sábado, julho 21, 2007

PIN-TUGAL


Um PIN perto de si - Aldeia dos Capuchos (Costa de Caparica) em plena Arriba Fóssil!

Sobre os PIN - Projectos de Interesse Nacional já aqui (clique) expressámos a nossa opinião, digamos que é a ultima brecha para acabar com o que de ambientalmente preservado ainda existe, isto na vertente imobiliária dos PIN (clique) (dita também "turistica") porque Investimentos de Interesse Nacional numa óptica de sustentabilidade ambiental tendo como objectivo a Investigação, a alta tecnologia, as industrias não poluentes de alto valor acrescentado, aí a opinião só pode ser , como é obvio, favorável!

José Socrates foi no meu entendes, o ultimo Ministro do Ambiente, depois dele o que houve foi figurantes medíocres no cargo, lembro por exemplo a oposição acérrima aos "interesses adquiridos" de um investidor alemão sobre 67 hectares junto à Praia do Meco... os tempos hoje são outros, e acabou de ser aprovado pelo Socrates 1ºMinistro , o pai dos PIN um Simplex do Betão que faz esfregar as mão de contentamento os autarcas deste país .

Sobre esta nova vertente (PIN) foi publicado na semana passada no Expresso, um texto de Miguel Sousa Tavares do qual cito alguns excertos recomendando a leitura do artigo da íntegra :

"José Sócrates foi o primeiro candidato a primeiro ministro que inscreveu no seu programa eleitoral a intenção de desvincular as receitas das autarquias da cobrança que lhes cabe referente aos impostos sobre a propriedade imobiliária (...) finalmente ouvia alguém disposto a terminar com esse incentivo à especulação imobiliária e à devastação paisagistica que consiste em uma autarquia ter tanto mais dinheiro quanto mais construção autorizar (...).

Mas José Sócrates primeiro-ministro tratou logo de se esquecer da promessa feita por José Sócrates candidato a P.M. Pior do que isso: sob o seu alto patrocínio e responsabilidade, temos assistido ao assalto final, com requintes de barbaridade e selvajaria jamais vista, ao que resta da paisagem protegida e ainda não estragada de Portugal(...). A filosofia em vigor com este governo pode ser exemplarmente definida por uma frase daquele senhor que usa a alcunha de ministro do Ambiente: "Não fazemos dos valores naturais um obstáculo ao desenvolvimento económico".

Está tudo dito:é impossível ser-se mais claro.E aterrador.
(...)Nasciam assim os malfadados PIN, que estão rapidamente a transformar Portugal num país mais feio, mais degradado e ambientalmente insustentável (...)

Eu imaginei de início, que os projectos PIN se destinavam, realmente, a incentivar investimento criativo, tecnologicamente avançado, inovador, eficiente energeticamente e amigo do ambiente, capaz de fazer renascer a nossa industria moribunda e ensinar-lhe que existe mais valia para além da mão-de-obra barata.

Enfim, acreditei nas boas intenções do Governo (...) a maioria é sim na construção turistica de massas e na especulação imobiliária. Por isso aliás, é que a maioria dos projectos é nacional:porque os especuladores imobiliários do costume viram nos PIN um autêntico ovo de Colombo para- sem estudo de impacte ambiental, sem discussão publica prévia e até sem conhecimento publico prévio- terem desde logo aprovados pelo Governo, apadrinhados e acelerados por ele, projectos que de outra forma e em países civilizados, morreriam no papel (...)


E quanto maior for o projecto imobiliário, maior é a sua "sustentabilidade ambiental e territorial", segundo o Ministério do Ambiente, e maior é o empenho do Governo na sua rápida consumação.Deste modo, um projecto PIN, em rigor, nem chega a ser projecto algum : é um requerimento particular que, uma vez aprovado rápidamente (maximo 30 dias), transforma-se numa espécie de decreto administrativo que não é inpugnável nem discutível e que a todos colhe de surpresa, vinculando toda a Administração, derrogando todas as leis e procedimentos administrativos de salvaguarda e fazendo tábua rasa do respeito pelas zonas vedada à construção - com a realização de fantásticas mais-valias que nem sequer são fiscalmente tributadas" (...)


Ou seja, parece que o Governo, em vez de normalizar e acabar com a realização de mais valias discricionárias efectuado pelas autarquias, se deslumbrou com o esquema e inventou um ainda pior! Mas não é isto que Portugal espera(va) de si senhor Engenheiro Sócrates!

12 comentários:

Anónimo disse...

O fecho dos SAP de Corroios e Seixal já está a afectar o ponto verde... O Homem ao fim de novecentos posts conseguiu escrever um a não dizer mal do PCP ou do Alfredo Monteiro e a criticar o Governo do Sócrates... Das duas uma ou o ponto verde está doente, e não conseguiu consulta nas urgências, ou então cortaram-lhe a mesada que lhe davam para andar aqui a escrever disparates contra o PCP e daí o homem atacou o PS... Ou será que alguém do PSD lhe passou a pagar mais do que aquilo que lhe pgavam os gajos do PS... Assim se explica o flirt que tem havido entre o ponto verde e o Paulo Edson Cunha!

Anónimo disse...

flirt??

Anónimo disse...

Nunca é tarde para reconhecermos que estamos errados. Eu próprio votei PS, estupidez minha, confesso. Mas como ia eu adivinhar que este troca-tintas ia fazer exactamente ao contrário daquilo que prometia? Eu até julgava que o único fala-barato tinha sido o Mário... Este homem baralha tudo... Guerra pelo aborto e aumento de natalidade em simultâneo não fazem sentido... as coisas só têm uma maneira firme de serem encaradas, com seriedade com positividade, respeito pelo nosso semelhante, que é um termo muito vasto e muito comprometedor; mas nunca, acima de tudo a falta de vergonha, que é pelo que estes senhores se regem convencidíssimos de estarem a fazer um grande trabalho, o que é muito grave. Há milhares de pessoas na penúria, abafados pelas dívidas aos bancos, que cobram juros altíssimos quando o desgraçado não pôde pagar a prestação da casa, essas empresas de cartões que há por aí, devidamente autorizadas a roubar, chegam a agravar em quase 50 % uma dívida que teve que ser deixada para o mês seguinte. Esta canalha devia ir tudo de cana. PORCOS! E já agora, vejam o site: www.petitiononline.com e vão encontrar algo que diz respeito a todos na 7ª posição...

Anónimo disse...

não ves que isto foi tudo para dar notoriedade ao Alfre Monteiro?
Agora que já fizeram o acordo é preciso destruir os inimigos comuns . deste modo disfarça-se. ou mesmo "farsa-se". 33 anos após o 25 de Abril e o povo ainda não aprendeu sobre a demagogia. acordem para a vida trim trim . vão ao mega casting e aprendam como se fica apurado andando bem com deus e com o diabo. entao o ponto iria lá perder o seu tacho depois de sacrificar tantos lá na sua familia , á conta de escandaleiras .
ps- se nãoqueremir ao mega casting vãoáo que resta da escola sovietica e aprendam com o contra informação das produções ficticias anónimas. o ponto ainda será um candidado independente nas lisas da CDU nas próximas autárquicas.

Anónimo disse...

candidato independente nao digo mas apoiante de foice emartelo ao peito nao tenho duvidas . para começar o papá já recebeu uma medalha cá no burgo . ponto o verdadeiro melancia quase igual ao de macau . já não era a primeira vez que o PSD estava de acordo com o pcp no seixal .

ai engenheiro e andastes tu em engenharia para te incerveres na ordem .

Ponto Verde disse...

Upa upa, de "anticomunista primário" a candidato pelo PCP, nada mau, o que entristece é a falta de inteligência para esta gente argumentar sobre temas sérios. Face ao construído, não é de admirar.

Mais um (ou melhor dois) incêndios, desta feita nos arredores do Parque Industrial do Seixal, claro que em zona de floresta...sobreiros...o costume...

Estranho ao mesmo tempo um outro incêndio junto á INDELMA e outro noutra zona bem distante.

Dois meios aéreos de combate, alguns no solo...a zona é uma manta de retalhos (que começa no Casal do Marco) de pavilhões industriais , fora da zona infraestruturada do PIS com habitação á mistura, uma verdadeira bomba relógio nestes dias com vento a ajudar, mas sem uma temperatura a justificar um acendimento espontâneo, muito menos em dois sitios distintos ao mesmo tempo.

Anónimo disse...

nem anticomunista nem comunista . um ivenjoso . incomoda as mais valias . só quer ter as dele . um bloguista a caminho do bloco .

Anónimo disse...

mais especulador que o Miguel Sousa Tavares só o Miguel Esteves Cardoso

Anónimo disse...

O senhor Silva cada vez escreve pior. Ponto atenção que anda aí um comando nomeado para te fazer a folha.

Anónimo disse...

até que enfim que o comnité central toma medidas contra este miseravel blog! ZITA minha laranjinha sumarenta explica lá aquela coisa da porta blindada .

Anónimo disse...

ZITA SE ABRA disse:

relativamente á porta blindada nada mais tenho a acrescentar .

Mas se eu me abrir mais um bocadinho talvez voces possam entrar (no PSD)

Anónimo disse...

Despacho n.º 15774/2007, D.R. n.º 140, Série II de 2007-07-23

Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

Determina a reversão de vários prédios a favor de José Lobo de Vasconcellos Cabral Parreira e outros

in:http://www.dre.pt/pdf2sdip/2007/07/140000000/2078220782.pdf