sábado, agosto 25, 2007

UM BOM EXEMPLO



Verão e férias nem sempre são sinónimo de mais tempo passado com os animais de estimação, muitos aproveitam esta época para se livrarem deles, subitamente tornados impecilhos de um dia para o outro.


Apesar de proliferarem os chamados Hoteis para Animais, muitos são os que optam, pelo abandono puro e simples sobretudo de cães e gatos que se vêm de repente perante um universo no qual estão totalmente desintegrados, das ruas da nossas cidades, aos baldios ou até nas praias da Costa da Caparica.

A falta de civismo e a ausência total de humanidade e amor pelos animais tem nestes representantes da raça humana um ponto só ultrapassado por aqueles que utilizam muitos destes cães abandonados para alimentar um sub-mundo, muito activo na Margem Sul , de lutas entre cães.

No extremo oposto desta postura criminosa está o meritório trabalho desenvolvido no Canil, gatil Municipal do Seixal e Serviços Veterinários que tem desenvolvido nos ultimos dois anos uma dinâmica que há que elogiar, para mais quando são estruturas municipais de bastidores e que como tal poucos apoios financeiros dispões à partida.

No entanto os actuais responsáveis impuseram uma dinâmica e uma visibilidade nova a este problema civico e de ambiente, saúde e segurança publica que é o abandono de animais , mas indo além da simples recolha e captura, têm promovido (com sucesso) também várias campanhas de adpoção e conseguido envolver dentro da comunidade, grupos de voluntários e activistas , também na internet que têm sido uma preciosa ajuda.

Aqui pode consultar alguns desses exemplos :

- Grupo Voluntário do Canil e Gatil Municipal do Seixal (clique)

- LINKANIMAL

- ADOPT@PET

- omeugatoeeu


1 comentário:

Anónimo disse...

O Canil/Gatil Municipal é um espaço de alojamento provisório de cães e gatos abandonados. Todos os animais capturados na via pública ou entregues pelos donos são, sempre que possível, tratados e colocados para adopção.



O canil tem capacidade para 60 cães e 8 gatos.



O Canil/Gatil Municipal funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 12.30 horas e das 14 às 16 horas. No sábado e domingo está aberto das 9 às 10 horas.



Av. da República nº 175 Arrentela – Seixal

Tel.: 210 976 200
Fax: 210 976 207