sexta-feira, agosto 03, 2007

ESTUÁRIO DO TEJO - OUTRO FOCO POLUENTE



Assinalámos aqui as preocupações (inconsequentes) manifestadas pelo Grupo Parlamentar do PCP durante a passada semana, alertando para a existência de sucatas radioactivas na Siderurgia Nacional.

Uma vez que o assunto, como calculámos, parece ter morrido... vimos aqui sugerir uma posição deste grupo parlamentar para um outro caso ambientalmente grave e que acontece , tanbém há anos, e não muito longe da Siderurgia.

Trata-se do desmantelamento terceiro mundista de navios em fim de vida que é executada no Cais Novo , em Alhos Vedros, concelho da Moita.

Já aqui trouxemos este assunto várias vezes. É uma actividade altamente poluidora para o Estuário e danosa para os trabalhadores , são aplicadas "técnicas" similares às usadas no mesmo tipo de actividade no Terceiro Mundo, nomeadamente no Paquistão.


Os trabalhadores são expostos a produtos tóxicos , radioactivos e amiantos, caracteristicas comuns à época de fabrico, dos navios que completam agora o seu ciclo de vida. Lembra-se também a existência de várias praias fluviais na zona, sendo a mais próxima a do Rosário a cerca de trezentos metros deste estaleiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, uma pequena correcção: é no cais novo em Alhos Vedros (infelizmente)

AV disse...

O AVP já fez diversas reportagens e artigos sobre este cancro, inclusive à referência a um barco soviético que aí foi desmantelado e que dizia-se ter material radioactivo, seria bom que se investigasse o teor de radioactividade na zona do Caís Novo de Alhos Vedros.

AV2

Ponto Verde disse...

Feita a correcção , obrigado.