domingo, setembro 03, 2006

A FESTA DO AVANTE E A EXTINÇÃO/MUTAÇÃO DA ESPÉCIE

PARTE UM
___________________________________________






Cartoon de Rui Ricardo publicado na revista Sábado de 31/8/6

Na evolução das espécies, só sobrevivem aquelas que evoluem e se adaptam, o que não é o caso do Comunismo, um estado em que quem evolui ou se adapta, deixa de o ser, mesmo se continua a assumir que o é... se é que alguma vez o foi...

Os "Comunistas" como é óbvio vistos nessa perspectiva (mutante) , não desaparecerão , os que assumidamente não adoptarem novas ideologias assumirão novas formas, não largarão até ao fim da vida o gene controleiro , o espirito de corpo , o voto de silêncio ou a obtusidade de pensamento, para além de acharem que só a sua ideologia e interesses são válidos, as suas acções eficazes e a sua forma de ver o mundo a unica correcta e possível , mesmo que profundamente incoerente.

Num Universo em que supostamente todos são iguais , há sempre uns mais iguais que outros, não falando na atitude intolerante, para com os que não são, num total desprezo pelo sistema democrático que contornam e desrespeitam ao ponto de se apresentarem sistemáticamente a votos, escondidos atrás de coligações ficticias e hipócritas ou de mudar e subverter as regras do jogo democrático, eliminando e substituindo eleitos (pelo Povo e não pelo partido) sem explicação nem compreensão.

São assim! E ainda bem, para eles ... e talvez seja uma boa via para o sucesso. Ao olhar para a biografia da nóvel autarca de Setúbal que segundo o "Expresso", com preserverança - em meia dúzia de anos, transformou a funcionária administrativa que vivia num bairro social de Almada, numa empresária bem sucedida, proprietária de quatro casas e três empresas (...) e agora acrescento eu... teve por outras vias ( semelhantes a um golpe de estado palaciano) , que não a eleição directa , de bandeja, a presidência da Câmara de Setúbal para a qual outro tinha sido eleito pelo Povo.
Compreendo agora, com este perfil óbviamente "Comunista" - Empresária e proprietária - a sua participação na manifestação na Arrábida no passado sábado.

A grande questão que me incomoda e afecta é o facto de paulatinamente enquanto somam anos à Festa no Seixal , a maioria dos residentes na Margem Sul lamentarem o caminho que o PCP traçou para esta região (digo o PCP e não os eleitos CDU, APU...) porque como se viu, ainda propósito de Setúbal, é o Partido que põe e dispõe e não o Povo que elegeu.

Lamentam a degradação da qualidade de vida e ambiental, lamentam o desenvolvimento urbano caótico (habitacional e industrial) causistico e irracional e a subserviência ao grande capital dos bancos, da distribuição , da construção civil e agora também do folclore do futebol.
Lamentam o endividamento e a falta de democracia e liberdade de expressão e participação nas decisões sobre a sua terra, a sua região.
Lamentam que não haja uma alternância verdadeiramente democrática e que não haja uma politica de desenvolvimento sustentável e de protecção ambiental.

PARTE DOIS
________________________________________



Luís Filipe Vieira observa o projecto imobiliário da Quinta da Trindade no Seixal que só a presença do Benfica tornou possível

No meio deste quadro , não admirou o acto simbólico ou propagandistico que ontem era notícia no Público, "PCP convidou o presidente do Benfica para a festa do Avante..." e depois, segundo o próprio gabinete de imprensa do PCP, "Luís Filipe Vieira vem «a convite de alguns dirigentes do PCP» sendo que a proposta tem «carácter de reciprocidade» dadas as vezes que Jerónimo de Sousa já foi convidado para estar no Estádio da Luz"...








...depois as aparições nos telejornais da noite em mais uma encenação meticulosamente preparada, que incompreensívelmente delicía os media e até a imprensa dita "séria" como o DN a servir esta máquina de propaganda e de branqueamento de negócios comuns.

Esta reciprocidade (clique) entre o PCP e o Benfica não se estranha no Seixal, veja-se a conjugação de interesses...politicos e não só... que houve na construção do Centro de Estágios do Benfica e urbanização associada... e todo o folclore que tem rodeado este mega projecto imobiliário de alto valor acrescentado...uma construção decidida, também ela certamente muito para além do vereador do Urbanismo da CMS... definitivamente, contra os interesses dos Seixalenses... mas certamente com muitas vantagens para o PCP.



Luís Filipe Vieira não se cansa de denunciar que há um Polvo no Futebol... "Para que serve hoje em dia a Liga? Aquilo é um centro de poder, o centro de um polvo", acusou o líder encarnado, durante a visita que efectuou à Festa do Avante!, no Seixal" ... que está privilegiadamente colocado para o saber, lá isso está e quem somos nós para o contrariar...

PARTE TRÊS
__________________________________________













Por estes dias a Quinta da Atalaia transforma-se também , num mega parque de campismo à margem da lei (dentro e fora do recinto) esgotos a boiar no Rio... mas o que conta são as EP's e não o resto, o resto é um investimento a ser rentabilizado mais tarde ou mais cedo, maispara o tarde pois o Metro ainda não passa à porta , nem as novas vias de comunicação em projecto que valorizarão exponencialmente aquele espaço.

12 comentários:

Anónimo disse...

Eles lá no fundo têm aquele desejo em ser proprietáriios, por isso se dão tão bem com os empreiteiros e promotores , até o Jerónimo afirmou que o dia mais importante da sua vida foi quando compraram a Quinta da Atalaia.

Por isso também no Seixal, não têm descansado enquanto não põem mão ao património das familias locais.

Parece ser o rancor também uma sua caracteristica.

Caparicano disse...

O que aconteceria se a CDU perdesse o controle da Câmara do Seixal ?

Esta festa enche os cofres do partido e permite tempo de antena ilimitado na imprensa uma semana por ano. Seria uma catástrofe para o PCP...

cidadao disse...

É a Santissima Trindade como declarou a Drª maria josé Morgado; Autarquias, Empreiteiros e Futebol.

Um triângulo que dá exposição mediática, que dá dinheiro, muito dele a transitar por Paraísos Fiscais como aqui em Pinhal dos Frades e que vai garantido a perpetuação no poder de quem interessa.

O papel dos meios de comunicação é que é vergonhoso.

Anónimo disse...

Tanta azia, tanto dor de cotovelo... A festa do avante foi uma vez mais um grande sucesso! Foi bom ver o modo como a população do concelho do Seixal esteve presente, foram milhares a dizer presente, e a manifestar o seu apoio ao facto de no Seixal se realizar a maior festa popular de Portugal. Mesmo alguns anticomunistas, como o vereador Samuel, do PS, ou o Manuel Comprido da apa LÁ ESTAVAM TODOS CONTENTES A PASSEAR PELA FESTA.
Viva a Festa do Avante

Anónimo disse...

Por isso havia camionetas de excurssão de tudo quanto era terra esquecida, em excurssão organizada pelo PCP para encher a Festa. Coiratos e frango assado que é o que o que acham que o Povo gosta!
Qualidade de vida diária, onde habitam , no forno ou no gelo que são os apartamentos, no espaço sem qualidade que nos rodeia, nisso não gastam um tusto.
Agora é desarmar o circo que nada deixa que para o ano há mais. Foguetes e musica, musica e foguetes e manipulação da imprensa e das massas é no que são mestres.

nunocavaco disse...

"...maioria dos residentes na Margem Sul lamentarem o caminho que o PCP traçou para esta região (digo o PCP e não os eleitos CDU, APU...)" - ponto verde

Por isso é que nas eleições autárquicas a C.D.U. não ganha.

Anónimo disse...

O K é feito do Alfredo Monteiro? Foi ou vai de mota com o de Setúbal?

Anónimo disse...

A maioria dos votos não é a maioria dos potenciais votantes, e muito menos a maioria da população.

O descontentamento é generalizado, não há zonas de qualidade para se estar, nem na Costa da Caparica ou junto às praias.

Trânsito caótico, obras do metro que não têm fim, metro nada de funcionar, supermercados e hiperemercados e centros comnerciais para acabarem com o pequeno comércio e com a vida de rua, esgotos a céu aberto e sem sequer terem tratamento, espaços verdes urbanizados que não vai sobrar para uma alface, as poluído, ozono com valores perigosos e controlo politico com mão de ferro eliminando à nascença qq foco de contestação.

A margem Sul não merece isto.

Anónimo disse...

Este Ponto Verde continua igual a ele próprio, qual mutação, veja-se esta autêntica cagada em três actos.
O "ambiente" deste PV é uma miragem, o prato forte deste PV é a sua charlatonice politiqueira.´
Este PV é um mestre de culinária, pena é que os seus pratinhos continuam intragáveis, próprios de um cano de esgoto.

Anónimo disse...

Onde anda o Presidente da Câmara do seixal, outrora sempre de braço dado com o Jerónimo e sempre ao seu lado nos inflamados discursos? Foi na Barrela Setubalense? E o Jorge Silva ?

Anónimo disse...

Que giro, costumo ir todos os anos à Festa do Avante e nunca vi o Alfredo ao lado do Jerónimo, pelo que este ultimo comentário não passa de mais um delirio do Ponto Verde.
PS - o rapaz tem esta mania de fazer comentários elogiosos aos seus posts, pois como ninguém lhe liga nenhuma ele inventa nomes de pseudo comentadores e aí aprece a Maria, o Salvador, o Rodrigo e por vezes a trapalhada é tanta que até se esquece de meter nome...

Anónimo disse...

Não entro em diálogos e raramente meto o bedelho.Mas essa do ponto verde como mestre da culinária..Não!
Essa é minha.... rato de cano de esgoto sou, pratos(leiam-se actos) intragáveis também...tudo bem.
Atribui-los ao PV não.
Aliás, recorrendo a um dos lemas deste blog- pensar global e agir local- lá vou fazendo umas tentativas , o que não parece ser o caso do PV...
Já que entrei... discordo completamente do PV quanto á frase"...maioria dos residentes na Margem Sul lamentarem o caminho que o PCP traçou para esta região (digo o PCP e não os eleitos CDU, APU...)" -.
Penso que o PCP é um partido permeável a todo o oportunista( e diria sim... não o PCP, mas os eleitos da CDU,APU...), o partido não tem qualquer hipotese de controlar toda a cáfila que tem no aparelho,que em seu nome haje ao serviço dos seus interesses pessoais.
Os casamentos entre estes eleitos comunas e o capital selvagem já é tão escandaloso que não há purga que salve a imagem do PCP.
Pelo estado em que deixaram chegar as coisas por mais que "limpem a casa"não vejo que consigam lá chegar.
Aliás, o PC está minado por dentro, por mais que o comité central despeje a velha cassete, quem mais ordena no escalão mais abaixo são os os oportunistas paus mandados dos empresários selvagens e quejantos.
Vendem-se por qualquer migalha....