sábado, setembro 30, 2006

MASSA CRITICA LISBOA
















Marquês ainda de costas voltadas para os meios de transporte alternativos e não poluentes.

Ontem realizou-se mais uma Massa Critica em Lisboa e no Porto, estivemos presentes na de Lisboa pela primeira vez, e devo dizer que é absolutamente RADICAL desafiar o trânsito de fim de tarde de sexta-feira, (final do mês) em Lisboa. Relato a seguir duas opiniões e uma experiência de dois leitores:


Ontem fui andar de bike na zona de Corroios por volta das 19H. FOI DE LOUCOS!!! Desde sentir-me invisível por parte dos automobilistas (eu também sou um!) a quase levar com um autocarro em cima, aconteceu tudo de um pouco... mas o que ia pensando era no que leio neste blog sobre ciclo vias e no que tenho visto por essa Europa fora...e a triste conclusão é que não temos locais para andar de bike!

Nem a ciclo via do metro é contínua, por exemplo, começa na zona da Siemens e acaba logo à frente para recomeçar apenas no centro de Corroios. Depois temos na zona da Baía mas não é continua...


Para quando um parque com condições para a pratica de desporto e/ou com um circuito de manutenção?? Não estou a falar de jardim com umas cadeirinhas mas sim de algo que nos permita sentir que estamos no meio da natureza e que podemos andar tempo suficiente sem ver carros.

O parque da paz de Almada já é um bom princípio! Com tanta urbanização nova pq nunca pensaram em construir ciclo vias, teria sido tão fácil, uma vez que tudo foi feito de raiz! Pena que em Portugal prefiram o betão e o alcatrão... depois queixem-se de que as pessoas não praticam desporto e que o número de pessoas com doenças cardiovasculares esteja a aumentar... se investissem em locais aprazíveis para a pratica de desporto poupa-se muito dinheiro na saúde, mas enquanto se preferir em apostar em “festa e fogo de artificio” vamos continuar na mesma! (António)


E outro comentário de outro leitor:

"São necessárias mais iniciativas destas por todo o país e não só por Lisboa e Porto, embora concorde que será maior o impacto destas acções da MC nas grandes urbes. A visibilidade do "protesto" é maior.

Portugal continua a ser ecologicamente subdesenvolvido. O planeamento urbano raramente contempla projectos que viabilizem soluções alternativas aos transportes motorizados e não só na vertente lúdica mas igualmente na óptica utilitária.

A existência de ciclovias promovidas pelas autarquias está longe de atingir um volume adequado mesmo contando com as vias em projecto.
Há muito que se fala por exemplo da grande ciclovia do Algarve do barlavento ao sotavento. Imagine-se só as sinergias que tal projecto iria desencadear.: turismo histórico, cultural, integrado na natureza e com reduzido impacto ambiental.

Perto de Lisboa na Caparica para quando o começo da execução em obra da tão falada ciclovia da Costa até à Fonte da Telha ?
Seria certamente uma alternativa ecológica às intermináveis filas de automóveis, poluentes do ambiente e do espírito, que ocorrem todos os Verões, para além de ser uma benção para a saúde das populações da grande Lisboa e não só.

Resta-nos esperar e continuar a contribuir para as demonstrações de vontades alternativas que confluem em acções como as da "Massa Crítica" (Pirate)
________________________________________________

Quanto à Massa Critica de ontem, sexta-feira 29 de Setembro, o video está aqui (clique)

1 comentário:

Luis Eme disse...

Sinto o mesmo em relação a Almada. Falar é uma coisa, obras são outra...