que finalmente entremos, cinquenta e tal anos depois, numa nova era bem diferente do obscurantismo e propaganda reinante !

Nós por cá vamos continuar !

Com uma palavra de incentivo a todos os blogues que ultimamente surgiram, sobretudo na Margem Sul e para os que connosco há mais tempo partilham esta plataforma tecnológica, mas também espaço de ideias e liberdade! Que , nesta data, mais que em qualquer outra, é sempre bom recordar.

OBRIGADO!

22 comentários:

Bluegrowth disse...

Ao Ponto Verde os meus parabéns. Considero o A-Sul como um instrumento de serviço público de qualidade. Parte da inspiração e motivação para escrever publicamente o que me vai na alma surge do empenho, trabalho e dedicação que vi ser desenvolvido neste blogue.

Este blogue e o Homem que estás por trás têm um lugar muito especial no meu reconhecimento. Considero que TODOS lhe devemos prestar a devida homenagem e agradecimento.

Um abraço e força, companheiro! Lutemos!

JS Seixal disse...

Os meus parabens pelo exemplo de cidadania e inspiração.

Um blog inevitável para a população do Seixal.

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Ponto Verde, por todos os motivos, sobretudo pelo simblolismo da data que se comemora neste post, faz mais sentido o meu comentário feito no anterior post ser transcrito neste espaço, por isso o vou repetir, no entanto, não posso deixar de expressar os meus mais sinceros parabéns para a data aqui comemorada e desejar que este blogue se mantenha activo, vivo, participado e interventivo por muitos e bons anos.

De seguida deixo o comentário anterior:
Caro "Ponto Verde",
Seja V. Exa. quem for.

O que diz neste post é muito verdade e, deixe-me dizer, por ser justo, que os blogues em geral e, particularmente o seu, muito têm contribuído para disseminar a informação e, assim, desmistificar um pouco estes "falsos profetas".

Venho aqui anunciar em primeira mão e endereçar-lhe um convite especial.
o anúncio é que, talvez pela primeira vez na história dos blogues Portugueses (se não é a primeira vez peço desculpa pelo lapso) um blogue vai estar completamente interactivo com um jornal. Dito por outras palavras, a minha colaboração (crónica) com o semanário local "Comércio do Seixal" vai começar a processar-se através da exposição do meu blogue, com um post semanal, onde os vossos comentários vão ser publicados (se não o quiserem publicados, basta solicitar.
Na medida em que considero o Blogue A-Sul o melhor e mais lido blogue da margem sul, ou seja um Blogue de referência, que muito tem ajudado na divulgação de muitos outros blogues locais, bem mais recentes e, entre os quais o meu, considero ser de todo justo endereçar publicamente o convite para que um dos primeiros comentários seja o seu.
De seguida tentarei fazer a página onde vou colocar este anúncio e, assim, convido-o a si, assim como a todos os restantes bloguers a visitarem a "Revolta das Laranjas" e a aderirem. O link está à margem, no entanto deixo aqui o endereço:http://www.a-sul.blogspot.com/.
Obrigado

EMALMADA disse...

Felicito A-SUL pelo excelente trabalho desenvolvido, que a seu tempo dará frutos.
Foi uma pedrada no charco e continuará a ser uma pedra no sapato dos protagonistas do atraso desta margem sul.

Anónimo disse...

Parabens Ponto Verde pelo blog e pela sua qualidade. Tal como o Velas do Tejo também eu quero dizer força companheiro.
Companheiros na mesma luta.
Muito obrigado.

Anónimo disse...

Parabens!
Oxalá continue no caminho que vem trilhando! O exemplo de coragem e cidadania leva-nos a segui-lo. Os temas tratados e a qualidade do seu tratamento são um incentivo e um desafio à cidadania de quem visita o PONTO VERDE!

Anónimo disse...

" È melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado."

Unknown disse...

Pois bem, é hora de felicitar o blogue A-Sul por mais um aniversário, no caso o quarto, o que faz do Ponto Verde já um respeitável ancião, neste mundo da Blogoesfera.
Parabéns A-Sul

A dificuldade em fazer ver o que está mal neste Concelho faz com que o A-Sul seja uma referência, por saber colocar o dedo na ferida. Caminhamos muitas vezes lado a lado e a direcção que levamos é a correcta. Outras vezes não estamos de acordo mas sempre soubemos respeitar-nos, é a Festa da Democracia.
Felicidades e Venham mais cinco!

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário. Como leitor e cidadão residente no Concelho do Seixal, agradeço os esforços feitos pela democratização da vida pública.

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário e pela refêrencia que se tornou para mim,no que diz respeito aos problemas locais.

Anónimo disse...

Parabéns, 25 de Abril Sempre!

Anónimo disse...

Ao longo destes anos e apesar dos constantes "bota abaixo", um blog que se tem mantido fiel aos seus princípios e que tem sabido manter e suscitar constantes debates, com a consequente procura de soluções para os problemas que afectam a região! Uma referência!
Os mais sinceros parabéns e a continuação do bom trabalho de enriquecimento da discussão democrática e livre que muitas vezes é impossível ter noutros foruns!

Anónimo disse...

Simplesmente, Parabéns
Ana S.

Ana disse...

Lamento só ter tido conhecimento do seu blog há relativamente pouco tempo, no entanto tornei-me desde logo sua fã incondicional.
PARABÉNS, PARABÉNS PARABÉNS
OBRIGADA, OBRIGADA OBRIGADA,
Parabéns pelo aniversário, obrigada pelo que tem feito pela minha terra, é para mim o número UM.
Por favor não desista, continue eu estarei por aqui a "beber" tudo o que publicar.
Cumprimentos

Filipe de Arede Nunes disse...

Os merecidos parabéns, que merece, para o autor deste blog e todos os seus visitantes e comentadores que fazem deste espaço um blog de referência para toda uma região.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Carlos (Brocas) disse...

Um grande Bem Haja e Parabens.
Força, Força companheiro Ponto Verde.
Nós por cá vamos ficando, continuando a ser as "Melgas" que vão picando as "bagalhotas" que nos governam.

Anónimo disse...

caro Ponto Verde

Os meus sinceros parabéns, olhe que fazer quatro anos neste media não é mesmo nada fácil ! Pleno de velocidade a criar blogues que depois se esfumam em poucas semanas.

O conteúdo apresentado é de um acutilância quase jornalística, pena é que a visibilidade do mesmo e dos assuntos não tenha ainda feito mudar as cabeças de muita gente.

votos renovados de empenho...
someday we will sing your freedom

Ponto Verde disse...

OBRIGADO!

Anónimo disse...

Parabéns, com algum atraso, mas só agora tomei conhecimento do aniversário.

Excelente trabalho! Uma referência!

Pina Martins disse...

Os meus sinceros parabens (apesar de atrasados) esperando que tenham sido apenas os primeiros 4, de muitos anos de actividade e informação.

Parabéns

Bloghestral Manoueuvres in the Dark disse...

4/25/2008 12:00:00 AM

descentralização em curso

ver-nos-emos mais à frente

obrigado

Barra disse...

Parabéns ao blog A-SUL e ao ponto verde que tem realizado um trabalho excelente acerca das questões delicadas da nossa margem.

Que continue o bom trabalho por muitos mais anos.

Abraços e força