terça-feira, abril 29, 2008

AMBIENTE E SAÚDE , NA UNIVERSIDADE SÉNIOR DO SEIXAL




Durante o período e no local onde decorre a Feira do Livro do Seixal , as aulas da Universidade Sénior do Seixal (USS) são dadas nesse espaço aberto ao público.

O ano passado , uma visita àquele espaço, levou-me a assistir a uma excelente aula sobre Comunicação, dada por nem mais nem
menos do que Joaquim Letria, uma referência do Jornalismo e da Comunicação.

Ontem, a visita anual àquele mesmo local, permitiu-me assistir a uma aula de Saúde dada pelo Professor Carlos Ribeiro , Cardiologista , Ex. Bastonário da Ordem dos Médicos ,entre outros cargos de destaque, para além de durante décadas ter exercido Medicina no Seixal, em Almada e em Lisboa .


Os exemplos acima, demonstram a capacidade exemplar da sociedade cívil intervir e interagir com a comunidade . Curiosamente , ambas as aulas a que tive o privilégio de ali assistir (com um ano de diferença) por entre uma plateia "sénior", versaram sobre temas candentes que aqui têm sido tratados no a-sul ( com humildade relativamente aos professores da USS) .

A aula de Joaquim Letria, tanto quanto me lembro, falou da comunicação num contexto alargado de participação cívica e a aula do Professor Carlos Ribeiro versou sobre temas de Saúde Ambiental , com o caso concreto da poluição do ar no contexto das doenças respiratórias , falando em particular da asma , tendo também sido abordado por outra interveniente , as questões da Água.


É gratificante observar , quer o interesse por estes temas , quer o facto da aula de ontem da disciplina de Saúde (uma das mais concorridas em termos de assistência da USS ) vir na sequência de uma outra anterior, mais abrangente sobre Saúde e Ambiente ( a cuja documentação distribuída tive acesso). Demonstra - embora sem surpresas , por ter acompanhado as preocupações do Prof.Carlos Ribeiro na defesa da zona protegida da Flôr-da-Mata - que estes temas estão na ordem do dia neste concelho e fazem parte das preocupações da população e das suas referências culturais e científicas.

Com uma palavra final de apreço e admiração por estas Figuras de referência Nacional e Internacional que de forma gratuíta e generosa continuam a promover a Cultura, a Ciência e o Ambiente.

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande exemplo que a minha geração ainda dá, disponíveis para aprender e ensinar sem nada em troca. A Câmara tira os louros deste iniciativa só possível pela prestação de gente como o Dr.Carlos , homem que me lembro de há 40 anos andar a fazer domicílios de bicicleta pelo concelho ou de pertencer á direcção de algumas colectividades. Um exemplo de vida e de amor e ligação ao Seixal e Paio Pires.

cidadao disse...

O Prof Carlos Ribeiro tem sido um lutador pela causa ambiental e pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Não tenho idade para ter visto o Dr. a fazer consulta de bicicleta pelos recônditos do Seixal, mas tenho a memória de um tempo mais recente em que esteve profundamente empenhado na defesa do Pinhal dos Frades e da zona da Flôr-da-Mata.
Certamente nessas aulas passará a mensagem de que é necessário passar ás futuras gerações um mundo melhor ou pelo menos igual em qualidade ambiental aquele em que viveu.

Anónimo disse...

Muito louvável esta iniciativa da universidade sénior. Só espero que o partido comunista por intermédio da camara a pouco e pouco não se vá infiltrando e comece a controlar a universidade senior como faz com tudo o resto no concelho do seixal.

Anónimo disse...

Será que alguem me pode dizer onde fica a sede da universidade senior? Os meus agradecimentos.

Ponto Verde disse...

Gostaria de dar uma resposta concreta e pormenorizada ao anterior comentário, mas de facto não sei se o que vou dizer será 100% correcto, por isso peço , para alguém que tenha mais informação, para me corrigir.

- A Universidade Sénior do Seixal é uma Iniciativa da Casa do Educador com o apoio da CMS.

- Não tem um local fixo e definido (daí a minha sugestão há uns meses atrás, de aproveitarem os edifícios abandonados da CMS no Fogueteiro).

- Há aulas que funcionam por exemplo na Junta de Freguesia de Amora como me informaram naquela aula a que assisti.

O pelouro da Cultura da CMS certamente disponibilizará mais informação, pois a Vereadora da Cultura estava ontem presente na aula.