segunda-feira, agosto 27, 2007

O «CLUSTER» ELEITORAL




Foi anunciado na imprensa regional, a intenção das autarquias do Barreiro e do Seixal integrarem um "«cluster» da náutica de recreio"
.


O presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, mencionou mesmo ao Jornal da Região, que:

- « "a ideia resulta da percepção de que existe uma enorme procura de locais para a prática de desportos náuticos e de que a região, nomeadamente a Baía do Seixal tem "condições excepcionais" para o desenvolvimento deste sector. "É uma área em que está tudo por fazer e que poderá contribuir para a requalificação das nossas zonas ribeirinhas, para a revitalização do Tejo e para o desenvolvimento do turismo" salientou o autarca ».


Vamos por partes:

1) Ainda bem que o Presidente da Câmara do Seixal, em sintonia com a autarquia do Barreiro reconhece que "tudo está por fazer", dá razão aquilo que aqui temos denunciado, que toda a zona ribeirinha, incluindo extensas àreas de areal e zonas unicas de paisagem estão de facto ao abandono, ou seja "tudo está por fazer" realmente, pergunto então, o que têm os senhores feito nos últimos trinta anos, a resposta , de que "tudo está por fazer" diz TUDO, ou seja NADA!

2) Assinala-se o aburguesamento das opções do autarca do Seixal, depois de autorizar um conjunto de condomínios fechados nas Margens do Tejo e em Património histórico e ambiental Municipal (Quinta da Trindade) vem-se agora preocupar com a náuitica de recreio que não consta estar nas preocupações da enorme massa de desfavorecidos e desempregados que habitam no Municipio do Seixal e Barreiro.

3) A promessa de Marinas no Tejo, na Amora e no Seixal, tem já alguns anos, ou melhor dizendo, vários periodos de promessas eleitorais, acabámos de entrar em mais um!


4) Não é liquido que a instalação de Marinas numa zona de delicado equilibrio ecológico como é a Baía do Seixal, seja o local ideal para a instalação de Marinas a esmo, está-se a investir milhões na despoluição da Baía, retirando de lá as descargas de efluentes domésticos e vão-se criar condições para que passe a ser poluída pelos esgotos, óleos, combustíveis, anti-vegetativos...etc das embarcações que ali vão atracar.

5) O El Dorado do Turismo não é assim que cria mais valia para o concelho, se não fôr mais do que um sitio concorrencial para recolha de embarcações, não passa disso, um local de recolha de embarcações
, o Turismo é outra coisa... e nem o Seixal nem o Barreiro fivcam a ganhar com esta nova visão de modernidade, e atracção turistica do Tejo, na água recolhem-se embarcações, nas Margens constroe-se uma muralha de betão para ricos e jogadores de futebol, e no interior destroem-se as florestas para alojar as massas...

Não seria melhor começar por recuperar as praias, permitindo que os residentes delas desfrutem durante o Verão e durante todo o ano ? Quem habita na Amora, Seixal, Miratejo, Arrentela, Santa Marta, Corroios, no fim de um dia de trabalho, após o regresso a casa, já não consegue ir até às praias da Costa, mas podia ficar no concelho e ir até ás praias do Tejo...

Não seria melhor, mais executável e imediato construír uma rede de ciclovias (para todos!) em vez de marinas (só para alguns?) as ciclovias ligariam as que foram construídas com o MST com a Baía do Seixal e permitiria aos seuas habitantes desfrutarem daquelas Margens onde tudo continua - trinta anos passados - "por fazer"?

Não seria melhor apoiar os clubes nauticos do Seixal e da Amora que tanto têm feito em prole da náutica de recreio e da sua prática por todos, permitindo que todos - e não só os detentores de potentosos iates e que podem pagar a atracação numa marina - possam aprender e navegar de preferência da forma ecológica (vela , remo e canoagem) como o fazem, a baixo custo acessível até aos mais desfavorecidos?

Isto considerando como sérias as declarações de Alfredo Monteiro, porque a realidade é que o que acabou de fazer, em vésperas da Festa do Avante, foi dar o pontapé de saída para a propaganda eleitoral das próximas autárquicas...

4 comentários:

Luis Eme disse...

Gostei de ler toda esta construção critica positiva.

Gostava que Eles também lessem...

Será que Eles pensam que o turismo é só marinas e barcos, que não existem coisas mais calmas, agradáveis e menos poluentes?

E são tão provincianos! Agora não há terra que não queira a sua marina (Almada também quer uma...)

Anónimo disse...

QUE TAL UMA MARINA EM BEJA ? CDU NUNCA MAIS!

Anónimo disse...

Para quem já visitou outros países, viu vários estuários, não pode deixar de se sentir triste. Mas também vi estuários e estuários, uns mais mal tratados que outros. O estuário do Tejo é do piorio. Só lhes posso dizer que temos o que merecemos! Desde o governo central até ao poder local, é uma autentica desgraça. Tirando um caso outro e não é necessário ser-se CDU ou Comunista, dos 308 Municipios poucos se salvarão, tendo como nível as exisgências de "A Sul"

Anónimo disse...

Bem quem escreveu o artigo e quem o comenta aqui nada percebe de náutica de recreio.
Sim marinas BOAS sim + infraestruturas náuticas + acessos á água+ apoio aos desportos nauticos não motorizados+ e + a utupia de praia fluvial tinha razão de ser a 50 anos atras agora so daqui a outros 50 anos se acabarem com os Esgotos doméstico em todo o rio tejo, até lá apoiem a vida ao de cima da água, todos os desportos que podem fazer o rio viver.