domingo, julho 29, 2007

CALOR , INCÊNDIOS E OS SUSPEITOS DO COSTUME



Relembro que a tirada desta época de icêndios (agora há uma época de incêndios...como uma época de caça...) foi a do vereador do ambiente do Seixal que sobre o ultimo fogo na Flor da Mata especulou ...

«...se não poderia também alguém que não queria que ali se construa atear fogo...»


Depois desta declaração os incêndios têm continuado activos na margem sul e nomeadamente no Seixal, com o incêndio aqui reportado no Parque Industrial do Seixal. Ontem , e mais alguns incêndios, na zona do Casal do Marco, uma zona sobre pressão urbana, onde ainda existem umas largas dezenas de sobreiros... serão também quem lá não quer ver construído a provocar aqueles incêndios senhor Vereador?

É que olhando para a imagem de satélite e os fogos ocorridos nos ultimos dias, sendo a área maior do de ontem, poderemos especular num padrão de destruição sistemática da floresta levado pela vontade de expansão urbana , o mesmo padrão verifica-se no Seixal e Paio Pires, com a revolta das populações que por mais distraídas que andam começas a ser criticas e revoltadas por viver entre o betão e o que resta da floresta em cinzas.

Ontem houve também incêndios na Margem Sul em Vale de Vinhas, Montijo e Pinhal Novo



1 comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

A propósito da relação entre as autarquias e os incêndios é muito curioso o que vinha escrito no Público de ontem...fica aqui um excerto:
"as câmaras municipais não aplicam as coimas, previstas por lei, aos autores de incêndios florestais por negligência. No ano passado, em mais de um milhar de autos enviados pela GNR para os municípios, os responsáveis pela protecção civil municipal - na maioria dos casos os próprios presidentes das câmaras - desdenharam sempre a possibilidade de receberem as importâncias previstas, substituindo as mesmas por admoestações escritas."


Instado a comentar esta situação, o Sr. Jaime Soares, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios, debitou esta pérola: "(A GNR) passa o tempo a importunar as pessoas por motivos fúteis". Para quem não sabe, os ditos "motivos fúteis" são a principal causa dos incêndios florestais no nosso país.

Mais comentários para quê...é um autarca português, com certeza!